5.2. Transformações químicas (parte I)

 

1. As transformações químicas podem ser traduzidas por esquemas de palavras.

Usando as palavras que se encontram no retângulo completa o esquema seguinte.

 

2. Há vários fatores ou agentes que levam à ocorrência de transformações químicas. Dos exemplos que se encontram na “nuvem”, dois estão errados. Identifica-os. 

 

 

 

3. O hidrogenocarbonato de sódio, por ação do calor, decompõe-se em três novas substâncias.

3.1. Das substâncias que a seguir se indicam, seleciona as que são produtos desta reação.

 

 (A) Oxigénio                                                (E) Hidrogénio

 (B) Água                                                      (F) Dióxido de carbono

 (C) Sulfato de sódio                                     (G) Monóxido de carbono

 (D) Cloreto de sódio                                    (H) Carbonato de sódio

 

3.2. Seleciona a opção que completa corretamente a seguinte frase:

“O gás que se liberta nesta transformação química….

 (A) … é comburente.”

 (B) … forma um precipitado cor de tijolo na presença de glicose.”

 (C) … turva a água de cal.”

 

3.3. Completa a frase seguinte com três das palavras que se encontram no crucigrama.

“Transformações químicas como a ____________________ do hidrogenocarbonato de sódio, por ação do calor, em duas ou

mais ____________________ diferentes, designam-se por ____________________.”

 

4. Observa o esquema de palavras seguinte:

Relativamente a esta transformação química, coloca a palavra “Sim” quando a afirmação é verdadeira e a palavra “Não” quando a afirmação é falsa.

 

 

5. Completa a frase seguinte utilizando as palavras que se encontram dentro do retângulo.

 

“Durante a fotossíntese, as plantas verdes, isto é, as plantas com ____________________, absorvem ____________________

do solo e ____________________ da atmosfera e, por ação da luz, transformam esta substâncias em ____________________

e ____________________.

 

5.3. Transformações químicas (parte II)

 

1. Faz a associação correta entre os elementos da coluna A e os elementos da coluna B.

 

2. Observa as figuras seguintes.

2.1. Completa as frases seguintes.

(A)  A água, por ação da ____________________ elétrica, transforma-se em duas novas substâncias: ____________________

e ____________________.

(B)  O cloreto de cobre(II), em solução aquosa, por ação da corrente ____________________, transforma-se em

____________________ novas substâncias: ____________________ e ____________________.

 

2.2. Completa os esquemas de palavras que traduzem estas transformações químicas.

A) Eletrólise da água

 

(B) Eletrólise do cloreto de cobre(II)


3. Completa a frase seguinte com as palavras:

 

“A eletrólise é muito utilizada na ____________________ para obter determinadas ____________________,

purificar outras e, até mesmo, para ____________________ metais mais ____________________ por

____________________ mais nobres, como ____________________ e ____________________.”

 

4. Quando se risca um fósforo na lixa da caixa, estamos a desencadear uma transformação química por ação mecânica.

4.1. Indica o nome da substância que se decompõe quando o fósforo é friccionado na lixa da caixa.

 

4.2. Completa o esquema de palavras que traduz esta transformação química.

 

 

4.3. Completa a frase seguinte com as palavras que se encontram no crucigrama.

“O oxigénio produzido na ____________________ do clorato de potássio e o ____________________ libertado

vão permitir a ____________________ de outras substâncias que existem nos ____________________ e da própria

____________________ dos fósforos.”

 

5. A figura  respeito à reação por junção de solução aquosa de sulfato de cobre(II) e de pregos de ferro.

 

“Quando se colocam pregos de ferro em solução aquosa de sulfato de cobre(II), ao fim de

algum tempo, a cor da solução passa de ____________________ a ____________________ e, simultaneamente, forma-se um

depósito ____________________. As novas substâncias formadas são ____________________, que dá cor

____________________ à solução, e cobre, que é a substância ____________________ de cor ____________________.”

Contactos

© Triplex