Ficha Global

 

1. Nem sempre o Homem viu o Universo da mesma maneira e o seu conhecimento sobre ele continua a aumentar.

1.1 O conhecimento do Universo baseia-se não só no que é acessível aos nossos olhos mas também em tecnologia que foi evoluindo ao longo dos tempos. Assinala a opção correta:

A. Os telescópios espaciais detetam todas as estrelas do Universo.

B. Os telescópios espaciais captam luz visível e luz não visível que utilizam para conhecer o Universo.

C. As sondas espaciais são missões tripuladas que exploram o sistema solar.

D. ESO é a sigla de um satélite onde está um telescópio espacial.

 

1.2 As teorias explicativas do Universo também foram evoluindo com o tempo. Seleciona a opção correta:

A. A teoria geocêntrica baseou-se na observação dos céus com telescópios.

B. A teoria geocêntrica previa a existência de galáxias. as quais giravam à volta da Terra.

C. A teoria heliocêntrica previa que o Sol estava no centro do Universo e foi defendida inicialmente por Nicolau Copérnico.

D. O big bang é a teoria atual sobre o Universo e defende que a Via Láctea está no seu centro.

 

1.3 Em março de 2014. os astrónomos descobriram um novo planeta-anão situado muito além da órbita de Plutão, sugerindo que esta zona do sistema solar deve conter milhões de corpos celestes desconhecidos. Este planeta-anão chega a estar a 80 ua de distância do Sol.

a. Compara a distância da Terra ao Sol com a distância mencionada no texto.

b. Seleciona a opção correia:

A. O planeta-anão tem maior perlodo de translação do que a Terra.

B. O planeta-anão situa-se na cintura de Kuiper.

C. O planeta-anão tem a órbita desimpedida.

D. O planeta-anão situa-se na cintura de asteroides.

 

1.4 Um acontecimento astronómico que cont inua a deslumbrar as pessoas é um eclipse.

No dia 15 de abril de 2014 foi visível um eclipse lunar no Brasil. cujo esquema se represen1a na figura. Seleciona a opção correta:

A. Observou-se um eclipse lunar total e deu-se na lase de Lua Nova.

B. A Lua eslava enlre a Terra e o Sol.

C. A Terra estava na sombra da Lua.

D. Observou-se um eclipse lunar total e deu-se na lase de Lua Cheia.

 

1.5 Observa a tabela seguinte.

 

 

a. Com base na tabela, formula uma hipótese sobre a relação entre a massa do astro e a força gravítica que ele exerce sobre um corpo de 1 kg à sua superfície.

b. Se um corpo de 2 kg fosse colocado na Lua, qual seria o seu peso?

c. Qual das grandezas, peso ou massa. pode caracterizar um corpo? Justifica.

d. Qual é o quociente entre peso e massa de qualquer corpo em Mercúrio? Justifica.

 

2. A massa do leite contido num pacote de 200 ml é 206,4 g.

a. Que tipo de mistura é o Leite?

b. Indica um procedimento laboratorial para determinar a massa do leite contido no pacote.

c. Qual das opções completa corretamente a frase?

(Supõe P(m = 10 N/kg)

«O peso do leite é .... e a sua densidade é ... »

A. 2064 N ... 1,032 g/ml

B. 2064 N ... 1032 g/cm3

C. 2,064 N ... 0.9690 g/ml

D. 2,064 N ... 1,032 g/ml

d. O rótulo do pacote de leite indica que o seu valor calórico é 70 kcal por cada 100 ml.

    Uma criança bebe três pacotes de leite por dia.

i) Indica a fonte e o recetor de energia.

ii) Que energia é transferida para a criança, expressa em unidades SI? (1 cal= 4.18 J)

 

 

3. Imagina que num Laboratório de química foram encontrados dois frascos sem rótulo que continham, respetivamente, um pó de cor branca (frasco A) e um Líquido incolor (frasco B).

Estes frascos, colocados numa prateleira de madeira, estavam sem rolha, para facilitar a sua identificação pelo olfato. Junto deles havia reagentes corrosivos e inflamáveis, algum material de
vidro e produtos alimentares. como um frasco de mel puro, outro de maionese e uma embalagem de Ieite.

 

 

3.1 Atendendo ao texto. enumera algumas regras de segurança que não foram respeitadas no laboratório imaginário, referindo o modo correto de proceder.

3.2 Indica quais dos seguintes símbolos deveriam ser usados, respetivamente. nos frascos dos reagenles corrosivos e inflamáveis.

A. l e ll.

B. IV e lI.

C. V e VI.

D. IV e I.

3.3 Dos materiais referidos no text o. são materiais naturais:

A. A maionese e leite.

B. O açúcar e a maionese.

C. A madeira, o mel e o leite.

D. A maionese, o mel e o açúcar.

 

3.4 Dizer que o mel é «puro», na linguagem do dia a dia, significa que:

A. É constituído por uma única substância.

B. Não foi misturado com outros materiais, como açúcar ou conservantes.

C. Não contém impurezas.

D. Tem um ponto de fusão igual ao ponto de congelação da água pura.

 

3.5 Sabendo que o reagente do frasco A é solúvel no líquido incolor do frasco B:

a. Descreve a forma como procederias e o material necessário para preparar esta solução.

b. Identifica o soluto e o solvenle nesla solução.

c. Indica como procederias para tornar a solucão mais concentrada.

d. Que método de separação usarias para separar a mistura homogénea líquida de A e B?

 

3.6 No laboratório, aqueceu-se uma pequena quantidade do líquido incolor contido no frasco B e registaram-se as temperaturas de minuto a minuto.

 

 

a. Traça o gráfico temperatura/tempo e indica o ponto de ebulição e os estados fisícos da amostra em cada troço do gráfico.

b. A amostra corresponde a uma substância ou a uma mistura de substâncias?

c. Identifica a amostra, justificando a tua resposta.

 

3.7 Seleciona a opção que completa corretamente a seguinte frase.


«Sabendo que colocando uma gota do líquido contido no frasco B em contacto com o pó branco con lido no frasco A este passa a azul, podemos a lirmar que a ... »

A. ... amostra B é álcool etílico e a amostra A é cloreto de sódio.

B. ... amostra B é agua e a amostra A é sulfato de cobre anidro.

C. ... amostra B é água e a amostra A é carbonato de sódio.

D. ... amostra B é água e a amostra A é amido.

 

4. Considera dois líquidos imiscíveis, I e lI, cuja massa volúmica à temperatura ambiente e pressão normal é 1 g/cm3 e 0,92 g/cm3. respetivamente.

4.1 Seleciona a opção correta:

A. A densidade do líquido I é menor do que a do líquido lI.

B. Ao juntar os dois líquidos num gobelé, o líquido lI fica no fundo do recipiente.

C. Para a mesma massa, o líquido I ocupa um volume menor do que o líquido lI.

D. Para o mesmo volume, o líquido I possui uma menor massa do que o líquido li.

 

4.2 Considera o líquido I.

a. Atendendo ao valor da massa volúmica, identifica este líquido.

b. Sabendo que da eletrólise deste liquido se obtém oxigénio e hidrogénio gasosos:

i) explica o que entendes por eletrólise;

ii) escreve a equação de palavras que traduz esta transformação química.

 

4.3 Indica como procederias para separar a mistura heterogénea líquida de A e B.

 


  

Contactos

© Triplex