FICHA 17

 

1.1 Energia: fontes, recetores e transferências
 

Parte A

 

1. Para as quatro situações:

1.1 Escreve nos retângulos os nomes da fonte e do recetor de energia.

 

 

1.2 Indica a palavra que substitui corretamente a [?] que aparece sobre a seta.

 


2. Escreve nos retângulos as designações corretas.

 

 


Parte B

 

1. A energia é uma propriedade dos sistemas que pode transferir-se.

1.1 Indica o significado de transferência de energia.

1.2 Seleciona a opção que completa corretamente a frase em cada uma das questões 1.2.1 a 1.2.3.

1.2.1 Na transferência de energia entre dois sistemas ...

A - ... designa-se por fonte o sistema para o qual a energia é transferida.

B - ... designa-se por recetor o sistema cuja energia diminui.

C - ... nenhum dos dois sistemas aumenta ou diminui a sua energia.

D - ... a fonte cede energia e o recetor recebe.

1.2.2 Entre um sistema e o exterior ...

A - ... há trocas de energia, qualquer que seja o sistema.

B - ... há trocas de energia se o sistema for aberto ou fechado.

C - ... só há trocas de energia se o sistema for aberto.

D - ... só há trocas de energia se o sistema for isolado.

1.2.3 Quando a água contida num gobelé é aquecida numa placa de aquecimento, ...

A - ... há transferência de energia da água para a placa.

B - ... a energia da água aumenta.

C - ... a energia da água diminui.

D - ... a água funciona como fonte de energia.

1.3 Completa a frase que se segue de modo a traduzir o princípio de conservação da energia.

Sempre que um sistema _______ energia para o exterior, a energia do sistema _______, a energia do exterior _______mas, globalmente, a energia do _______ não _______ nem _______, é ________.

 

2. Indica a designação correta para:

2.1 o nome da unidade SI de energia;

2.2 quantos J corresponde a 1 kJ;

2.3 o nome da unidade de energia que corresponde a 4,18 J.

 

3. Uma máquina de lavar e uma televisão consumiram, durante o mesmo tempo de funcionamento, 2000 kJ e 20 000 J de energia, respetivamente.

3.1 Estabelece a correspondência correta entre as colunas l e lI.

 

 

3.2 lndica,Justllicando, qual dos dois dispositivos consumiu mais energia durante o mesmo tempo.
 

 

4. Observa atentamente a informação nutricional no rótulo de um pacote de bolachas.

4.1 Lê o valor da energia correspondente a 100 g de bolachas.

4.2 Indica o valor anterior na unidade SI.

4.3 Sabendo que cada bolacha fornece 27 kcal de energia, calcula a massa de cada bolacha.

 

5. Lê atentamente o texto que se segue.

 

 

5.1 Indica a designação adequada para as fontes de energia disponíveis na Terra.

5.2 Das fontes de energia destacadas no texto, seleciona quatro que são obtidas a partir de outras.

5.3 Associa corretamente as fontes de energia usadas nas situações da coluna I às características indicadas na coluna lI.

 


6. O gráfico da figura 1 mostra os consumos de energia de diferentes origens, a nivel mundial, em 2003, e as previsões até 2030.

6.1 Com base no gráfico,indica:

6.1.1 as fontes de energia que têm sido, e que se prevê que continuem a ser, mais utilizadas;

6.1.2 dos três combustivels fósseis referidos, o que tem sido e se prevê que continue a ser menos utilizado.

6.2 Indica dois problemas resultantes da utilização, sem regra, dos combustíveis fósseis.

 


Contactos

© Triplex