FICHA De TRABALHO 18

 

1. Lê atentamente o texto e responde às questões.

«Outrora famosa pelos seus moinhos de vento, a Dinamarca é hoje conhecida pelas suas turbinas […]. O vento gera cerca de 20% da eletricidade produzida na Dinamarca e é responsável por menos de 1% da eletricidade gerada a nível mundial.»

National Geographic, agosto de 2005

1.1 Identifica a fonte secundária de energia referida no texto. Justifica a tua resposta.

1.2 explica por que motivo se considera o vento uma fonte renovável de energia.

1.3 Comenta a frase: «O vento é responsável por menos de 1% da eletricidade gerada a nível mundial.»

1.4 Dá mais dois exemplos de fontes renováveis de energia.

 

2. Associa a cada situação descrita na coluna I uma forma de energia presente na coluna II.

 

 

3. Identifica, em cada situação, a fonte e o recetor de energia.

A — Grua a elevar cabos de aço.

B — Quatro pessoas a empurrar um automóvel avariado.

C — aquecedor a gás ligado.

D — Coelho a comer cenouras.

 

4 Lê a frase e explica por que razão o petróleo é considerado uma fonte não renovável de energia.

«O petróleo é um combustível fóssil que se forma ao longo de milhares de anos, a partir de matéria orgânica que é decomposta por ação de certas bactérias.»

 

5. Seleciona a sequência em que constam apenas fontes renováveis de energia.

A — Vento, biomassa, urânio, Sol.

B — Carvão, petróleo bruto, gás natural, urânio.

C — Biomassa, biogás, Sol, marés.

D — Água, vento, gás natural, Sol.

 

6. Classifica as afirmações que se seguem como verdadeiras (V) ou falsas (F).

A — Um corpo em repouso não tem energia.

B — a energia cinética de um corpo depende da velocidade com que se desloca.

C — a energia potencial é a energia associada ao movimento dos corpos.

D — Quando o automóvel desce uma rampa, a sua energia potencial gravítica aumenta.

E — a energia cinética de um corpo é tanto menor quanto menor for a sua massa.

6.1 Corrige as afirmações que classificaste como falsas na questão anterior.

 

7. Observa atentamente as figuras e, para cada caso, assinala com uma cruz (X), a opção que completa corretamente a frase.

 

 

I. Os corpos a e B têm a mesma massa. O corpo a tem maior energia potencial gravítica, porque…

A — … os dois corpos estão à mesma altura.

B — … os dois corpos estão a alturas diferentes.

C — … está a uma altura superior à do corpo B.

D — … está a uma altura inferior à do corpo B.

 

II. Os veículos C e D têm a mesma massa. O veículo D tem uma energia cinética superior, porque…

A — … o corpo D está a uma altura maior.

B — … os dois corpos se deslocam à mesma velocidade.

C — … os dois corpos se deslocam com velocidades diferentes.

D — … o corpo C se desloca com uma velocidade inferior.

 

8. Refere, justificando, a forma fundamental de energia que está associada a cada uma das situações que se seguem.

A — Uma pilha num Mp4 desligado.

B — Uma lâmpada acesa.

C — a vela de um moinho em rotação devido ao vento.

D — Uma fisga, esticada, pronta a ser usada.

 

9. Observa cada uma das figuras e indica a transformação energética que está a ocorrer.

 

 

10. Explica resumidamente como funciona uma central termoelétrica.

 

Contactos

© Triplex