2.1. Movimentos

 

Trajetória e distância percorrida

 

No seu movimento em torno do Sol, cada planeta vai ocupando sucessivas posições que, no seu conjunto, formam uma linha imaginária que tem forma elíptica.

 

 

A trajetória de um corpo é o conjunto das sucessivas posições que esse corpo ocupa durante o seu movimento.

 

Conhecer a trajetória de um planeta é importante pois o comprimento da trajetória permite-nos obter a distância percorrida por esse planeta no seu movimento.

 

 Quando deixas cair verticalmente uma bola, a trajetória da bola é uma trajetória retilínea, pois o conjunto das sucessivas posições que a bola vai ocupando ao longo do seu movimento de queda formam uma linha imaginária que tem a forma de uma reta.

 

 

Rapidez média

 

Há corpos que, descrevendo movimentos rápidos, podem percorrer grandes distâncias em pouco tempo e corpos que, descrevendo movimentos menos rápidos, demoram muito tempo para percorrerem pequenas distâncias.

 

 

Para quantificar a rapidez do movimento de um corpo, calcula-se a rapidez média, dividindo a distância, d, percorrida pelo corpo pelo tempo, t, que o corpo demorou a percorrer essa distância.

 

 

Unidade SI de rapidez média

 

Apesar de ser possível utilizar diversas unidades para a rapidez média, a unidade de rapidez média no Sistema Internacional, SI, é o metro por segundo, cujo símbolo é m/s.

 

Rapidez média dos planetas

 

A partir da observação da tabela podes concluir que, com o aumento da distância dos planetas ao Sol, a rapidez média do movimento de translação diminui.

 

Síntese de conteúdos

 

  • A trajetória de um corpo é o conjunto das sucessivas posições que esse corpo ocupa durante o seu movimento.

 

  • A distância percorrida por um corpo no seu movimento é o comprimento da trajetória descrita pelo corpo durante esse movimento.

 

  • Se o movimento de um corpo é feito em linha reta, a sua trajetória é retilínea.

 

  • Se o movimento de um corpo é feito segundo uma circunferência, a sua trajetória é circular.

 

  • Os planetas descrevem trajetórias elípticas em torno do Sol.

 

  • Calcula-se a rapidez média dividindo a distância percorrida pelo corpo pelo tempo que demorou a percorrer essa distância.

 

  • A unidade SI de rapidez média é o metro por segundo, cujo símbolo é m/s.

 

  • A rapidez média do movimento de translação dos planetas diminui com o aumento da sua distância ao Sol.

 

Contactos

© Triplex