Propriedades físicas e químicas dos materiais - (massa volúmica)

 

1. Uma amostra de água do mar tem a densidade (ou massa volúmica) de 1.25 g/cm3.

 

1.1 Explica por palavras tuas o significado deste valor.

1.2 «A água do mar não é água pura.» Justifica esta afirmação, atendendo à densidade da água do mar.

1.3 Calcula a massa de 250 cm3 dessa solução.

1.4 Como variará a densidade da água do mar com a salinidade? Justifica.

 

 

2. Observa a imagem. Considerando que o corpo introduzido na proveta tem uma massa de 51 g, indica:

2.1 o volume de líquido contido na proveta;

2.2 o volume do conjunto líquido+ corpo;

2.3 o volume do corpo;

2.4 a densidade do material de que é feito o corpo.

2.5 Atendendo ao valor da densidade (ou massa volúmica) determinada na alínea anterior, indica qual é o material de que é feito o corpo (consulta uma tabela)

 

3. Um cubo com 4 cm de aresta tem uma massa de 80 g e é feito de uma substância solúvel em água. Esse cubo foi lançado em água, obtendo-se 300 cm3 de solução aquosa. Calcula:

3.1 o volume do cubo;

3.2 a densidade da substância de que o cubo é feito;

3.3 a concentração em massa da solução resultante da dissolução desse cubo em água.

 

4. Descreve como procederias para determinar experimentalmente a massa volúmica de:

a) uma pedra de forma irregular;

b) um líquido.

 

5. Observa a imagem ao lado. Dispõe os vários materiais por ordem crescente das suas densidades.

 

 

 

Propriedades físicos e químicas dos materiais - (ponto de fusão e ponto de ebulição)

 

1. Observa o rótulo de uma embalagem existente no laboratório de química.

 

1.1 Quais são as propriedades físicas da substância indicadas no rótulo?

1.2 Sabendo que o ponto de ebulição da substância é 56 °C, indica de que substância se trata (consulta uma tabela);

1.3 Que massa corresponde a 80 cm3 desta solução?

 

2. Aqueceu-se gradualmente um objeto sólido. As variações de temperatura e o tempo que demorou o aquecimento estão representados no gráfico ao lado.

 

2.1 Indica a que corresponderá a temperatura dos ramos:


 a. 2-3

 b. 4-5

 

2.2 O objeto analisado é constituído por uma mistura ou por uma substância?

2.3 Indica em que estado fís ico está o objeto nos ramos:

a. 1-2

b. 3-4

 


3. Na tabela seguinte indicam-se os pontos de fusão e de ebulição (à pressão atmosférica normal) de algumas substâncias.

 

3.1 Qual é o estado físico de cada uma das substâncias à temperatura ambiente (20 ºC)?

3.2 Indica um valor de temperatura a que o cobre é gasoso.

3.3 Entre que valores de temperaturas o dióxido de carbono é liquido?

3.4 Qual é o valor do ponto de liquefação do oxigénio?

 

 

4. Atendendo ao grá lico ao lado. responde às seguintes questões.

4.1 Qual é o estado físico das substâncias à temperatura ambiente?

4.2 Qual dos líquidos é o mais volátil? Justifica a tua resposta.

 

 

5. No laboratório de química, um aluno aqueceu um gobelé com um pouco de água fria e muito gelo. Registou na tabela temperaturas do conteúdo do gobelé até que este se transformou em água em ebulição.

 

5.1 Traça o gráfico temperatura/tempo correspondente à atividade realizada.

5.2 No gráfico, marca o ponto de fusão do gelo e o ponto de ebulição da água.

5.3 O que acontece à temperatura enquanto o gelo está a fundir? Porquê?

5.4 O que acontece à temperatura enquanto a água ferve, isto é, quando está em ebulição?

 


6. Em três balões cónicos, 1, 2 e 3, encontram -se liquidos incolores. Pretende-se saber se são substâncias puras ou misturas de substâncias. Para isso, colocam-se os balões numa mistura refrigerante e traçam-se os correspondentes gráficos da temperatura em função do tempo, como se representa nos gráficos.

 

 

6.1 Qual é o nome da mudança de estado que ocorre nos balões?

6.2 Em que balão(ões) se encontra uma substância? Justifica.

6.3 Em que balão(ões) o líquido é uma mistura? Justifica.

6.4 Explica por palavras tuas o significado da afirmação: «O ponto de fusão e o ponto de ebulição são propriedades físicas características de uma substância, constituindo critérios para avaliar a pureza de um material».

 

 

7. Observa a imagem. Nos dois funis foi colocada a mesma quantidade de gelo; na segunda situação, o gelo foi misturado com açúcar.

7.1 A água recolhida provém de uma mudança de fase que ocorre no gelo. Qual é o nome dessa mudança?

7.2 Em qual das situações, primeira ou segunda, o gelo se transforma mais facilmente em água?

7.3 Quando se mistura açúcar ao gelo, o seu ponto de fusão aumenta, diminui ou mantém·se? Justifica.

 

 

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