2.2. Forças

 

1. Completa o texto seguinte utilizando as palavras que se encontram dentro do retângulo.

 

“Uma bola de bowling, depois de lançada, descreve uma ____________________ em linha ____________________. Uma

forma de modificar a trajetória ____________________ da bola seria ____________________ com ela de forma que

mudasse a sua trajetória. Se isso acontecesse, diríamos que lhe tinha sido ____________________ uma

____________________.”

 

2. Em cada uma das seguintes frases, indica qual dos termos alternativos torna a frase correta.

(A)  Se um corpo se mover em linha reta e lhe quiseres modificar a sua trajetória, terás de lhe aplicar uma força/injeção.

(B)  Os planetas não descrevem trajetórias retilíneas, mas sim trajetórias elípticas/irregulares em torno do Sol.

(C)  A única forma de explicar a forma retilínea/elíptica da trajetória dos planetas em torno do Sol é considerar que, sobre cada um deles, atua uma força que os faz curvar e ter essa mesma trajetória.

(D)  A força que faz com que os planetas não tenham uma trajetória retilínea designa-se por força de repulsão/atração gravitacional.

(E)  A força de atração magnética/gravitacional explica não só os movimentos dos objetos celestes, mas também muitos outros movimentos do nosso dia a dia.

(F)  No que se refere aos objetos celestes/terrestres, a força de repulsão/atração gravitacional explica, por exemplo, as órbitas/massas dos planetas em torno do Sol e da Lua em torno da Terra.

 


3. Observa as figuras.

 

 

4. Faz a associação correta entre os elementos da coluna A e os elementos da coluna B.

 

 

5. Faz uma lista das palavras, procura na sopa de letras oito dessas palavras.

 

 

6. Faz a associação correta entre os elementos da coluna A e os elementos da coluna B.

 

Contactos

© Triplex