Ficha nº1

 

Posição e movimento de um corpo

 

l. Associa os conceitos da coluna I com o respetivo significado na coluna II.

 

2. Classifica as seguintes afirmações de verdadeiras (V) ou falsas (F).

(A) A posição de um corpo depende do referencial escolhido.

(B) A trajetória de um corpo não depende do referencial escolhido.

(C) O estado de movimento ou de repouso não depende do referencial escolhido.

(D) A distância percorrida por um corpo é medida sobre a trajetória.

(E) A distância percorrida depende da trajetória.

 

3. Considera as palavras do quadro seguinte.

Utiliza-as para completar as frases de A a D.

(A) A _____ de um corpo é o conjunto das sucessivas posições ocupadas e depende do referencial escolhido.

(B) A trajetória de um corpo pode ser _____ ou curvilínea.

(C) O intervalo de tempo de um movimento é a diferença entre os _____ final e inicial.

(D) Num movimento retilíneo, sem inversão de sentido, a distância percorrida é igual ao módulo da diferença entre a ____ final e a ____ inicial do corpo.

 

4. Observa as seguintes imagens referentes às marcas deixadas pelos pneus de um automóvel.

Indica o tipo de trajetória representada em cada uma das situações.

 

5. A sequência de imagens seguinte apresenta as posições de dois robôs, A e B, em dois instantes diferentes. Observa-as e responde às questões que te são colocadas.

Considera que nenhum dos robôs inverteu o sentido do seu movimento.

5.1. Indica a posição do robô A:

5.1.1. ... no instante inicial;

5.1.2. ... no instante t = 3 s.

5.2. Calcula a distância percorrida pelo robô A.

5.3. Indica, justificando, se algum dos robôs permaneceu em repouso.

5.4. Indica a distância entre os dois robôs no instante inicial.

5.5. Indica qual a distância entre os dois robôs no instante t = 3 s.

 

Caracterização de movimentos uniformes

 

1. Observa o gráfico seguinte relativo a dois automóveis, A e B.

Associa as frases da coluna I ao respetivo automóvel na coluna II.

 

2. Das seguintes frases indica a verdadeira.

(A) A distância percorrida por um corpo, num dado intervalo de tempo, é tanto menor quanto maior a sua rapidez média.

(B) Quanto maior a distância percorrida por um corpo, para um mesmo intervalo de tempo, menor a sua rapidez média.

(C) Para um dado intervalo de tempo, quanto maior a distância percorrida por um corpo, maior a sua rapidez média.

(D) Quanto maior a rapidez média de um corpo, maior o intervalo de tempo necessário para que percorra uma dada distância.

 

3. As imagens seguintes retratam quatro situações distintas. Em cada uma estão representadas duas posições sucessivas de um veículo e respetiva velocidade. Assinala a(s) situação(ões) em que a velocidade é constante.

 

4. Observa as seguintes imagens e representa o vetor velocidade do veículo vermelho em cada uma delas.

 

5. Um veículo percorreu uma distância de 350 km em quatro horas. Determina:

5.1. a rapidez média do veículo em km/h;

5.2. a rapidez média do veículo em unidades SI.

 

6. Um veículo deslocava-se numa trajetória retilínea com uma rapidez média de 5 m/s, quando se inicia a contagem do tempo. Um segundo veículo iniciou o seu movimento posteriormente, tendo alcançado o primeiro ao fim de algum tempo.

6.1. Observa os seguintes gráficos posição-tempo e identifica o que corresponde à descrição do movimento.

6.2. Atendendo à situação descrita, indica qual a posição em que os veículos se encontraram.

6.3. Determina a rapidez média do veículo B do gráfico B.

 

7. O relógio da Torre Abraj AI Bait, na cidade de Meca, Arábia Saudita, possui um mostrador com 46 m de diâmetro, um dos maiores do Mundo. O ponteiro dos minutos tem 22 m de comprimento e o ponteiro das horas 17 m.

7.1. Calcula a distância percorrida por um ponto da extremidade do ponteiro dos minutos no intervalo de uma hora (3600 s). (Perímetro de uma circunferência: P = 2πr)

7.2. O ponteiro das horas percorre 53,4 m em seis horas.

7.2.1. Classifica a sua trajetória.

7.2.2. Determina a sua rapidez média em unidades SI.

7.2.3. Determina a sua rapidez média em cm/s.

 

Movimentos retilíneos variados

 

1. Classifica as seguintes frases de verdadeiras (V) ou falsas (F).

(A) Um movimento retilíneo será uniforme se o valor da velocidade variar uniformemente.

(B) Um movimento será uniformemente variado se a aceleração num qualquer instante for igual à aceleração média.

(C) Um movimento retilíneo será uniforme se o valor da velocidade for constante.

(D) Num movimento retilíneo uniformemente acelerado a aceleração média tem sentido oposto à velocidade.

(E) Num movimento retilíneo uniformemente retardado a aceleração média tem sentido oposto à velocidade.

 

2. A imagem seguinte retrata uma situação em que um veículo é obrigado a reduzir a sua velocidade.

Representa a velocidade e a aceleração do veículo durante a travagem.

 

3. Associa o tipo de movimento referido na coluna I com a forma como varia o valor da velocidade (coluna II), o gráfico velocidade-tempo (coluna III) e a representação da velocidade e da aceleração (coluna IV).

 

4. Observa a seguinte figura onde estão representadas as sucessivas posições ocupadas por um atleta em intervalos de 1 s.

4.1. Com recurso à informação da figura elabora o gráfico velocidade-tempo deste movimento.

4.2. Indica quanto aumentou o valor da velocidade em cada segundo ( ∆t = 1 s).

4.3. Calcula o valor da aceleração média do atleta para o intervalo considerado.

 

5. Um automóvel de corrida que parte do repouso demora ∆t = 3,5 s para atingir a velocidade de 100 km/h.

5.1 . Calcula o valor da velocidade final em unidades SI.

5.2. Calcula o valor da aceleração média do automóvel em unidades SI.

 

6. A figura seguinte representa as sucessivas posições de um automóvel e de um camião em intervalos de tempo de valor ∆t = 1 s durante parte do seu movimento numa autoestrada.

O camião percorre distãncias iguais em intervalos de tempo iguais.

6.1. Completa a tabela com as posições ocupadas pelos dois veículos.

6.2. Calcula a rapidez média do camião.

6.3. Indica, justificando, qual dos veículos foi mais rápido.

6.4. Sabendo que a velocidade do automóvel no instante inicial era de 15 m/s e que na última posição observada o velocímetro indicava o valor de 24 m/s, calcula a sua aceleração média em unidades SI.

6.5. Com base na resposta à alínea anterior, completa a tabela seguinte com os valores da velocidade e da aceleração do automóvel em cada um dos instantes representados. Considera que a aceleração permaneceu constante.

 

Distância de segurança

 

1. Associa os elementos da coluna I às suas definições na coluna II.

 

2. Assinala a única frase verdadeira.

(A) A distância de reação depende apenas do tempo de reação.

(B) A distância de reação não depende da velocidade do veículo.

(C) A distância de travagem depende do tempo de reação.

(D) A distância de travagem será tanto maior quanto maior a velocidade do veículo.

 

3. Um veículo iniciou um movimento uniformemente acelerado partindo do repouso, tendo atingido a velocidade de 25 m/s em 4 s. Nos 4 s seguintes o movimento foi uniforme.

3.1. Constrói o gráfico relativo ao movimento descrito.

3.2. Determina a distância percorrida pelo veículo no intervalo de tempo relativo ao movimento uniformemente acelerado.

3.3. Determina a distância percorrida pelo veículo no intervalo de tempo relativo ao movimento uniforme.

3.4. Determina a distância percorrida pelo veículo durante a totalidade do movimento descrito.

 

4. Uma pessoa conduzia um veículo à velocidade de 72 km/h {20 m/s) quando teve inesperadamente de o imobilizar. As distâncias percorridas são as do esquema seguinte.

4.1. Identifica o gráfico que poderá representar corretamente a situação descrita.

4.2. Indica a distância de segurança para este movimento.

4.3. Refere dois fatores que podem contribuir para o aumento da distância de reação.

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