Ficha Trabalho nº1

 

1. Escreve um pequeno texto (4 a 6 linhas) em que descrevas a origem do Universo de acordo com a teoria que tem maior aceitação na comunidade científica atual.

 

 

 

2. Esquematiza as formas que as galáxias podem apresentar e efetua a respetiva legenda da tua representação.

 

 

 

3. Para cada uma das expressões seguintes, apresenta a definição ou a designação correspondentes.

 

A. enxame.

B. Conjuntos de milhões de estrelas que podem ou não ter outros astros a orbitar à sua volta.

C. Corpos muito densos que não deixam escapar a própria luz.

D. anã branca.

E. afastam-se a grande velocidade e possuem uma luminosidade espetacular.

F. Nuvens de gases e poeiras.

G. astros de elevada massa e que giram a grande velocidade.

H. Supernova.

I. Superenxame.

 

4. Observa o mapa celeste seguinte e responde às questões.

 

4.1 Une, com segmentos de reta, as estrelas das constelações Ursa Maior e Ursa Menor, de acordo com a representação usual.

4.2 Desenha um pequeno círculo em torno da estrela Polar.

4.3 Completa a frase, que descreve como fazer a orientação geográfica depois de localizada a estrela Polar.

Quando estamos voltados para a estrela Polar, temos à nossa frente o ponto cardeal ___________; atrás, o ponto cardeal __________ ; à direita, o ponto cardeal _________; à esquerda, o ponto cardeal __________.

 

5. Define:


a) unidade astronómica;

 

b) ano-luz.

 

6. A distância entre a Terra e a Lua é cerca de 384 000 km. Determina o valor desta distância em UA.

 

 

7. A luz da estrela Rigel demora 910 anos a chegar à Terra. Indica a distância entre esta estrela e a Terra na unidade mais apropriada.

 

 

8. Observa cada um dos instrumentos nas figuras seguintes e responde às questões.

 

 

8.1 Identifica os instrumentos de cada uma das figuras.

A -

B -

 

8.2 refere a função de cada um deles.

 

 

9.Associa cada um dos instrumentos à respetiva função descrita nas frases.

 

 

 

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