2.1. Movimentos

 

1. A trajetória de um corpo é o conjunto das sucessivas posições que esse corpo ocupa durante o seu movimento.

1.1. Preenche o crucigrama com o nome das diferentes trajetórias.

1.  Trajetória que uma bola descreve quando a deixas cair verticalmente, pois o conjunto das sucessivas posições que a bola vai ocupando ao longo do seu movimento de queda formam uma linha imaginária que tem a forma de uma reta.

2.  Trajetória que um corpo descreve quando o seu movimento é irregular.

3.  Trajetória que um corpo descreve quando o conjunto das sucessivas posições que o corpo ocupa ao longo do seu movimento é uma circunferência.

4.  Trajetória que cada planeta descreve durante o seu movimento ao ocupar sucessivas posições que, no seu conjunto, formam uma linha imaginária que tem forma elíptica.

 

 

1.2. Indica a palavra que se encontra destacada na vertical.

 

2. A rapidez média de um corpo calcula-se dividindo a distância percorrida pelo corpo pelo tempo que demora a percorrer essa distância.

 

2.1. Completa o esquema com as palavras em falta.

 


2.2. Depois de teres completado corretamente o esquema anterior, calcula agora a rapidez média de um carro que efetua uma viagem de 300 km, entre Lisboa e Porto, em 3 h.

 

 

3. Imagina que vais dar um passeio de 5 km a pé e que demoras uma hora a efetuar esse passeio. Calcula a rapidez média do teu movimento, expressa em quilómetros por hora.

 

 

4. Os planetas movem-se à volta do Sol com rapidez média diferente.

4.1. Preenche, a tabela seguinte que diz respeito à rapidez média do movimento de translação dos planetas do Sistema Solar, em quilómetros por hora e em metros por segundo.

 

4.2. Indica os planetas por ordem crescente da rapidez média do seu movimento de translação em torno do Sol, preenchendo o crucigrama.

 

 

Contactos

© Triplex