Ficha nº3

 

Movimentos na terra

1. Classifica as seguintes trajetórias em retilíneas ou curvilíneas.

A. Movimento de um planeta em torno do Sol

B. Movimento de um ciclista numa pista retilínea

C. Bola largada na vertical do alto de uma torre

D. Bala disparada por um canhão

 

2. Dois automóveis A e B deslocam-se lado a lado numa autoestrada com velocidade de 120 km/h.

2.1 Em relação ao automóvel A, os seus passageiros estão em repouso ou em movimento? Justifica.

2.2 Em relação a uma árvore que se encontra junto à autoestrada, os passageiros do automóvel A estão em repouso ou em movimento? E o automóvel B? Justifica.

2.3 Podemos afirmar que o automóvel B está parado em relação ao automóvel A? Porquê?

 

3. Considera o eixo representado na figura e os pontos P1, P2 e P3.

3.1 Indica as coordenadas da posição dos pontos P1, P2 e P3.

3.2 Calcula a distância percorrida por um objeto que se desloca:

- de P1 a P2

- de P1 a P2

 

4. Um automóvel passou pelo marco que assinala o km 30 de uma estrada às 12 horas. A seguir, passou pelo marco que assinala o km 150 da mesma estrada às 13 horas e trinta minutos.

Qual é a rapidez média desse automóvel entre as passagens pelos dois marcos?

 

 

5. O velocímetro de um carro indica 72 km/h.

5.1 Qual é a grandeza que é indicada pelo velocímetro?

5.2 Exprime este valor em unidades SI.

 

6. Um comboio viaja com velocidade constante de 180 km/h. Quanto tempo demora para percorrer 120 km?

 

7. Durante a realização de uma experiência no laboratório, um grupo de alunos verificou que, entre os instantes 2 s e 10 s, a velocidade de um carrinho varia entre 3 m/s e 11 m/s.

Calcula o valor da aceleração desse movimento.

 

8. O condutor de um automóvel, que se deslocava a uma velocidade de 54 km/h, acionou os travões e parou em 4 s.

8.1 Nas condições referidas, determina a aceleração média imprimida pelos travões ao automóvel.

8.2 Admitindo que essa aceleração é constante, quanto tempo demoraria o condutor a imobilizar o seu automóvel se seguisse com uma velocidade de 90 km/h?

 

9. Qual é a diferença entre um movimento acelerado e um movimento retardado?

 

10. O gráfico da fig.1 indica a posição de um corpo, ao longo do tempo, numa trajetória retilínea.

10.1 Indica:

- a posição inicial do corpo

- a posição no instante 1 s

- o sentido em que se efetua o movimento

10.2 Calcula a velocidade com que o corpo se desloca.

10.3 Determina a posição do corpo no instante t = 20 s.

 

11. O gráfico da fig. 2 representa a variação da velocidade ao longo do tempo de um objeto em movimento segundo uma trajetória retilínea.

11.1 Classifica as afirmações que se seguem em verdadeiras ou falsas, e justifica.

A. A velocidade no instante inicial é nula.

B. O movimento descrito é retilíneo e uniforme.

C. No instante 2,5 s, o valor da velocidade é 10 m/s.

D. O movimento faz-se no sentido positivo da trajetória.

11.2 Calcula a aceleração média do movimento do objeto.

11.3 Calcula a distância percorrida pelo objeto durante os primeiros 5 s.

 

 

12. O gráfico da fig. 3 diz respeito à variação da velocidade de um objeto em movimento segundo uma trajetória retilínea.

12.1 Indica:

- a velocidade inicial do corpo

- a velocidade no instante 3 s

12.2 Classifica, justificando, o movimento do corpo.

12.3 Calcula a aceleração do movimento.

12.4 Calcula a distância percorrida pelo corpo durante os 6 s de movimento.

12.5 Determina a rapidez média deste movimento.

 

Parte B

 

1. O João está dentro de uma carrinha de caixa aberta a brincar com uma bola que lança ao ar na vertical, e a Maria está a observá-lo do passeio (fig. 1).

O João e a Maria veem a mesma trajetória descrita pela bola? Justifica, descrevendo como é a trajetória observada por cada um.

 

2. Uma condutora de um automóvel foi mandada parar pela brigada de trânsito numa autoestrada, por seguir em excesso de velocidade (acima de 120 km/h) . A condutora, em sua defesa, alegou que tinha saído de casa há meia hora e que só tinha percorrido 50 km.

2.1 Com base nas informações dadas pela condutora , calcula a rapidez média a que viajava.

2.2 Parece-te que a condutora está correta na sua justificação para não ter ultrapassado o limite de velocidade? Comenta a sua afirmação.

 

3. Analisa atentamente as imagens da fig. 2.

3.1 Classifica, justificando, os movimentos representados nas fotos em acelerados, retardados ou uniformes.

3.2 Esboça um gráfico que represente como varia a velocidade ao longo do tempo em cada um dos movimentos.

 

4. Considera o gráfico posição-tempo da fig. 3 que se refere ao movimento de um corpo segundo uma trajetória retilínea.

 

4.1 Determina a distância total percorrida pelo corpo no intervalo de tempo [0; 9,0] s.

4.2 O corpo esteve em repouso em algum intervalo de tempo? Justifica.

4.3 Calcula a velocidade com que o corpo se deslocou no intervalo de tempo:

- [0; 4,0] S;

- [6,0; 9,0] s.

Contactos

© Triplex