Nariz electrónico de baixo custo detecta cancro do estômago

15-04-2015 18:11

Um nariz electrónico de baixo custo, desenvolvido por uma equipa israelita, é capaz de detectar o cancro do estômago mesmo em estágios iniciais - abrindo uma nova perspectiva para o diagnóstico da doença. De acordo com um artigo publicado pela revista Gut, do grupo britânico BMJ, uma equipa de pesquisadores israelitas foi capaz de usar uma tecnologia que mede compostos orgânicos voláteis da respiração dos pacientes para detectar a presença de cancro.

Nariz electrónico de baixo custo detecta cancro do estômago

Embora esta forma de detecção de cancro por análise química já seja utilizada, os métodos até hoje consistiam em análise de cromatografia e espectrometria de massa, que são mais complexos e caros.

Esta técnica oferece aos pacientes uma análise não «invasiva, indolor e sem efeitos colaterais indesejados», ressaltaram os seus criadores.

Ao todo, 488 pacientes foram examinados - uma amostra que incluía pessoas já diagnosticadas, bem como indivíduos que tiveram lesões gástricas com diferentes perfis de risco.

O princípio de detecção de alterações químicas causadas pelo cancro com narizes electrónicos, já foi utilizado para detectar a presença de cancro do cólon e do pulmão. Investigadores austríacos foram além e criaram um método que utiliza o faro de cães treinados.

Os cientistas testaram de maneira paralela dois métodos de análise: o primeiro, muito caro mas já comprovado e segundo, muito mais simples e mais barato com base em nanopartículas de ouro, conhecido como «nanoarranjo».

Este novo sistema foi desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Haifa, em Israel, e demonstrou a sua eficácia quando efectivamente distinguiu quais pacientes sofrem de cancro do estômago, quais são portadores de lesões de alto ou baixo risco e que pessoas estão livres da doença.

Poder distinguir lesões de baixo risco das mais perigosas, com um simples teste de respiração, «evitaria endoscopias desnecessárias e reduziria o número de exames».

 

From: diariodigital

Voltar

Contactos

© Triplex