FICHA 3

 

2.1 Astros do Sistema Solar

 

Parte A

 

1. Completa o diagrama escrevendo as designações adequadas em cada retângulo.

 

 

 

2. Preenche o crucigrama escrevendo na vertical as palavras correspondentes a cada descrição.

Descobre a palavra da linha horizontal sombreada.

 

1 - Nome do cometa que é visto da Terra de 76 em 76 anos.

2 - O que um cometa adquire quando. na sua órbita.passa perto do Sol.

3 - Abertura no solo produzida pela queda de um meteorito.

4 - Meteoroides de grandes dimensões que caem para a Terra.

5 - O que vulgarmente se designa por estrelas cadentes.

6 - Astros constituído, por poeiras, gases, que solidiflcararn e gelo.

7 - O que envolve o núcleo de um cometa quando passa próximo do Sol.

8 - Fragmentos de rocha que podem resultar da colisão de asteroides.

9 - Parte de um cometa que o constitui dur;mte toda a sua órbita.

 

Parte B

 

1. A figura 1 representa o Sol e planetas que se movem à sua volta.

 

 

1.1 Seleciona a afirmação incorreta.

A - Todos os planetas têm movimentode rotação e de translação.

B - Todos os planetas descrevem, em volta do Sol, órbitas eliptlcas praticamente circulares.

C - O Sol é uma estrela que não tem movimento de rotação.

D - As Orbitas dos planetas do Sistema Solar estão todas praticamente no mesmo plano.

 

1.2 Indica as designações atribuídas aos planetas que se encontram entre a cintura de asteroides e a cintura de Kuiper.

1.3 O Sol é a estrela do Sistema Solar. Formou-se há cerca de 5000 milhões de anos e encontra-se praticamente a meio do seu tempo de vida.

Demora aproximadamente 225 milhões de anos a dar uma volta completa em torno do centro da galáxia a que pertence.

1.3.1 Seleciona a opção que corresponde ao número aproximado de voltas que o Sol já realizou em torno do centro da galáxia.   Apresenta os cálculos necessários.

A - 22 milhões de voltas.

B - 22 mil voltas.

C - 22 voltas.

1.3.2 Indica o nome deste movimento do Sol.

 

 

2. Completa as frases A, B e C, que se referem a outros astros do Sistema Solar que não o Sol e os planetas, escrevendo nos espaços as designações corretas.

A - Os __________ são pedaços rochosos que se movem à volta do ________, a maior par te dos quais forma a ________ de _________ que fica entre os planetas _______ e ________.

B - A zona do Sistema Solar que fica para além de Neptuno chama-se ________ de _________· Desta zona são oriundos muitos ________.

C - Há muitos fragmentos de rocha à deriva no Sistema Solar, que são designados por _______.

 


3. A figura 2 representa um cometa visto da Terra.

 

 

3.1 Faz a legenda da figura.

1 - _________

2 - _________

3 - _________

3.2 Seleciona, de entre as posições A e B, a correta para o Sol face ao cometa. Justifica.

3.3 Indica as diferenças entre as órbitas dos cometas e dos planetas.

 

 

4. A figura 3 mostra o Sol com a Terra e a Lua nas suas órbitas.

 

 

4.1 Seleciona a hipótese correta.

A Lua é .. .

A - ... um meteoroide.

B - ... um satélite artificiai.

C - ... um satélite natural.

D - ... um asteroide.

4.2 Indica os nomes dos movimentos assinalados pelas setas com os números 1 e 2.

4.3 A Lua é um planeta sem atmosfera que tem Inúmeras crateras. Indica a causa apresentada pelos cientistas para a existência destas crateras.

4.4 Classifica cada uma das afirmações seguintes como verdadeira (V) ou falsa (F).

A - Todos os planetas do Sistema Solar têm satélites naturais ou luas.

B - Nem todos os satélites têm movimento de rotação, mas todos têm movimento de translação.

C - Os satélites são companheiros dos planetas porque os acompanham no seu movimento à volta do Sol.

D - Os satélites dos planetas também se chamam planetas secundários.

 

5. Há planetas do Sistema Solar que têm a designação de planetas anões.

Seleciona a afirmação correta para estes planetas.

A - Situam- se todos para além de Neptuno.

B - Têm massa inferior à de qualquer planeta.

C - Não têm movimento de rotação.

D - Tem órbitas bem definidas e desimpedidas.

 


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