1. Universo

 

1.5. Modelos do Universo: modelos geocêntrico e heliocêntrico

 

1.    Hoje sabemos que o Sol ocupa uma posição central no Sistema Solar, mas nem sempre se pensou desta forma. Refere dois motivos pelos quais fazia sentido pensar-se que a Terra estaria imóvel no centro do Universo.

 

 

2.    No século II d. C., um grande astrónomo e matemático grego, Claudius Ptolomeu, escreveu um livro em que era apresentado um modelo do Universo que ficou conhecido por modelo ptolemaico.

 

2.1. Como veio a ser designado o livro escrito por Claudius Ptolomeu?

 

2.2. Que tipo de modelo do Universo era apresentado no livro escrito por Ptolomeu?

 

2.3. Durante quanto tempo o modelo ptolemaico prevaleceu?

 

3.    A figura é uma ilustração do modelo geocêntrico feita, no século XVI, por um importante cartógrafo e cosmógrafo português, Bartolomeu Velho.

3.1. Que marca da infuência da Igreja podemos ver na ilustração de Bartolomeu Velho?

 

 

3.2. Como seria o Universo segundo o modelo geocêntrico?


 

4. Em 1543, o astrónomo polaco Nicolau Copérnico (1473-1543) publicou um livro onde era considerado um modelo heliocêntrico.

4.1. Como se intitulava o livro publicado por Copérnico?

 

4.2. O que explicava o livro de Copérnico?

 

5. O físico e astrónomo italiano Galileu Galilei (1564-1642) foi um dos primeiros a utilizarem um telescópio para observar o céu, nomeadamente o planeta Vénus ao longo de meses.

 

5.1. Refere dois aspetos observados por Galileu relativamente ao planeta Vénus.

 

 

   5.2. Como é que Galileu explicou, simultaneamente, a variação do tamanho aparente do planeta Vénus e as fases que este apresentava?

 

6. A figura  é uma representação da variação do tamanho aparente de Vénus e das fases que este planeta apresenta vistas por um observador na Terra. Diz o que acontece ao tamanho aparente de Vénus e às suas fases à medida que o planeta orbita em torno do Sol

 

 

7. No ano de 1600, deu-se um encontro histórico entre o astrónomo dinamarquês Tycho Brahe (1546-1601) e o matemático Johannes Kepler (1571-1630). Que conclusões foram tiradas por Johannes Kepler a partir dos registos que Tycho Brahe fez das posições dos planetas?

 

Contactos

© Triplex