FICHA De TRABALHO 7

 

1. Na figura, estão representadas uma árvore e a sua sombra durante um dia de sol. Ordena as imagens da sombra, pela ordem em que se verificam ao longo do dia.

 

 

2. Das frases que se seguem, assinala com uma cruz (X) aquelas que correspondem a consequências do movimento de rotação da Terra.

 

A — Desigualdade da duração dos dias e das noites.

B — Sucessão dos dias e das noites.

C — Sucessão das estações do ano.

D — Movimento aparente do Sol na esfera celeste.

E — Movimento das nuvens no céu.

F — Sucessão das fases da Lua.

G — Ocorrência de um eclipse anular.

 

3. No planeta Terra, sucedem-se ao longo do ano as diferentes estações do ano. Justifica se será a maior ou menor proximidade ao Sol que explica a ocorrência das diferentes estações do ano.

 

4. Observa as figuras que se seguem, nas quais se podem observar alguns aspetos da Lua ao longo do tempo, para um habitante do hemisfério norte.

 

4.1 explica por que motivo a Lua mostra sempre a mesma face.

4.2 Ordena as imagens pela sequência correta em que ocorrem.

4.3 associa corretamente a imagem à fase da Lua correspondente.

I. Fase de lua nova:

II. Fase de quarto crescente:

III. Fase de lua cheia:

IV. Fase de quarto minguante:

 

5 Observa atentamente a figura e responde às questões.

 

 

5.1 Indica qual destas imagens:

a) é impossível;

b) corresponde à lua nova;

c) pode corresponder a um eclipse solar.

5.2 explica o que acontece quando os astros representados ficam com as suas órbitas alinhadas na posição A.

 

6. A figura abaixo é uma simulação de um dos fenómenos estudados nas aulas. A bola maior representa a Terra e a mais pequena, a Lua.

 

 

6.1 Indica de que lado, direito ou esquerdo, está colocada a fonte de luz.

6.2 refere se o fenómeno que está a ser simulado ocorre durante o dia ou durante a noite.

6.3 Identifica o fenómeno que está a ser simulado.

6.4 refere em que fase se encontra a Lua para que ocorra este fenómeno. Justifica a tua resposta.

 

 

7. Classifica as frases que se seguem como verdadeiras (V) ou falsas (F) e corrige as falsas.

A — O peso de um corpo é o mesmo no Polo Norte e no equador.

B — O peso de um corpo mede-se com uma balança.

C — a massa de um corpo mede-se com uma balança.

D — O peso de um corpo é a medida da quantidade de matéria que constitui esse corpo.

E — O peso de um corpo na Lua é menor do que o seu peso na terra.

 

 

8. A queda dos corpos para a Terra e o movimento da Terra em torno do Sol têm a mesma origem.

8.1 Indica qual é a força responsável por estes fenómenos.

8.2 Qual é o nome do cientista que contribuiu para um melhor conhecimento da força?

8.3 a intensidade desta força varia com a massa dos corpos e a distância entre os seus centros.

8.3.1 Indica se esta força é uma interação de contacto ou à distância.

8.3.2 refere como varia a intensidade desta força com a massa dos corpos e a distância entre eles.

 

9. Um corpo tem uma massa de 250 g. Representa e caracteriza o peso desse corpo na Terra.

 

 

10. A Terra dista do Sol aproximadamente 150 milhões de km.

10.1 admitindo uma trajetória circular, determina:

a) o espaço percorrido pela terra durante o seu período de translação;

b) a rapidez média da terra durante o seu período de translação.

10.2 refere se a rapidez média do movimento de translação do planeta Saturno é maior, menor ou igual à rapidez média da terra. Justifica a tua resposta.

 

11. Observa a figura, que representa a trajetória de um corpo durante um certo intervalo de tempo.

 

11.1 Sabendo que


determina a distância percorrida pelo corpo quando este se movimenta da posição a para a posição D.

 

11.2 Determina a rapidez média, sabendo que o corpo fez uma volta completa ao circuito em 20 minutos.

 

12. Numa praia do Sul de Portugal ocorreu uma preia-mar às 6 horas e 23 minutos.

12.1 Indica a que horas:

a) ocorre a baixa-mar;

b) ocorre nova preia-mar.

12.2 explica o que são as marés

 

 

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