A intensa luta pelo Carro do Ano, versão Europa e versão Portugal

01-03-2015 11:35

A intensa luta pelo Carro do Ano, versão Europa e versão Portugal | © DR

Há sete finalistas no prestigiado Car Of The Year (COTY) europeu e seis no prémio automóvel mais antigo em Portugal, Carro do Ano/Volante de Cristal. Damos a conhecer ambos os prémios e os finalistas deste ano.

Existem muitas marcas, cada vez mais modelos e um fartote de tecnologia inovadora todos os anos. Mas quais é que são melhores, ou se distinguem por um ou outro motivo?

É aí que entram as distinções. Há muitas pela Europa e no mundo, desde o melhor motor, ao melhor design até ao top anual de várias revistas especializadas em automóveis. A distinção mais prestigiada e importante na Europa é o Carro do Ano europeu, ou no original Car Of The Year (COTY). Em Portugal o mais antigo prémio global é o Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal.

O chamado COTY existe desde 1964 – na altura o automóvel vencedor foi o Rover 2000 - e é uma iniciativa de várias revistas especializadas. Atualmente é organizada pelas revistas Auto (Itália), Autocar (Reino Unido), Autopista (Espanha), Autovisie (Holanda), L'Automobile Magazine (França), Stern (Alemanha) e Vi Bilägare (Suécia). O júri é composto por 58 jornalistas de 23 países europeus (os países com maior mercado têm mais representantes).

Não há categorias ou vencedores por classes de carros, nem são as marcas a inscrever os seus modelos, como acontece com o prémio nacional Carro do Ano. O objetivo é eleger um «único e decisivo vencedor» entre todos os carros lançados durante aquele ano na Europa.

COTY e os sete finalistas
Em 2015, os sete finalistas para ocupar o lugar do Peugeot 308 (Carro do Ano em 2014) são:

- BMW Série 2 Active Tourer
- Citroën C4 Cactus
- Ford Mondeo
- Mercedes Classe C
- Nissan Qashqai
- Renault Twingo
- Volkswagen Passat

O vencedor é anunciado a 2 de março, antes do início oficial do Salão de Genebra. Entre os 58 jornalistas especializados de toda a Europa estão dois portugueses, Francisco Mota (da revista Autohoje) e Joaquim Oliveira (colaborador da Autofoco), que é também vice-presidente do júri.

Francisco Mota substituiu em 2009 (ver por baixo a entrevista) o mais antigo português membro do COTY, José Vieira – o fundador do Autosport e da Turbo -, reformado já há alguns anos.

Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal
Já no final deste mês de fevereiro vai ser revelado o nome do Carro do Ano em Portugal, um troféu com critérios um pouco diferentes do COTY e que inclui várias categorias.

São seis os finalistas que buscam tornar-se no 31.º modelo eleito – o primeiro, em 1985, foi o Nissan Micra e o último, em 2014, foi o Seat Leon.

Os finalistas
- Citroën C4 Cactus
- Nissan Qashqai
- Opel Adam Rocks
- Peugeot 308 SW
- Renault Twingo
- Volkswagen Passat

Depois dos testes, os 21 jornalistas de vários órgãos de comunicação social elegem o melhor dos modelos que se candidataram de acordo com dinâmica, segurança, ecologia, consumos, conforto, preço, equipamento.

Ambos os prémios, embora com tradições, júris e critérios diferentes, têm três finalistas em comum, são eles: Citroën C4 Cactus, Nissan Qashqai e Renault Twingo.

from: destak

Voltar

Contactos

© Triplex