Sistema solar I

 

1. Completa as frases que se seguem. utilizando as seguintes palavras (algumas podem repetir-se):

 

 

 

A. O sistema solar é formado pelos seguintes astros: _____, ______ e seus _____, _____, _____, ______ e ainda por cometas.

B. Os oito _____ do sistema solar podem classiíicar·se em interiores e _____, tendo em conta a sua posição em relação à _____.

C. Os planetas interiores são os mais pequenos e _____ ; situam-se entre o Sol e a cintura de asteroides.

D. Os planetas exteriores estão para lá da cintura de asteroides e são planetas ____.

E. Os planetas _____ são também designados por planetas jovianos.

F. Os _____ são pequenos astros constituídos por gelo, gás e poeiras.

G. Aos fragmentos de _____ ou _____ dá-se o nome de meteoroides.

H. Os meleoroides podem ser _____ ou ____ . Se atingirem a superfície da Terra designam-se por _____.

 

 

2. Lê a notícia que se segue e responde às questões apresentadas no final.


Guarda-chuva de estrelas
Uma estrela cadente, um desejo! Assim é a crença popular. E dez mil estrelas cadentes, dez mil desejos?
Na noite de 13 para 14 de novembro de 1833, os habitantes da América do Norte apanharam um grande susto ao verem uma tempestade de estrelas que caía do céu.
Houve quem dissesse que viu entre 10 a 100 mil meteoros por hora. O número exato não é importante, mas que foi impressionante, lá isso foi ...
Uma vez em cada 33 anos, a Terra passa por uma nuvem de poeiras deixadas no espaço pelo cometa PJTemple-Tuttle. Essas poeiras entram na atmosfera a alta velocidade e são queimadas, deixando um traço luminoso. Aquele cometa foi descoberto em 1865, aquando da passagem do cometa perto do Sol, pelo francês Temple e pelo americano Tuttle. Um ano depois, em 1866, o italiano Schiaparelli entendeu a relação entre a passagem do cometa perto do Sol e o aparecimento de uma maior atividade de meteoros. Esta descoberta veio esclarecer a origem dos meteoros. O primeiro relato de uma chuva proveniente deste cometa remonta ao ano 902.

Adaptado de http://www.oal.ul.pt/oobservatorio

2.1 Por que motivo o cometa P/Temple-Tvll le tem esta designação?

2.2 Explica a origem das chuvas de meteoros.

2.3 Quem foi o primeiro cientista a explicar este fenómeno?

 

3. Associa cada letra da coluna I aos números da coluna lI.

 

 


4. Observa as imagens que se seguem.

 


lndica uma imagem em que esteja(m) representado/ a(os/ as):

1. um cometa;

2. um planeta;

3. um asteroide;

4. meteoroides:

5. um enxame de galáxias;

6. uma constelação.

 

 

 


Sistema solar lI


1. Classifica as frases que se seguem como verdadeiras ou falsas e corrige as falsas.

 

 

A. O sistema solar formou-se há cerca de 1000 milhões de anos.

B. O Sol formou-se a partir de uma nebulosa.

C. Os cometas e os asteroides orbitam em torno do Sol.

D. Os planetas do sistema solar contêm a maior parte da massa desse sistema.

E. Os cometas e os asteroides. por serem astros leves, orbitam fora do sistema solar.

F. O Sol e o planeta Júpiter são os astros com maior massa do sistema solar.

 

2. Porque se diz que Plutão é um planeta-anão? Dá exemplos de planetas-anões.

 

3. Completa as frases que se seguem, utilizando as seguintes expressões (algumas podem repetir-se):

 

 

A. O movimento dos planetas em torno do Sol designa-se por movimento de _______.

B. As _______ descritas pelos planetas no movimento de translação são aproximadamente circulares.

C. Os cometas descrevem órbitas ________ alongadas em torno do Sol.

D. Os cometas provêm da _______ e da _______.

E. Ao movimento dos planetas em torno do seu eixo chamamos movimento de _______.

F. O tempo da órbita completa de um astro no espaço designa-se por período orbital ou período de _______.

G. O tempo de uma rotação completa de um astro em torno do seu eixo designa-se por período de _______.

H. O período de ______ de um planeta indica-nos a duração do dia e o período de _______ a duração do ano.

I. Quanto maior for a distância de um planeta ao Sol maior será o seu período de ______.

J. Quanto maior for a distância de um planeta ao Sol menor será a sua ______.

 

4 . Qual é a principal diferença entre os planetas e os satélites (também chamados luas)?
Dá exemplos de planetas sem luas e de planetas com muitas luas conhecidas.

 

5. Estabelece a correspondência entre os números da coluna I e as letras da coluna lI.

 

 

6. Para responder às questões seguintes. consulta as tabelas que achares necessárias do teu manual.

 

 

6.1 Escreve por ordem crescente de tamanho os planetas principais do sistema solar.

6.2 Indica um planeta que possua um período de rotação superior ao de translação.

6.3 Qual é a duração do dia e do ano em Mercúrio'?

6.4 Como classificas o planeta que indicaste em 6.2? Assinala as opções corretas.

A. Rochoso e interior.

B. Rochoso e exterior.

C. Joviano e interior.

D. Terrestre e interior.

6.5 Quantas vezes o diâmetro de Saturno é superior ao da Terra?

6.6 Quantas voltas dá a Terra em torno do Sol enquanto Neptuno dá uma volta completa?

6.7 A tua idade em «anos marcianos» seria maior, menor ou igual à tua idade em anos terrestres?

6.8 Descobre qual é a tua idade em «anos venusianos».

6.9 Quantas vezes a distância de Neptuno ao Sol é maior do que a distância de Marte ao Sol?

6.10 Quantos planetas Júpiter caberiam na distância do Sol a Neptuno?

 

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