Ficha nº1

 

Posição e movimento de um corpo

Descrição de um movimento

Rapidez e velocidade

Tipos de movimentos

Aceleração

Limites de velocidade e distância de segurança

1. A Joana e o Pedro organizaram, na escola, uma noite para observação de um eclipse lunar. Relativamente a este fenómeno, completa as frases seguintes de forma a obteres afirmações verdadeiras.

A. A Joana e o Pedro estão em ______ relativamente à Terra, mas em ______ em relação ao Sol.

B. O Sol está em ______ em relação à Terra e à ____, pois a sua posição, em relação a estes dois astros, ao longo do tempo.

C. A Lua descreve uma trajetória ______ relativamente ao Sol.

D. A distância percorrida pela Lua no seu movimento de translação em torno da Terra é _____do que a distância percorrida pela Terra em torno do Sol.

 

2. Associa os conceitos da coluna I com o respetivo significado na coluna II.

 

3. Classifica de verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações.

(A) No seu movimento de queda vertical em relação à Terra, uma bola apresenta uma trajetória retilínea.

(B) A trajetória da Terra no seu movimento à volta do Sol é uma trajetória circular.

(C) O deslocamento não depende da trajetória.

(D) O deslocamento de um corpo no seu movimento entre duas posições é o comprimento da trajetória entre essas duas posições.

(E) A distância percorrida por um corpo depende do referencial escolhido para descrever o seu movimento.

4. Preenche o crucigrama com as palavras cujo significado se indica. Depois, com a palavra sombreada completa corretamente a frase que se lhe segue.

 

5. Classifica as seguintes trajetórias em retilíneas ou curvilíneas.

A. Movimento de um planeta em torno do Sol

B. Movimento de um ciclista numa pista retilínea

C. Bola largada na vertical do alto de uma torre

D. Bala disparada por um canhão

6. O Vasco está sentado com o Manuel na paragem do autocarro. O amigo Bruno está a chegar no autocarro e eles veem-no  a dirigir-se para a porta quando este está a chegar à paragem. Pode afirmar-se que (assinala a opção correta) :

A.  O Vasco e o Manuelestão em repouso em relação a um referencial ligado ao autocarro.

B. O Bruno está em repouso em relação a um referencial ligado ao autocarro.

C. O Bruno está em movimento em relação a um referencial ligado ao autocarro.

D. O Vasco está em movimento em relação a um referencial ligado ao Manuel.

7. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F), corrigindo as falsas sem recorrer à forma negativa.

(A) Um corpo está em movimento ou em repouso, independentemente do referencial escolhido.

(B) Quando estás sentado na aula de Físico-Química encontras-te em repouso em relação ao Sol.

(C) O Francisco sentado à sombra de uma árvore encontra-se em movimento relativamente à Cristina que passa a correr.

(D) Para caracterizar uma situação de movimento ou repouso é necessário selecionar, previamente, o referencial.

(E) O conceito de movimento e de repouso é absoluto.

 

8. Classifica as seguintes afirmações de verdadeiras (V) ou falsas (F).

(A) A posição de um corpo depende do referencial escolhido.

(B) A trajetória de um corpo não depende do referencial escolhido.

(C) O estado de movimento ou de repouso não depende do referencial escolhido.

(D) A distância percorrida por um corpo é medida sobre a trajetória.

(E) A distância percorrida depende da trajetória.

9. Faz a correspondência correta entre os elementos da coluna A e os elementos da coluna B.

10. Dois automóveis A e B deslocam-se lado a lado numa autoestrada com velocidade de 120 km/h.

2.1 Em relação ao automóvel A, os seus passageiros estão em repouso ou em movimento? Justifica.

2.2 Em relação a uma árvore que se encontra junto à autoestrada, os passageiros do automóvel A estão em repouso ou em movimento? E o automóvel B? Justifica.

2.3 Podemos afirmar que o automóvel B está parado em relação ao automóvel A? Porquê?

11. Faz a associação correta entre os elementos da coluna I e da coluna II:

12. Para cada uma das seguintes situações referidas no quadro, indica um referencial em relação ao qual o Francisco está em repouso ou em movimento.


 


13. Associa à trajetória evidenciada em cada figura a designação retilínea ou curvilínea e escreve-a no respetivo retângulo.

14. Observa a figura, que representa os percursos, entre os pontos A e B, realizados por duas bolas que iniciaram o movimento no mesmo instante. A bola 2 passa pelo ponto C.

2.1 Identifica o tipo de trajetória de cada uma das bolas.

2.2 Sabendo que AC = CB = 2 m e que AB = 3/4 (AC + CB), determina a distância percorrida por cada uma das bolas.

2.3 Admitindo que ambas as bolas partiram do ponto A no instante de tempo correspondente às 13 horas e 45 minutos, determina:

a) o intervalo de tempo que decorreu entre o instante em que a bola 1 partiu e o instante em que chegou ao ponto B às 13 horas e 53 minutos;

b) o instante em que a bola 2 chegou à posição B, sabendo que o intervalo de tempo que demorou para chegar àquela posição B foi metade do da bola 1.

 

 

 

15. Considera as palavras do quadro seguinte.

Utiliza-as para completar as frases de A a D.

(A) A _____ de um corpo é o conjunto das sucessivas posições ocupadas e depende do referencial escolhido.

(B) A trajetória de um corpo pode ser _____ ou curvilínea.

(C) O intervalo de tempo de um movimento é a diferença entre os _____ final e inicial.

(D) Num movimento retilíneo, sem inversão de sentido, a distância percorrida é igual ao módulo da diferença entre a ____ final e a ____ inicial do corpo.

16. O João vive em Aveiro mas trabalha no Porto. Assim, sempre que vai de casa para o trabalho, o João utiliza o comboio percorrendo uma distância de 75 km.

Considerando que a distância que separa, em linha reta, as duas cidades é de 63 km, indica, em unidades SI:

3.1. a distância percorrida, s, pelo João quando vai de casa para o trabalho;

3.2. o valor do deslocamento, ∆x, realizado pelo João quando vai de casa para o trabalho.

3.3. Determina, em unidades SI, a distância percorrida pelo João quando ele vai e volta do trabalho. Apresenta todas as etapas de resolução.

3.4. Determina, em unidades SI, o valor do deslocamento realizado pelo João quando ele vai e volta do trabalho. Apresenta todas as etapas de resolução.

 

 

 

 

3. Considera o eixo representado na figura e os pontos P1, P2 e P3.

3.1 Indica as coordenadas da posição dos pontos P1, P2 e P3.

3.2 Calcula a distância percorrida por um objeto que se desloca:

- de P1 a P2

- de P1 a P2

3. Completa as frases que se seguem, utilizando as palavras seguintes:

A ________ é uma Linha que une as posições ocupadas por um corpo quando ele se move. A trajetória de um corpo pode ser ________ ou  ________ .

As  trajetórias curvilíneas podem ter diversas formas: __________,  ____________outras quaisquer.

Um cometa descreve uma trajetória ____________ e um planeta descreve uma trajetória quase ___________ .

A ___________ de uma viagem obtém-se dividindo a ___________ pelo intervalo de tempo que demora essa viagem.

 

3. Considera a figura.


 

3.1. Relativamente a esta situação, completa corretamente as seguintes afirmações:

(A) Em relação ao condutor do autocarro, os passageiros do mesmo encontram-se em _____.

(B) Em relação à árvore, os passageiros do autocarro encontram-se em ____.

(C) Em relação ao Sol, os meninos na paragem à espera do autocarro encontram-se em ____.

(D) Em relação à paragem de autocarro, o ciclista encontra-se em ____.

3.2. Relativamente à alínea anterior, indica qual o referencial de cada uma das situações:

 

1. O Antonio saiu da escola às 12 h 25 min e, seguindo sempre em linha reta no sentido este-oeste, chegou à paragem do autocarro, depois de percorrer 600 m, às 12 h 37 min. Na paragem aguardou sem mudar de posição 2 min 30 s pela chegada do autocarro.

1.1 Indica os instantes inicial e final do percurso efetuado pelo António.

1.2 Calcula o intervalo de tempo necessário para o percurso, apresentando-o na unidade SI.

1.3 Completa a frase que se segue, substituindo os números pelas designações corretas. Os 2 min 30 s finais correspondem a um (1) de tempo durante o qual o António esteve em (2) relativamente à paragem, mas relativamente aos automóveis que passavam esteve em (3).

1.4 Indica em km o valor da distância percorrida pelo António.

 

 

1. Na tabela estão representados a posição que um corpo ocupa em diferentes instantes, em relação a um dado referencial. Analisa-a e responde às questões.

1.1 Traça o gráfico posição-tempo para o movi mento descrito.

1.2 Refere qual é a posição inicial.

1.3 Refere a posição que o corpo ocupa no instante t = 8 s.

1.4 Justifica em que intervalos de tempo o corpo pode ter estado parado em relação ao referencial escolhido.

1.5 Determina o intervalo de tempo que decorreu entre os instantes em que o corpo ocupava a posição x = 8 m e x = 24 m.

1.6 Determina a distância percorrida pelo corpo no intervalo de tempo considerado na questão 1.5.

 

 

 

4. Observa as seguintes imagens referentes às marcas deixadas pelos pneus de um automóvel.

Indica o tipo de trajetória representada em cada uma das situações.

4. Um corpo descreve, no seu movimento entre dois pontos A e B, um quarto de circunferência, tal como se indica na figura.

4.1. Que tipo de trajetória descreve o corpo?

4.2. Determina, a partir dos dados que se encontram na figura:

4.2.1. a distância percorrida pelo corpo entre os pontos A e B. Apresenta todas as etapas de resolução;

4.2.2. o valor do deslocamento realizado pelo corpo entre os pontos A e B. Apresenta todas as etapas de resolução.

4. Um automóvel passou pelo marco que assinala o km 30 de uma estrada às 12 horas. A seguir, passou pelo marco que assinala o km 150 da mesma estrada às 13 horas e trinta minutos.

Qual é a rapidez média desse automóvel entre as passagens pelos dois marcos?

4. Em qual das situações a trajetória não é curvilínea?

A.  Movimento de um atleta na maratona.

B.  Movimento de  um satélite em torno  da Terra.

C. Movimento de um carro numa estrada de  montanha.

D.  Movimento de um nadador, numa prova de 100 m estilo bruços.

 

4. Considera o gráfico de posição em função do tempo, para um patinador que descreve um movimento ao longo de uma trajetória retilínea.


 

4.1. Indica para todo o movimento:

(A) A posição inicial do patinador.

(B) A posição final do patinador.

(C) O intervalo de tempo em que o patinador esteve parado.

(D) O instante que o patinador terminou o movimento .

(E) A distância total percorrida pelo patinador ao longo de todo o movimento.

4.2. Calcula a rapidez média do patinador ao longo de todo o movimento.

 

2. A figura mostra os pontos marcados numa fita com um marcador eletromagnético de posições.

O intervalo de tempo que decorre entre quaisquer duas posições consecutivas é de 0,02 s.

2.1 Considerando que o primeiro ponto foi marcado no instante 0 s, indica:

2.1.1 em que instante foi marcado o ponto A;

2.1.2 em que instante foi marcado o ponto B;

2.1.3 o intervalo de tempo que decorreu entre as posições A e B.

2.2 Escreve o significado do valor escrito na figura.

2. Analisa o gráfico, que traduz a variação da posição de uma menina que sai de casa para ir para a escola.

2.1 Refere qual é a posição inicial da menina.

2.2 Refere durante quanto tempo esteve a menina parada.

2.3 Refere em que posição parou a menina.

2.4 Determina a distância a que fica a escola da casa da menina.

 

 

5. A sequência de imagens seguinte apresenta as posições de dois robôs, A e B, em dois instantes diferentes. Observa-as e responde às questões que te são colocadas.

Considera que nenhum dos robôs inverteu o sentido do seu movimento.

5.1. Indica a posição do robô A:

5.1.1. ... no instante inicial;

5.1.2. ... no instante t = 3 s.

5.2. Calcula a distância percorrida pelo robô A.

5.3. Indica, justificando, se algum dos robôs permaneceu em repouso.

5.4. Indica a distância entre os dois robôs no instante inicial.

5.5. Indica qual a distância entre os dois robôs no instante t = 3 s.

5. O velocímetro de um carro indica 72 km/h.

5.1 Qual é a grandeza que é indicada pelo velocímetro?

5.2 Exprime este valor em unidades SI.

5. Qual dos movimentos tem maior rapidez média? A presenta os valores na unidade SI.

A. Percorrer 50 km em 2 h.

B. Percorrer 100 m em 12 s.

C. Percorrer 500 mm em 100 s.

D. Percorrer 100 mm em meio minuto.

 

5. A figura representa a trajetória de um atleta durante o seu treino.


 

5.1. Classifica a trajetória entre os pontos:

a) A e B; ____

b) B e C. ____

5.2. Determina a distância percorrida pelo atleta no percurso de:

a) A a B. _____

b) C a D. _____

c) A a D. _____

 

3. A figura mostra os ponteiros de um relógio e as linhas vermelhas correspondem às trajetórias dos extremos dos dois ponteiros.

3.1 Escreve o significado de trajetória.

3.2 Indica o que há de comum e o que há de diferente nas duas trajetórias.

3.3 Considerando que o comprimento do ponteiro dos minutos é 4 cm, calcula, na unidade SI, a distância percorrida por este ponteiro quando efetua uma volta completa.

1. Observa atentamente o esquema da figura, que representa dois atletas a correr.

Determina, para cada um dos atletas, a sua rapidez média, sabendo que o atleta A fez o seu percurso em 10 s e o atleta B em 50 s.

 


 

Caracterização de movimentos uniformes

Gráficos posição-tempo

1. Observa o gráfico seguinte relativo a dois automóveis, A e B.

Associa as frases da coluna I ao respetivo automóvel na coluna II.

1. Completa o seguinte texto.

Um ____ posição-tempo, x = f (t), indica-nos em cada ____, t, a posição, x, onde se encontrava o corpo no seu ___. Nestes gráficos, o eixo ____ corresponde à ____ ocupada pelo corpo e o eixo ____ corresponde ao tempo.

2. Na tabela estão registadas as posições ocupadas por um corpo, relativamente a um referencial, em diferentes instantes, numa trajetória retilínea. Analisa-a e responde às questões.

2.1 Determina a rapidez média do corpo nos 30 segundos de movimento.

2.2 Admitindo que a rapidez média do movimento se mantinha, determina:

a) a distância percorrida pelo corpo durante 50 s;

b) o tempo que o corpo levaria a percorrer uma distância de 660 m.

2.3 Refere, justificando, em que intervalo de tempo, [0; 5] s ou [25; 30] s, foi o movimento do corpo mais rápido.

 

 

 

4. Considera o gráfico posição- tempo para um corpo que descreve uma trajetória retilínea.

4.1 Indica as abcissas correspondentes às posições inicial e final do corpo.

4.2 Indica em que instante a abcissa da posição do corpo é 36 m.

4.3 Classifica a afirmação que se segue em verdadeira ou falsa e justifica. A posição inicial do corpo coincide com a origem do referencial.

4.4 Calcula a distância total percorrida pelo corpo.

4.5 Indica, justificando com cálculos, em qual dos intervalos de tempo [0; 4[ sou [ 4; 8[ s o corpo percorreu uma distância maior.

6. Um comboio viaja com velocidade constante de 180 km/h. Quanto tempo demora para percorrer 120 km?

6. Determina a rapidez média de um meio transporte, cujo horário está na figura seguinte na unidade SI e em km/h.

6. Um automóvel parte da posição A e percorre, em trajetória retilínea, 30 km para norte até à posição B. Vira à direita e percorre 20 km, em trajetória retilínea para este, até à posição C. Vira à direita e percorre 30 km em trajetória retilínea para sul, até à posição D.

6.1. Desenha a trajetória descrita pelo automóvel, relativamente a um referencial que coincide com o ponto A.

6.2. Determina a distância percorrida entre as posições:

a) A e B. ____

b) B e C. ____

 

c) C e D. ____

d) A e D. ____

 

 


 

3. O Afonso e o Ricardo apostaram uma ida ao cinema para quem completasse, em primeiro lugar, o percurso de 1,5 km entre as suas casas. O Afonso chegou 10 minutos após a partida e o Ricardo chegou com um atraso de 2 minutos relativamente ao seu amigo.

3.1 Calcula a rapidez média com que cada rapaz efetuou o percurso. Apresenta os teus resultados em unidades SI .

3.2 Sabendo que o Afonso aumentou a sua rapidez média em 50 %, calcula a distância que poderia percorrer em 12 minutos.

 

 

 

2. Das seguintes frases indica a verdadeira.

(A) A distância percorrida por um corpo, num dado intervalo de tempo, é tanto menor quanto maior a sua rapidez média.

(B) Quanto maior a distância percorrida por um corpo, para um mesmo intervalo de tempo, menor a sua rapidez média.

(C) Para um dado intervalo de tempo, quanto maior a distância percorrida por um corpo, maior a sua rapidez média.

(D) Quanto maior a rapidez média de um corpo, maior o intervalo de tempo necessário para que percorra uma dada distância.

2. Na tabela podes ver as sucessivas posições que um ciclista vai ocupando, ao longo do tempo, à medida que se aproxima, em linha reta, de um poste que se tomou como origem do referencial.

2.1. A partir dos dados da tabela constrói um gráfico posição-tempo, no qual se indiquem, em função do tempo, as posições sucessivamente ocupadas pelo ciclista no seu movimento.

2.2. Indica, a partir do gráfico:

2.2.1. a posição do ciclista nos seguintes instantes:

(A) t = 4 s

(B) t = 12 s

2.2.2. os instantes em que o ciclista se encontra nas seguintes posições:

(A) x = 14 m

(B) x = 8 m

2.3. Determina a distância percorrida, s, pelo ciclista no intervalo:

(A) de t =0 s a t = 12 s

(B) de t = 2 s a t = 4 s

2.4. Determina o deslocamento escalar, ∆x, do ciclista no intervalo:

(A) de t = 0 s a t = 14 s

(B) de t = 12 s a t = 14s

2.5. Justifica o facto de o valor do deslocamento escalar do ciclista, ∆x, poder ter dado negativo.

7. Durante a realização de uma experiência no laboratório, um grupo de alunos verificou que, entre os instantes 2 s e 10 s, a velocidade de um carrinho varia entre 3 m/s e 11 m/s.

Calcula o valor da aceleração desse movimento.

7. Um aluno saiu de casa às 8 h 2 min para entrar na escola às 8 h 30 min. Percorreu 800 m até à entrada da escola, depois andou mais 50 m até chegar ao pavilhão gimnodes­portivo. Chegou 5 min atrasado.

Qual foi a sua rapidez média?

 

5. Efetua todas as associações corretas entre as situações de um corpo referidas na coluna I e os gráficos posição-tempo da coluna II.


 

7. O João saiu de casa, foi direto à casa do Rui e de seguida foi à biblioteca. O gráfico traduz as posições ocupadas pelo João no percurso que efetuou, em função do tempo.


 

7.1. Indica:

a) o tempo que o João demorou a chegar à casa do Rui;

b) os intervalos de tempo em que o João esteve parado;

c) o tempo total em que o João esteve parado;

d) as posições em que parou;

e) o tempo que o João demorou a chegar à biblioteca;

f) a distância percorrida pelo João.

7.2. Calcula a rapidez média do João até chegar à biblioteca.

 

 

3. As imagens seguintes retratam quatro situações distintas. Em cada uma estão representadas duas posições sucessivas de um veículo e respetiva velocidade. Assinala a(s) situação(ões) em que a velocidade é constante.

3. Considera o seguinte gráfico posição-tempo que diz respeito ao movimento de um corpo que se move em linha reta segundo o eixo dos xx.

3.1. Indica, a partir do gráfico:

3.1.1. a posição do corpo nos seguintes instantes:

3.1.2. a posição do corpo no intervalo de tempo [ 4; 8] s;

3.1.3. os instantes em que o corpo passa na posiçãox= 9 m.

3.2. Em que instante o corpo inverteu o sentido do seu movimento? Justifica.

3.3. Determina a distância percorrida pelo corpo nos seguintes intervalos de tempo:

(A) [0; 4] s

(B) [4; 8] s

(C) [8; 12] s

(D) [12; 22] s

(E) [0; 22] s

3.4. Determina o valor do deslocamento do corpo nos seguintes intervalos de tempo:

(A) [0; 4] s

(B) [ 4; 8] s

(C) [8; 12] s

(D) [12; 22] s

(E) [0; 22] s

1. Completa os diagramas I e li escrevendo nos espaços as designações corretas.

1. Um automóvel percorreu, numa estrada retilínea e com velocidade constante, uma distância de 2,5 km em 3 minutos. Caracteriza o vetor velocidade em cada instante.

 

 

8. O condutor de um automóvel, que se deslocava a uma velocidade de 54 km/h, acionou os travões e parou em 4 s.

8.1 Nas condições referidas, determina a aceleração média imprimida pelos travões ao automóvel.

8.2 Admitindo que essa aceleração é constante, quanto tempo demoraria o condutor a imobilizar o seu automóvel se seguisse com uma velocidade de 90 km/h?

8. Um condutor cumpridor do código da estrada fez viagens entre duas cidades, ora por um itinerário principal (IP), ora por uma autoestrada (AE).

Numa viagem, A, percorreu 200 km e demorou duas horas e trinta minutos. Noutra viagem, B, percorreu 180 km e demorou uma hora e quarenta e cinco minutos. Faz corresponder cada viagem, A e B, às estradas IP e AE. Justifica a tua escolha.

 

 

8. Considera a figura que representa o gráfico da posição em função do tempo, para o movimento retilíneo de um determinado corpo.


 

8.1. Indica dois intervalos de tempo em que o corpo esteve em repouso.

8.2. Calcula o valor da rapidez média nos primeiros trinta segundos de movimento.

8.3. Indica a distância percorrida nos 180 segundos de movimento.

 

 

4. Observa as seguintes imagens e representa o vetor velocidade do veículo vermelho em cada uma delas.

1. Numa viagem do Porto a Lisboa, um automóvel percorreu, na autoestrada, 36 km em 15 min.

Determina, em quilómetros por hora, a rapidez média do automóvel e discute se o condutor terá, ou não, respeitado o limite de velocidade, sabendo que, neste caso, esse limite é de 120 km/h. Apresenta todas as etapas de resolução.

9. Qual é a diferença entre um movimento acelerado e um movimento retardado?

9. A Estação Espacial Internacional (ISS) roda em torno da Terra com uma rapidez média de 28 000 km/h.

   

a. Que distância percorre a ISS:

i) durante duas horas?

ii)  num dia?

b. O raio da Terra é 6300 km e a ISS orbita a 400 km de altitude, descrevendo uma trajetória praticamente circular. Relembrando os teus conhecimentos de matemática, calcula:

i) o raio da órbita da trajetória circular da ISS em torno da Terra;

ii) a distância percorrida pela ISS durante uma volta completa.

iii) o intervalo de tempo que demora uma volta completa da ISS em torno da Terra.

1. A rapidez média, grandeza que se relaciona com a distância percorrida e o intervalo de tempo gasto no percurso, indica se um movimento é muito ou pouco rápido, num certo intervalo de tempo.

1.1 Completa a tabela que se segue calculando os valores correspondentes às letras A, B e C.

1.2 Considera a seguinte situação:

Um veículo desloca-se numa estrada durante 2,5 horas. Na primeira hora percorre 60 km, na segunda hora percorre 80 km e na última meia-hora percorre 45 km.

1.2.1 Calcula a rapidez média de todo o percurso.

1.2.2 Justifica, com cálculos, a seguinte afirmação verdadeira. O movimento do veículo foi mais rápido na última meia-hora do percurso.

2. Observa a figura, que traduz o movimento de dois automóveis, A e B, que seguem na mesma estrada.

As velocidades dos automóveis são constantes durante o intervalo de tempo considerado e o módulo da velocidade do automóvel A é duplo do módulo da velocidade do automóvel B.

2.1 Completa as frases que se seguem.

A. As velocidades dos automóveis A e B têm a mesma ____, mas _____ oposto.

B. Para o mesmo intervalo de tempo, a distância que o automóvel A percorre ____ é da distância que o automóvel B percorre.

2.2 Sabendo que o módulo da velocidade do automóvel B é 15 m/s, determina a distância que o automóvel A percorre em 10 s.

2.3 Admitindo que os automóveis se cruzam, determina, a partir desse instante, a distância entre os dois automóveis ao fim de 10 s, supondo que a sua velocidade se mantém constante.

 

9. A Maria combinou encontrar-se à porta da escola com a Paula. A Maria, que mora a 450 m da escola, saiu de casa às 8 h e demorou 15 mina chegar à escola.

A Paula deslocou-se à mesma rapidez média da Maria e mora a 600 m da escola.

Indica a que horas a Paula teve de sair de casa para chegar a horas ao encontro.

 

 

5. Um veículo percorreu uma distância de 350 km em quatro horas. Determina:

5.1. a rapidez média do veículo em km/h;

5.2. a rapidez média do veículo em unidades SI.

2. O Francisco, que vive no Porto, está a organizar uma viagem de comboio a Lisboa e, para isso, consulta os horários de quatro comboios de longo curso que se encontram na figura.


 

2.1. Indica a hora de partida prevista do comboio n.º 180 da estação de Porto-Campanhã.

2.2. Indica a hora de partida prevista do comboio n.º 120 da estação de Aveiro.

2.3. Considera o percurso Porto-Campanhã - Lisboa-Oriente.

2.3.1. Qual dos comboios efetua mais paragens no referido percurso?

2.3.2. lndica,justificando, qual dos comboios é, em média, o mais lento e qual é o mais rápido.

2.3.3. Determina, em unidades SI, a rapidez média do comboio n.º 520 no referido percurso, considerando que o comprimento da trajetória descrita pelos comboios entre as duas estações é de 307 km. Apresenta todas as etapas de resolução.

2.3.4. Determina, em unidades SI, a rapidez média do comboio n.º 130 no mesmo percurso.

Apresenta todas as etapas de resolução.

2.3.5. Será que os comboios andaram sempre à mesma velocidade? Justifica.

 

10. O gráfico da fig.1 indica a posição de um corpo, ao longo do tempo, numa trajetória retilínea.

10.1 Indica:

- a posição inicial do corpo

- a posição no instante 1 s

- o sentido em que se efetua o movimento

10.2 Calcula a velocidade com que o corpo se desloca.

10.3 Determina a posição do corpo no instante t = 20 s.


 

3. Observa os gráficos, que descrevem o movimento, numa trajetória retilínea, de dois automóveis, A e B.

Justifica que ambos descrevem um movimento uniforme.

 

10. No gráfico estão representadas as posições em função do tempo, de dois atletas A e B.


 

Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F), justificando.

(A) Os dois atletas partem da mesma posição.

(B) Os atletas encontram-se na posição 300 m.

(C) Os dois atletas movimentam-se no mesmo sentido da trajetória.

(D) Os dois atletas percorrem a mesma distância no mesmo intervalo de tempo.

(E) Os dois atletas movimentam-se em trajetórias retilíneas.

 

2. A Marta observa o gráfico posição-tempo traçado pelo Rui para um veículo que descreve uma trajetória retilínea durante 2 min.

2.1 A Marta fez imediatamente a seguinte afirmação:

"O gráfico não pode referir-se a um veículo cuja trajetória é retilínea." Indica, justificando, se a Marta pode tirar esta conclusão a partir do gráfico.

2.2 Calcula a rapidez média do veículo no intervalo de tempo total considerado.

2.3 Indica, justificando, sem efetuar cálculos, em qual dos intervalos de tempo [0; 20[ s ou [100; 120[ s o movimento do veículo foi mais rápido.

 

1. Observa o gráfico posição-tempo referente ao percurso retilíneo de um corpo.

a. Qual é a posição do objeto no instante inicial?

b. Qual é a posição do objeto ao fim de 8s?

c. Quanto tempo está o corpo em movimento em todo o percurso?

d. Quanto tempo esteve o corpo parado, em todo o percurso?

e. Que distância percorre o corpo em todo o movimento?

f. Em que intervalo de tempo foi maior a rapidez média?

g. Determina a rapidez média de todo o percurso!

 

 

 

6. Um veículo deslocava-se numa trajetória retilínea com uma rapidez média de 5 m/s, quando se inicia a contagem do tempo. Um segundo veículo iniciou o seu movimento posteriormente, tendo alcançado o primeiro ao fim de algum tempo.

6.1. Observa os seguintes gráficos posição-tempo e identifica o que corresponde à descrição do movimento.

6.2. Atendendo à situação descrita, indica qual a posição em que os veículos se encontraram.

6.3. Determina a rapidez média do veículo B do gráfico B.

3. Na figura podes-ver a trajetória curvilínea descrita por um corpo que se desloca, sem parar, entre o ponto A, na posição x = - 6, e o ponto B, na posição x = 6.


 

3.1. Considerando que o comprimento da trajetória é de 15 m, indica a distância percorrida pelo corpo entre os pontos A e B.

3.2. Determina o valor do deslocamento do corpo entre os pontos A e B. Apresenta todas as etapas de resolução.

3.3. Qual é a direção e o sentido do deslocamento?

3.4. Representa, na figura, a velocidade instantânea do corpo nos pontos P e Q.

3.5. Sabendo que o corpo demorou 10 s a deslocar-se do ponto A para o ponto B, determina a sua rapidez média e o valor da sua velocidade média. Apresenta todas as etapas de resolução.

1. Observa o gráfico, que traduz o movimento de um corpo numa trajetória retilínea, sem nunca ter invertido o sentido do movimento.


 

1.1. Determina o valor da aceleração média durante os 8 segundos.

1.2. Determina graficamente a distância percorrida pelo corpo.

1.3. Determina a rapidez média do corpo ao fim de 8 s de movimento.

 

 

 

 

1. Num trajeto retilíneo, sem inversão do movimento, e durante 50 segundos, um autocarro percorre, em cada 10 segundos, 150 metros, mantendo constante a sua velocidade. Considera que, no instante inicial, o autocarro se encontrava na posição 0 metros.

1.1 Traça em papel milimétrico o gráfico que representa a posição do autocarro ao longo do intervalo de tempo considerado.

1.2 Identifica o tipo de movimento do autocarro.

1.3 Determina a distância percorrida pelo autocarro durante todo o trajeto.

1.4 Determina o valor da rapidez média do autocarro.

1.5 Representa em papel milimétrico o gráfico velocidade-tempo para o movimento descrito.

1.6 Refere qual é o va lor da velocidade no instante t = 40 segundos. Justifica a tua resposta.

1.7 Determina graficamente o valor da distância percorrida pelo autocarro e compara o valor obtido com o da questão 1.3.

 

11. O gráfico da fig. 2 representa a variação da velocidade ao longo do tempo de um objeto em movimento segundo uma trajetória retilínea.

11.1 Classifica as afirmações que se seguem em verdadeiras ou falsas, e justifica.

A. A velocidade no instante inicial é nula.

B. O movimento descrito é retilíneo e uniforme.

C. No instante 2,5 s, o valor da velocidade é 10 m/s.

D. O movimento faz-se no sentido positivo da trajetória.

11.2 Calcula a aceleração média do movimento do objeto.

11.3 Calcula a distância percorrida pelo objeto durante os primeiros 5 s.

2. O Jorge sai de casa às 8h10 min e vai para a escola, seguindo uma trajetória retilínea. A tabela seguinte regista os dados relativos ao seu movimento casa-escola.

a. Qual é a distância da casa à escola?

b. A que horas o Jorge chegou à escola?

c. Esboça o gráfico posição-tempo para este movimento, exprimindo o tempo em segundos.

d. Calcula a rapidez média do Jorge nos primeiros quatro minutos, em km/h.

 

3. A velocidade é uma grandeza física caracterizada por direção, sentido, ponto de aplicação e valor.

Considera as situações I, II, III e IV.

I- Autocarro num troço retilíneo da estrada, cujo velocímetro indica sempre o mesmo valor.

II- Vaso que cai da janela verticalmente com movimento acelerado.

III- Carrinho numa pista circular com movimento uniforme.

IV- Bola de basquete que é atirada ao cesto com movimento retardado.

3.1 Para cada uma das situações, representa na respetiva figura os vetores velocidade nos pontos indicados.

3.2 Classifica a afirmação seguinte em verdadeira ou falsa e justifica. Das situações referidas há duas em que a velocidade é sempre igual.

7. O relógio da Torre Abraj AI Bait, na cidade de Meca, Arábia Saudita, possui um mostrador com 46 m de diâmetro, um dos maiores do Mundo. O ponteiro dos minutos tem 22 m de comprimento e o ponteiro das horas 17 m.

7.1. Calcula a distância percorrida por um ponto da extremidade do ponteiro dos minutos no intervalo de uma hora (3600 s). (Perímetro de uma circunferência: P = 2πr)

7.2. O ponteiro das horas percorre 53,4 m em seis horas.

7.2.1. Classifica a sua trajetória.

7.2.2. Determina a sua rapidez média em unidades SI.

7.2.3. Determina a sua rapidez média em cm/s.

 

 

 

2. Um automóvel que se deslocava numa estrada retilínea a uma velocidade de 72 km/h aumentou a sua velocidade, atingindo 110 km/h ao fim de 6 segundos.

2.1. Calcula o valor da aceleração média do automóvel.

2.2. Determina a distância percorrida pelo automóvel durante esse tempo.

 

 

1. Considera o gráfico posição-tempo, que diz respeito ao movimento de dois comboios, A e B, que se movem em linha reta segundo a direção do eixo dos xx, mas em sentidos opostos.


 

1.1. Indica, por análise do gráfico, qual o sentido do movimento de cada um dos comboios relativamente ao sentido do eixo dos xx.

1.2. Considera o movimento do comboio A.

1.2.1. Determina o valor da velocidade média do comboio A nos seguintes intervalos de tempo:

(A) [0; 15] s

(B) [15; 25] s

(C) [25; 35] s

1.2.2. Qual é, neste caso, o significado físico do sinal associado ao valor da velocidade do comboio?

1.2.3. Que tipo de movimento descreve o comboio A no intervalo [0; 35] s? Justifica.

1.3. Considera o movimento do comboio B.

1.3.1. Determina o valor da velocidade média do comboio B nos seguintes intervalos de tempo:

(A) [0; 15] s

(B) [15;25]s

(C) [25; 35] s

1.3.2. Que tipo de movimento descreve o comboio B no intervalo [0; 35] s? Justifica.

 

12. O gráfico da fig. 3 diz respeito à variação da velocidade de um objeto em movimento segundo uma trajetória retilínea.

12.1 Indica:

- a velocidade inicial do corpo

- a velocidade no instante 3 s

12.2 Classifica, justificando, o movimento do corpo.

12.3 Calcula a aceleração do movimento.

12.4 Calcula a distância percorrida pelo corpo durante os 6 s de movimento.

12.5 Determina a rapidez média deste movimento.

 

4. Observa o gráfico velocidade-tempo de um corpo que segue numa trajetória retilínea.

4.1 Justifica a seguinte afirmação verdadeira.

O corpo parte do repouso e ao fim de 1 minuto fica de novo em repouso.

4.2 Indica em que intervalos de tempo o corpo tem movimento retilíneo:

4.2.1 acelerado;

4.2.2 retardado;

4.2.3 uniforme.

1. Um condutor circulava a 60 km/h quando se apercebeu de que um peão estava a atravessar a estrada.

Travou bruscamente e imobilizou o automóvel ao fim de 3,5 segundos.

Caracteriza o vetor aceleração média.

3. O gráfico representa a variação de velocidade de um automóvel animado de movimento retilíneo.


 

3.1. Determina o valor da aceleração média no intervalo de tempo [10; 20] s.

3.2. Calcula a distância percorrida pelo automóvel nos primeiros vinte segundos do seu movimento.

3.3. Em que intervalo(s) de tempo a aceleração é nula? Justifica.

3.4. Classifica o tipo de movimento do automóvel, em cada um dos intervalos de tempo.

 

 

3. Qual das seguintes afirmações é verdadeira?

A.  A velocidade é uma grandeza física que se caracteriza apenas por um valor.

B.  A rapidez média define-se num instante e a velocidade define-se num intervalode tempo, embora se exprimam nas mesmas unidades.

C. O sentido do vetor velocidade indica o sentido do movimento.

D. O valor da velocidade é indicado no conta-quilómetros de um carro.

 

 


 

 

4. O gráfico v = f(t) traduz o movimento de um automóvel que descreve uma trajetória retilínea.


 

4.1. Indica o tipo de movimento do automóvel nos troços:

4.2. Calcula o valor da aceleração média do automóvel nos seguintes intervalos:

a) [40; 50] s

b) [70; 90] s

4.3. Determina a distância percorrida pelo corpo nos últimos 30 s.

4.4. Indica o(s) intervalo(s) de tempo em que:

a) a aceleração tem sentido contrário ao da velocidade;

b) a aceleração tem valor nulo;

c) a distância percorrida é diretamente proporcional ao tempo;

d) o corpo esteve em repouso.

 

 

 

 

2. Analisa a tabela seguinte, na qual estão registados os valores da velocidade de um veículo, em diferentes instantes.

2.1 Traça em papel milimétrico o gráfico velocidade-tempo para o movimento descrito.

2.2 Caracteriza o vetor aceleração média nos intervalos de tempo [0; 10] segundos, [20; 30] segundos e [60; 70] segundos.

2.3 Indica, justificando, os intervalos de tempo em que o corpo pode ter movimento:

a) uniforme;

b) acelerado;

c) retardado.

 

 

Movimentos retilíneos variados

1. Para cada um dos três esquemas que se seguem:

· começa por completar a classificação do movimento, tendo em conta a representação da velocidade na respetiva imagem;

· escreve nos três retângulos seguintes as designações corretas, usando a chave:

1. Classifica as seguintes frases de verdadeiras (V) ou falsas (F).

(A) Um movimento retilíneo será uniforme se o valor da velocidade variar uniformemente.

(B) Um movimento será uniformemente variado se a aceleração num qualquer instante for igual à aceleração média.

(C) Um movimento retilíneo será uniforme se o valor da velocidade for constante.

(D) Num movimento retilíneo uniformemente acelerado a aceleração média tem sentido oposto à velocidade.

(E) Num movimento retilíneo uniformemente retardado a aceleração média tem sentido oposto à velocidade.

2. O seguinte gráfico velocidade-tempo mostra como varia o valor da velocidade de um corpo quando se desloca em linha reta, no intervalo de tempo [0; 14] s.


 

Indica, justificando, o tipo de movimento descrito pelo corpo em cada um dos seguintes intervalos de tempo:

(A) [0; 2] s

(B) [2; 4] s

(C) [4; 6] s

(D) [6; 8] s

(E) [8; 12] s

(F) [12; 14] s

2. A imagem seguinte retrata uma situação em que um veículo é obrigado a reduzir a sua velocidade.

Representa a velocidade e a aceleração do veículo durante a travagem.

 


 

 

5. O Ferrari GTO, após o arranque, demora 5,6 s a atingir a velocidade de 100 km/h.

5.1. a sua velocidade em unidades SI;

5.2. o valor da aceleração média do Ferrari.

 

 

1. O João está dentro de uma carrinha de caixa aberta a brincar com uma bola que lança ao ar na vertical, e a Maria está a observá-lo do passeio (fig. 1).

O João e a Maria veem a mesma trajetória descrita pela bola? Justifica, descrevendo como é a trajetória observada por cada um.

4. Os vetores seguintes representam velocidades

Indica um vetor que represente:

a. a velocidade de um carro que viaja da direita para a esquerda numa estrada plana; _____________

b. a velocidade de uma bola a cair das mãos de uma pessoa; ____________

c. a velocidade de um rapaz que está a trepar por uma corda; ______________

d. a velocidade de um atleta que corre da esquerda para a direita numa estrada plana. ___________

 

 

2. Completa o diagrama escrevendo nos espaços as designações corretas.

 

1. Observa o gráfico velocidade-tempo, que descreve o movimento de um corpo durante 20 segundos, numa trajetória retilínea.

1.1 Identifica, justificando, o tipo de movimento que o corpo possui.

1.2 Determina a distância percorrida pelo corpo:

a) nos primeiros 5 segundos de movimento;

b) nos primeiros 10 segundos de movimento.

1.3 Refere se o corpo percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. Justifica a tua resposta.

 

6. O gráfico representa a variação do valor da velocidade, em função do tempo, dos automóveis A e B, que se deslocam com movimento retilíneo.


 

6.1. Atendendo às informações que o gráfico fornece sobre os primeiros 5,0 s de movimento, podemos afirmar que:

(Seleciona a(s) opção(ões) correta(s).)

(A) Os automóveis A e B partem da mesma posição.

(B) O automóvel A permaneceu parado e o automóvel B efetuou uma travagem.

(C) O automóvel A manteve o valor da velocidade e o automóvel B efetuou uma travagem.

6.2. Calcula o valor da aceleração média para cada um dos automóveis.

6.3. Completa a frase:

"Durante os 5,0 s de movimento, o automóvel A percorreu ____ metros e o automóvel ____ metros."

 

 

3. Associa o tipo de movimento referido na coluna I com a forma como varia o valor da velocidade (coluna II), o gráfico velocidade-tempo (coluna III) e a representação da velocidade e da aceleração (coluna IV).

3. Considera o seguinte gráfico posição-tempo que diz respeito ao movimento de um corpo que se move em linha reta segundo a direção do eixo dos xx.


 

Indica o tipo de movimento descrito pelo corpo em cada um dos seguintes intervalos de tempo:

(A) [0; 1] s

(B) [1; 3] s

(C) [3; 5] s

(D) [5; 8] s

2. Uma condutora de um automóvel foi mandada parar pela brigada de trânsito numa autoestrada, por seguir em excesso de velocidade (acima de 120 km/h) . A condutora, em sua defesa, alegou que tinha saído de casa há meia hora e que só tinha percorrido 50 km.

2.1 Com base nas informações dadas pela condutora , calcula a rapidez média a que viajava.

2.2 Parece-te que a condutora está correta na sua justificação para não ter ultrapassado o limite de velocidade? Comenta a sua afirmação.

5. Em qual das situações a velocidade de um automóvel não se altera?

A.  Move-se com o condutor a pôr o pé no travão.

B.  Move-se numa rotunda com o velocímetro sempre a indicar 30 km/h.

C.  Move-se num troço retilíneo de uma estrada, oscilando o ponteiro do velocí­metro de 20 km/h para 50 km/h.

D.  Move-se num troço retilíneo da autoestrada, sempre a 100 km/h.

1. Há movimentos em que a velocidade varia e outros em que é constante.

1.1 Indica em que situações ocorre variação de velocidade nos movimentos retilíneos.

1.2 Explica porque se pode afirmar que nos movimentos curvilíneos há sempre variação develocidade.

1.3 Nos movimentos retilíneos em que a velocidade varia é possível falar de aceleração média.

1.3.1 Calcula o valor da aceleração média do movimento retilíneo de um corpo cuja velocidade aumentou de 10 m/s para 18 m/s durante 2s.

1.3.2 Tendo em conta o valor anteriormente obtido, classifica o movimento em acelerado ou retardado durante os 2 s. Justifica.

 

2. Observa o gráfico, que mostra a variação do valor da velocidade de um corpo ao longo do tempo, numa trajetória retilínea.

2.1 Identifica o intervalo de tempo em que:

a) o movimento foi retilíneo uniforme;

b) o movimento foi retilíneo uniformemente acelerado;

c) o movimento foi retilíneo uniformemente retardado;

d) a velocidade aumentou.

2.2 Determina o valor da aceleração média no primeiro segundo de movimento.

2.3 Determina a distância percorrida pelo corpo durante os 10 segundos de movimento.

 

7. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F), corrigindo as falsas sem recorrer à forma negativa.

(A) Um movimento retilíneo uniformemente retardado não tem aceleração.

(B) A aceleração média é uma grandeza física escalar.

(C) No movimento retilíneo uniforme, a velocidade mantém-se constante.

(D) A unidade SI de velocidade é o km/h.

(E) As grandezas físicas escalares ficam perfeitamente definidas através da indicação do seu valor numérico acompanhado da respetiva unidade.

 

 

4. Observa a seguinte figura onde estão representadas as sucessivas posições ocupadas por um atleta em intervalos de 1 s.

4.1. Com recurso à informação da figura elabora o gráfico velocidade-tempo deste movimento.

4.2. Indica quanto aumentou o valor da velocidade em cada segundo ( ∆t = 1 s).

4.3. Calcula o valor da aceleração média do atleta para o intervalo considerado.

 

3. Analisa atentamente as imagens da fig. 2.

3.1 Classifica, justificando, os movimentos representados nas fotos em acelerados, retardados ou uniformes.

3.2 Esboça um gráfico que represente como varia a velocidade ao longo do tempo em cada um dos movimentos.

6. Observa a figura referente ao movimento de um carro e de uma bailarina.

a. Classifica o movimento de cada corpo relativamente ao tipo de trajetória.

b. Traça o vetor velocidade nos pontos A, B. C e D das figuras, sabendo que o valor marcado no velocímetro do carro é cada vez maior e que a velocidade da bai arina tem o mesmo valor nos dois pontos marcados.

 

 

2. Os valores indicados na tabela, que está incompleta, referem-se a três movimentos retilíneos diferentes.

2.1 Atendendo apenas aos valores da tabela, explica como classificas os movimentos do corpo que sobe a rampa e do corpo que se move horizontalmente, nos correspondentes intervalos de tempo.

2.2 Indica o significado dos valores:

2.2.1 -3 m/s2 para o corpo que se move horizontalmente;

2.2.2 4 m/s2 para o corpo que desce uma rampa.

2.3 Completa a tabela calculando os valores correspondentes às letras A, B e C.

 

1. Observa o gráfico, que representa a variação da velocidade de um automóvel ao longo do tempo, numa trajetória retilínea.

 

1.1 Identifica o intervalo de tempo em que o carro esteve animado de um movimento retilíneo uniforme. Justifica a tua resposta.

1.2 Caracteriza a aceleração do automóvel no intervalo de tempo [0; 10] s.

1.3 Caracteriza o movimento do automóvel no intervalo de tempo [0; 10] s.

1.4 Refere qual dos gráficos, A ou B, se pode considerar uma representação válida para a aceleração do automóvel , no intervalo de tempo [35; 50] segundos. Justifica a tua resposta.

 

1.5 Determina a distância que o automóvel percorreu no intervalo de tempo [35; 50] segundos.

 

8. O gráfico da figura apresenta a variação do valor da velocidade, em função do tempo, de um automóvel que se desloca ao longo de uma trajetória retilínea.


 

8.1. Indica um intervalo de tempo durante o qual:

a) o automóvel se desloque com movimento retilíneo uniforme;

b) o automóvel se desloque com movimento retilíneo uniformemente acelerado;

c) o automóvel se desloque com movimento retilíneo uniformemente retardado;

d) a aceleração é nula.

8.2. Calcula o valor da aceleração no intervalo de [5,10] s.

 

3. Observa o gráfico velocidade-tempo para um corpo com movimento retilíneo.

3.1 Indica os valores da velocidade inicial e final do corpo.

3.2 Classifica o movimento retilíneo deste corpo.

3.3 Calcula o valor da aceleração média do corpo.

 

1. Completa o seguinte texto.

(A) Numa trajetória curvilínea, a direção da velocidade, que é ____ à trajetória em cada ____ , está continuamente a ___.

(B) Numa trajetória ____, como, por exemplo, aquela que é descrita por um corpo quando o deixamos cair verticalmente, mesmo que não ocorra mudança de ____ na velocidade, que coincide com a direção da ____, certamente que o ____ da velocidade é alterado.

5. Um automóvel de corrida que parte do repouso demora ∆t = 3,5 s para atingir a velocidade de 100 km/h.

5.1 . Calcula o valor da velocidade final em unidades SI.

5.2. Calcula o valor da aceleração média do automóvel em unidades SI.

2. Nas revistas e catálogos de automóveis é frequente aparecer um parâmetro, designado por "aceleração 0-100 km/h': que indica o intervalo de tempo mínimo que um automóvel demora a atingir, a partir do repouso, a velocidade de 100 km/h.

Assim, quando se diz que um automóvel tem uma "aceleração 0-100 km/h" de, por exemplo, 15 s, isto significa que esse automóvel demora 15 s a alterar o valor da sua velocidade de 0 km/h para 100 km/h. Nota que este conceito de aceleração é diferente do conceito de aceleração utilizado em Física.

A seguinte tabela mostra a "aceleração 0-100 km/h" de três automóveis diferentes.

 

2.1. Qual dos três automóveis é capaz de alterar o valor da sua velocidade de 0 a 100 km/h mais rapidamente? Justifica.


 

2.2. Qual dos três automóveis tem menor aceleração? Justifica.

2.3. Qual é a unidade de aceleração no Sistema Internacional, SI?

2.4. Determina o valor da aceleração média que cada um dos automóveis pode atingir em unidades SI. Apresenta todas as etapas de resolução.

 

 

9. Num estudo sobre as características de diversos automóveis publicado numa revista da especialidade, pode ler-se a seguinte afirmação:


 

9.1. O valor a que o jornalista se pretende referir é:

(A) 2,99 m/s

(C) 2,99 x 103 m/s2

(B) 1,08 m/s2

(D) 1,08 x 104 m/s2

9.2. O gráfico seguinte representa o modo como a velocidade de um automóvel varia durante um pequeno percurso, numa pista retilínea.


 

Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).

(A) O automóvel teve movimento retilíneo uniforme durante 16 s.

(B) A aceleração inicial do automóvel tem o valor de 8,0 m/s2.

(C) O espaço percorrido com movimento uniforme é 128 m.

(D) O automóvel parou ao fim de 70 s.

(E) O automóvel esteve parado entre o 10.0 e o 26.0 segundo.

(F) O automóvel teve um movimento uniformemente acelerado entre o 10.º e o 26.º segundo.

 

 

6. A figura seguinte representa as sucessivas posições de um automóvel e de um camião em intervalos de tempo de valor ∆t = 1 s durante parte do seu movimento numa autoestrada.

O camião percorre distãncias iguais em intervalos de tempo iguais.

6.1. Completa a tabela com as posições ocupadas pelos dois veículos.

6.2. Calcula a rapidez média do camião.

6.3. Indica, justificando, qual dos veículos foi mais rápido.

6.4. Sabendo que a velocidade do automóvel no instante inicial era de 15 m/s e que na última posição observada o velocímetro indicava o valor de 24 m/s, calcula a sua aceleração média em unidades SI.

6.5. Com base na resposta à alínea anterior, completa a tabela seguinte com os valores da velocidade e da aceleração do automóvel em cada um dos instantes representados. Considera que a aceleração permaneceu constante.

 

4. Os movimentos retilíneos em que o valor da aceleração é constante num certo intervalo de tempo chamam-se uniformemente variados.

4.1 Completa a frase que se segue substituindo os números pelas designações corretas.

Um movimento retilíneo é uniformemente acelerado num certo intervalo de tempo se o valor da aceleração é (1) e (2), sendo igual ao valor da (3).

4.2 Um veículo que seguia à velocidade de 5 m/s aumenta a velocidade para 33 m/s, com aceleração constante, durante 7 s. De seguida reduziu este valor da velocidade para 9 m/s, também com aceleração constante, durante 6 s.

Representa na figura que se segue:

(i) possíveis vetores velocidade nos instantes 0 s, 7 se 13 s;

(ii) possíveis vetores aceleração nos instantes 5 s e 10 s.

4.3 Observa atentamente os gráficos que se seguem, correspondentes a movimentos numa trajetória retilínea.

Seleciona os gráficos que correspondem a movimento retilíneo:

4.3.1 uniforme; 

4.3.2 uniformemente retardado;

4.3.3 uniformemente acelerado.

1. Na tabela apresentam-se as distâncias mínimas de segurança para diferentes velocidades de circulação relativas a veículos ligeiros. Analisa-a e responde às questões.

 

1.1 Estabelece-uma relação entre a velocidade de circulação dos veículos e a distância de segurança.

1.2 Explica o aumento da distância de segurança, em condições atmosféricas adversas.

1.3 A distância de segurança, para um veículo pesado de mercadorias que circula a uma velocidade de 80 km/h em condições atmosféricas normais, deve ser maior ou menor do que 49,2 m?

1.4 Enumera três fatores de que depende a distância de travagem.

1.5 Sabendo que as distâncias referidas na tabela dependem do tempo de reação do condutor e da distância de travagem:

a) refere alguns fatores que contribuem para o aumento do tempo de reação do condutor;

b) explica a diferença entre distância de travagem e distância de segurança.

1. Seleciona a opção que completa corretamente a frase seguinte:

O movimento retilíneo de um objeto é _____ se a sua velocidade  _____, percorrendo distâncias ______ em cada segundo do movimento.

A.  acelerado ... se mantiver ... iguais

B. acelerado ... estiver a aumentar ...cada vez maiores

C. retardado  ... estiver a diminuir ... cada vez maiores

D. acelerado ... estiver a aumentar... cada vez menores

 

 

 

 

10. O gráfico representa a variação do valor da velocidade de um automóvel, animado de movimento retilíneo, durante 15 s.


 

10.1. Em que intervalo de tempo o automóvel manteve o valor da sua velocidade constante?

10.2. O automóvel terá estado parado em algum intervalo de tempo? Justifica.

10.3. Em que intervalo de tempo é nula a aceleração? Justifica.

10.4. Em que intervalo de tempo o automóvel travou? Justifica.

10.5. Calcula a distância percorrida pelo automóvel entre os instantes 7 e 13 segundos.

 

 

4. Considera o gráfico posição-tempo da fig. 3 que se refere ao movimento de um corpo segundo uma trajetória retilínea.

 

4.1 Determina a distância total percorrida pelo corpo no intervalo de tempo [0; 9,0] s.

4.2 O corpo esteve em repouso em algum intervalo de tempo? Justifica.

4.3 Calcula a velocidade com que o corpo se deslocou no intervalo de tempo:

- [0; 4,0] S;

- [6,0; 9,0] s.

Distância de segurança

 

1. Associa os elementos da coluna I às suas definições na coluna II.

3. Três nadadores, A, B e C, decidem-fazer uma competição numa piscina olímpica, cujo comprimento é de 50 m. Os seguintes gráficos mostram como variou a posição e o valor da velocidade de cada um dos nadadores à medida que atravessavam a piscina.


 

3.1. Indica a posição de cada um dos nadadores no instante t = 0 s.

3.2. Indica o instante em que cada um dos nadadores chega à posiçãox= 50 m.

3.3. Qual é o sentido do deslocamento de cada um dos nadadores?

3.4. Determina o valor da velocidade média de cada um dos nadadores. Apresenta todas as etapas de resolução.

3.5. Indica o valor da velocidade inicial de cada um dos nadadores.

3.6. Indica o valor da velocidade final de cada um dos nadadores.

3.7. Qual é o sentido da velocidade de cada um dos nadadores? Justifica.

3.8. Determina o valor da aceleração média de cada um dos nadadores. Apresenta todas as etapas de resolução.

3.9. Qual é o sentido da aceleração média de cada um dos nadadores?

3.10. Indica, justificando, o tipo de movimento descrito por cada um dos nadadores, relacionando os sentidos da velocidade e da aceleração.

1. Completa os diagramas I e II escrevendo nos espaços as designações corretas.

 

1. Analisa o gráfico, que representa a variação da velocidade de um veículo ligeiro de passageiros que circulava à velocidade de 100 km/h, em duas situações distintas.

1.1 Refere o tempo de reação do condutor.

1.2 Explica por que razão o tempo de reação é igual nas duas situações.

1.3 Identifica os intervalos de tempo em que o movimento é:

a) uniforme;

b) uniformemente variado.

1.4 Explica por que razão é a distância de paragem diferente nas duas situações apresentadas.

1.5 Determina a diferença na distância de paragem do veícu lo quando o piso está seco e quando está molhado.

 

11. O gráfico apresentado refere-se ao movimento de um ciclista numa estrada retilínea.


 

11.1. Indica os intervalos em que o ciclista:

a) acelerou;

b) travou;

c) manteve a mesma velocidade.

11.2. Calcula o valor da aceleração nos últimos 5 s.

11.3. Calcula a distância percorrida pelo ciclista nos primeiros 5 segundos do movimento.

 

 

 

4. Observa o gráfico do movimento retilíneo de um objeto num plano horizontal.

a. Classifica o movimento nos inter­valos de tempo correspondentes às regiões A. B.C e D do gráficos.

b. Indica em qualdas regiões do gráfico,A. B,C ou D, o objeto:

i) percorre distâncias cada vez menores no mesmo intervalo de tempo;                                                                                   

ii) não tem aceleração;   

iii) percorre distâncias iguais no mesmo intervalo de tempo;

c. Traça os vetores velocidade e aceleração média para o instante t = 7 s. sabendo que o objeto se move da direita para a esquerda.

d. Determina a rapidez média do objeto nos últimos 4 s do movimento.


 

9. Considera seguinte tabela:

9.1. Explica como varia a distância de reação com a velocidade.

9.2. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F).

(A) A distância de reação aumenta com o aumento do tempo de reação do condutor.

(B) A distância de reação varia apenas com o estado do piso onde o veículo circula.

(C) Quanto maior a distância de reação, maior será a distância de segurança rodoviária.

(D) O tempo de reação de um condutor não influencia a distância de travagem do veículo que ele conduz.

(E) A distância de travagem depende apenas do condutor.

2. Assinala a única frase verdadeira.

(A) A distância de reação depende apenas do tempo de reação.

(B) A distância de reação não depende da velocidade do veículo.

(C) A distância de travagem depende do tempo de reação.

(D) A distância de travagem será tanto maior quanto maior a velocidade do veículo.

 

2. O condutor de um camião de 8 toneladas de massa, que circulava a uma velocidade de 80 km/h, avista um obstáculo na estrada, a uma distância de 60 metros. O condutor, perplexo, demora 0,45 segundos a iniciar a imobilização do camião. Após 4 segundos, este para completamente.

2.1 Representa o gráfico velocidade-tempo para o movimento do camião.

2.2 Calcula a distância a que fica o camião do obstácu lo após a sua completa imobilização.

2. Observa o gráfico velocidade-tempo referente  ao movimento retilíneo de um aluno que se move no ginásio da escola.

a. Qual é a velocidade máxima do aluno, em km/h?

b. A cada elemento da coluna I associa um elemento da coluna II e um elemento da coluna IlI.

c. Calcula a aceleração média do movimento nos primeiros 5 s do movimento.

d. Qual dos seguintes pares de vetores pode representar os vetores  velocidade e aceleração média entre t = 12,5 s e t = 15 s?

 

2. Pinta com uma cor à escolha as áreas que correspondem à distância percorrida pelo corpo que realiza cada movimento durante 5 s.

 

3. Uma criança deixa cair uma bola de um escorrega.

A figura mostra a posição da bola sobre o escorrega em três instantes diferentes. O movimento da bola é uniformemente acelerado.

a. Qual é a aceleração média da bola nos três pri­meiros segundos de movimento?

b. Qual dos seguintes valores corresponde à aceleração em t = 6 s?

A. 2 m/s2                           B. 6 m/s2                        C. 0,5 m/s                   D. 3 m/s2

c. Qual é a velocidade da bola para t = 6 s?

d. Representa o vetor aceleração média nos três primeiros segundos.

e. Qual dos seguintes gráficos pode representar o movimento da bola?

                                

f. A distância percorrida pela bola, em cada segundo que passa (seleciona a opção correta):

A. ... é sempre igual.

B. ... aumenta.

C. ... diminui.

D. ... depende do ponto de onde a bola parte.


 

 

12. Observa atentamente os seguintes gráficos:


 

Indica, justificando, qual(ais) corresponde(em) a um movimento:

a) retilíneo uniforme;

b) retilíneo uniformemente acelerado;

c) retilíneo uniformemente retardado.

 

 

 

 

1. Um dos principais fatores que contribuem para a ocorrência de acidentes é a falta de manutenção da distância de paragem mínima para evitar colisões. Esta distância depende do tempo de reação do condutor e da distância de travagem.

1.1 Explica a diferença entre distância de reação e distância de travagem.

1.2 Refere dois fatores que condicionam o tempo de reação do condutor.

1.3 Enumera três fatores de que depende a distância de travagem.

8. Lê com atenção o seguinte texto:

Colisão com camião na A22 mata condutor

Excesso de velocidade aliado à alegada distração de um condutor pode estar na origem de um acidente, ocorrido na Via do Infante (A22). A vítima conduzia um ligeiro de mercadorias, que colidiu com a traseira de um veículo pesado que se encontrava na via. O condutor do veículo pesado havia parado minutos antes para prestar auxílio a uma mulher que se despistara e que sofreu ferimentos ligeiros.

O veículo pesado tinha os quatro piscas ligados, mas o seu condutor não tinha colocado o triângulo que alerta para a existência de perigo.

Jornal de Notícias, 9 de novembro de 2007 (adaptado)

8.1. Indica as causas prováveis do acidente referido no texto.

8.2. Explica a razão das referidas causas contribuírem para o acidente.

 

 

 

1. Três automóveis circulam numa autoestrada de três faixas de rodagem, em linha reta e no mesmo sentido. Em determinada altura, os condutores apercebem-se de que há um acidente e travam de modo a evitar uma colisão em cadeia.


 

O gráfico mostra, em função do tempo, o valor da velocidade de cada um dos automóveis A, B e C desde o instante em que os condutores se apercebem do acidente até ao instante em que conseguem imobilizar o respetivo automóvel.

1.1. Determina o valor da velocidade inicial de cada um dos automóveis em quilómetros por hora. Apresenta todas as etapas de resolução.

1.2. Indica o tempo de reação de cada um dos condutores.

1.3. Indica o tempo de travagem de cada um dos automóveis.

1.4. Determina, em unidades do Sistema Internacional, SI, a distância de reação de cada um dos automóveis. Apresenta todas as etapas de reso lução.

1.5. Atendendo à forma como foi calculada, indica de que depende a distância de reação.

1.6. Determjna, em unidades do Sistema Internacional, SI, a distância de travagem de cada um dos automóveis. Apresenta todas as etapas de resolução.

1.7. Atendendo à forma como foi calculada, indica de que depende a distância de travagem.

1.8. Determina a distância mínima a que cada um dos condutores deve estar do acidente de modo a evitar a colisão. Apresenta todas as etapas de resolução.

1.9. Classifica, justificando, o movimento de cada um dos automóveis durante o tempo de reação.

1.10. Indica o valor da aceleração dos automóveis durante o tempo de reação.

1.11. Classifica, justificando, o movimento de cada um dos automóveis durante o tempo de travagem.

1.12. O que podes dizer acerca do sentido do movimento e do sentido da aceleração dos automóveis durante o tempo de travagem?

1.13. Determina o valor da aceleração de cada um dos automóveis durante o tempo de travagem.

Apresenta todas as etapas de resolução.

3. Um veículo iniciou um movimento uniformemente acelerado partindo do repouso, tendo atingido a velocidade de 25 m/s em 4 s. Nos 4 s seguintes o movimento foi uniforme.

3.1. Constrói o gráfico relativo ao movimento descrito.

3.2. Determina a distância percorrida pelo veículo no intervalo de tempo relativo ao movimento uniformemente acelerado.

3.3. Determina a distância percorrida pelo veículo no intervalo de tempo relativo ao movimento uniforme.

3.4. Determina a distância percorrida pelo veículo durante a totalidade do movimento descrito.

2. Seleciona a opção que completa corretamente a frase seguinte:

Um movimento diz-se uniformemente ________ se a velocidade _______ e a aceleração, em cada instante,for sempre constante e _________ aceleração média.

A. acelerado ... aumentar ... diferente da

B. acelerado ... aumentar ... igual à

C. retardado ... diminuir ... igual à

D. retardado ... diminuir ...diferente da

 

1. Os movimentos retilíneos em que o valor da velocidade varia regularmente com o tempo são uniformemente variados.

1.1 Considera as tabelas de valores de velocidade e tempo para dois corpos, A e B, em movimento retilíneo.

1.1.1 Comprova a partir dos valores da tabela que o movimento do corpo A é uniformemente acelerado.

1.1.2 Atendendo aos valores da tabela, classifica o movimento do corpo A em uniforme, uniformemente acelerado ou uniformemente retardado.

1.1.3 Calcula o valor da aceleração do movimento do corpo B.

1.2 Observa os gráficos velocidade-tempo que se seguem, correspondentes a movimentos numa trajetória retilínea.

1.2.1 Classifica a afirmação que se segue em verdadeira ou falsa e justifica.

O movimento A é acelerado mas não é uniformemente acelerado.

1.2.2 Seleciona os gráficos que correspondem a:

(i) movimento retilíneo uniformemente acelerado;

(ii) movimento retilíneo uniforme;

(iii) movimento retilíneo uniformemente retardado.

2. Seleciona a opção correta.

A. Durante o tempo de reação, o veículo reduz bruscamente o valor da sua velocidade.

B. A distância de travagem é a soma da distância de reação com a distância de paragem.

C. Durante o tempo de travagem, o veículo reduz bruscamente o módulo da sua velocidade.

D. A distância de travagem é independente do valor da velocidade de circulação.


 

7. Um automóvel deslocava-se numa autoestrada em Linha reta, a uma velocidade de 30 m/s, quando o condutor detetou uma árvore caída obstruindo a estrada 35 m à sua frente.


 

7.1. Indica, a partir do gráfico:

a) o tempo de reação;

b) o tempo de travagem;

c) o tempo que o automóvel demorou até se imobilizar.

7.2. Determina a distância de reação.

7.3. Determina a distância de travagem.

7.4. Será que o condutor conseguiu imobilizar o automóvel antes de colidir com a árvore? Justifica.

 

 


 

 

13. Um gato de massa 3,0 kg percorre uma estrada retilínea sem inverter o sentido do movimento. O gráfico seguinte traduz a variação do valor da velocidade em função do tempo.


 

13.1. Classifica, justificando, o movimento do gato ao longo do tempo.

13.2. Calcula o valor da aceleração média do gato no intervalo de tempo [4; 5] s.

13.3. Calcula graficamente a distância percorrida pelo gato no intervalo de tempo de

 

3. O comboio que efetua a ligação Lisboa-Porto movimenta-se, durante um determinado intervalo de tempo, numa trajetória retilínea, com velocidade constante de módulo igual a 25 m/s.

O Afonso desloca-se, no interior da cabina, a uma velocidade de 1 m/s. O Rui está sentado a ler o jornal.

3.1 Determina a distância percorrida pelo comboio durante um intervalo de tempo de 20 s.

3.2 Completa as afirmações seguintes.

A. O Rui está ___ em em relação ao solo, mas está ___ relativamente à carruagem do comboio.

B. O Rui desloca-se com uma velocidade de valor igual a ____ em relação ao solo. Já em relação à carruagem, a sua velocidade é ____.

C. O Afonso percorre, em cada segundo, uma distância de ____ em relação à carruagem.

5. A figura representa a posição de uma bola, que foi largada numa rampa, em intervalos de tempo iguais.

a. Qual dos gráficos pode representar o movimento da  bola?

b. Qual dos seguintes pares de vetores pode representar os vetores velocidade e aceleração média do movimento da bola?


 

 

2. Considera os gráficos velocidade-tempo para dois automóveis, x e y, numa trajetória retilínea.

2.1 Efetua todas as associações corretas entre as colunas I e II.

2.2 Prova que a distância percorrida pelo automóvel x durante três segundos é metade da distância percorrida pelo automóvel y, calculando as áreas subjacentes aos respetivos gráficos velocidade-tempo.

 

6. Um automóvel desloca-se a uma velocidade de 120 km/h, quando o condutor vê uma placa de sinalização que indica que há um corte na estrada a 100 m devido a obras de manutenção. Após 0,5 s iniciou uma travagem sob a ação de uma força de travagem de intensidade constante que o forçou a parar ao fim de 2,5 s após o início da travagem.

6.1. Identifica o tempo de reação do condutor.

6.2. Indica três fatores de que depende o tempo de reação do condutor.

6.3. Indica, justificando, que tipo de movimento tem o automóvel durante o tempo de reação do condutor.

6.4. Elabora o gráfico v = f(t), utilizando unidades SI.

6.5. Será que o condutor consegue imobilizar o automóvel em segurança? Justifica.

 

 

1. Assinala a opção correta:

A. A velocidade de um corpo refere-se a um intervalo de tempo, talcomo a ra­pidez média.

B. A aceleração média refere-se a um intervalo de tempo, talcomo a aceleração instantânea.

C. A velocidade e a aceleração caracterizam um movimento num dado instante.

D. A rapidez média e a aceleração média caracterizam um movimento num dado instante.

1. Atualmente, dispomos de variados meios de transportes terrestres, mais rápidos e mais cómodos. Contudo, caso não sejam implementadas medidas de segurança podem ocorrer acidentes. Cerca de metade dos acidentes registados em Portugal são causados por colisões.

Os despistes e atropelamentos também são problemas das estradas nacionais.

1.1. Indica duas medidas de segurança que podem ser utilizadas para diminuir os acidentes rodoviários.

1.2. Nas autoestradas encontram-se frequentemente marcas amarelas no pavimento. Explica a razão da existência dessas marcas.

 

 

 

 

4. A Marta saiu às 9 horas e 15 minutos de casa para ir ter com a Inês à pastelaria que se situa na rua onde mora. A Marta percorreu uma trajetória retilínea.

4.1 Sabendo que a Marta chegou à pastelaria às 9 horas e 28 minutos, determina a rapidez média com que a Marta se deslocou da sua casa até à pastelaria.

4.2 Traça o gráfico posição-tempo para o movimento da Marta, sabendo que chegou ao banco 6 minutos depois de ter saído de casa e permaneceu aí durante 5 minutos. Efetuou o percurso até à pastelaria no intervalo de tempo restante. Durante o tempo que se deslocou, a Marta esteve animada de movimento retilíneo uniforme.

4.3 Indica, justificando, o intervalo de tempo em que a rapidez média da Marta foi maior.

4.4 A Inês saiu de casa, que dista 600 metros da pastelaria, tendo chegado no mesmo instante que a Marta. Sabendo que a rapidez média do percurso foi de 1,25 m/s, determina o instante em que a Inês saiu de casa.

 

2. o gráfico velocidade-tempo ao lado mostra como varia a velocidade de uma esfera que se deixou cair verticalmente a partir do repouso, desde uma altura, h, até ao instante em que atinge o solo.

 

2.1. Determina o valor da aceleração do movimento de queda da esfera. Apresenta todas as etapas de resolução.

2.2. Determina a altura, h, do local onde a esfera foi deixada cair. Apresenta todas as etapas de resolução.


 

 

5. Numa reta, um automóvel seguia a 90 km/h quando travou com uma aceleração média de 4,0 m/s2.

5.1. Quanto tempo demorou a imobilizar?

5.2. Traça o gráfico v = f (t).

5.3. Determina graficamente a distância percorrida pelo automóvel.

 

 

3. Observa a representação do movimento do Tiago quando vai de mota para a escola.



 

a. Indica um intervalo de tempo em que o movimento tenha sido uniforme. Qual é a aceleração média nesse intervalo de tempo?

b. A mota foi conduzida numa zona escolar onde a velocidade máxima permitida era 30 km/h. Verifica se, no intervalo de tempo  representado. a mota ultrapassou o limite de velocidade.

c. Considera os seguintes intervalos de tempo: t = 4 s a t = 6 s e t = 8 s a t = 10 s. Em qualdeles foi maior o valor,em módulo,da aceleração média?

d. Traça um gráfico velocidade-tempo que possa representar este movimento.

4. Dois carros, A  e B. viajam numa autoestrada, com a mesma velocidade, quando os respetivos condutores veem um acidente na estrada e põem, em simultâneo. o pé no travão. O carro A  é o primeiro a parar. Qual dos carros teve uma aceleração média maior, em módulo? Justifica.

 

2. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F), corrigindo as falsas sem recorrer à forma negativa.

(A) Para um dado condutor, quanto maior for o tempo de reação, maior será a distância de reação.

(B) Durante o tempo de reação, a velocidade mantém-se aproximadamente constante.

(C) A distância de segurança é menor do que a distância de travagem.

(D) A distância de segurança é independente do tempo de reação.

(E) A trajetória de um corpo em movimento é independente do referencial escolhido.

 

 

 

 

 

3. O condutor de um veículo que circulava à velocidade de 72 km/h apercebeu-se de um obstáculo na estrada e pouco depois travou fortemente o veículo.

O gráfico representa o valor da velocidade do veículo em função do tempo desde o instante em que o condutor se apercebeu do obstáculo.

3.1 De acordo com o gráfico indica em que instante o condutor:

3.1.1 se apercebeu do obstáculo;

3.1.2 iniciou a travagem;

3.1.3 parou.

3.2 Calcula em m/s o valor da velocidade do veículo no instante em que o condutor efetuou a travagem.

3.3 Indica, com base no gráfico, os intervalos de tempo correspondentes:

3.3.1 ao tempo de reação do condutor;

3.3.2 ao tempo de travagem do veículo.

3.4 Refere duas causas do aumento do tempo de reação de um mesmo condutor.

3.5 Calcula, através do gráfico, a distância total percorrida pelo veículo desde o instante em que o condutor se apercebeu do obstáculo. Indica a designação habitualmente usada para essa distância.

3.6 Sabendo que o veículo parou 3 mantes do obstáculo, indica a que distância do obstáculo se encontrava o veículo no instante em que o condutor se apercebeu dele.

3.7 Seleciona entre os seguintes fatores os que podem aumentar a distância de segurança rodoviária.

A - Estrada seca.

B - Grande velocidade.

C - Pneus novos.

D - Pavimento molhado.

E - Baixa velocidade.

 

 


 

4. Os automóveis da Luísa e do Ricardo deslocam-se, respetivamente, a 15 m/s e a 30 m/s. Quando o Ricardo está a ultrapassar a Luísa, os dois condutores veem um aviso de que a estrada se encontra interrompida a 200 m. O gráfico seguinte traduz a variação do valor da velocidade de cada um dos veículos com o tempo, a partir do instante em que os condutores avistam o aviso.


 

4.1. Classifica, justificando, o movimento do veículo da Luísa no intervalo de tempo

4.2. Classifica, justificando, o movimento do veículo do Ricardo no intervalo de tempo [0,5; 7] s.

4.3. Sabendo que o limite de velocidade na estrada em que circulam é de 90 km/h, verifica se os dois condutores cumpriam o limite de velocidade quando passaram pelo sinal de aviso.

4.4. Determina a distância necessária para que a Luísa e o Ricardo possam imobilizar os seus veículos em segurança.

4.5. Sabendo que o automóvel do Ricardo tem um sistema auxiliar de travagem (ABS), tenta explicar a razão que faz o seu veículo demorar mais tempo a parar que o veículo da Luísa.

 

 

 

5. Observa os gráficos A e B, que descrevem o movimento de dois corpos num dado intervalo de tempo, numa trajetória retilínea.

5.1 Identifica, para cada caso, o tipo de movimento que cada corpo possui. Justifica a tua resposta.

5.2 Refere, para cada caso, a direção e o sentido do vetor aceleração.

5.3 Admitindo que o valor da velocidade inicial do corpo B é 10 m/s, determina o valor da aceleração, adquirida pelo corpo, sabendo que em 5 segundos o valor da velocidade aumentou para 15 m/s.

4. Uma pessoa conduzia um veículo à velocidade de 72 km/h {20 m/s) quando teve inesperadamente de o imobilizar. As distâncias percorridas são as do esquema seguinte.

4.1. Identifica o gráfico que poderá representar corretamente a situação descrita.

4.2. Indica a distância de segurança para este movimento.

4.3. Refere dois fatores que podem contribuir para o aumento da distância de reação.

 

5. Um carro viaja a 25 m/s numa localidade quando vê um obstáculo no meio da rua a 115 m de distância. O gráfico representa o movimento do carro desde que o condutor avistou o obstáculo até o carro parar.

a. Verifica que o condutor vinha acima do limite de velo cidade permitido por lei dentro das  localidades.

b. Quanto tempo demorou o condutor a reagir antes de travar? Como se chama esse tempo?                                                                                         

c. Quanto tempo demorou  a travagem do carro? Indica  dois fatores que  possam influenciar o valor desse tempo.                                                                                

d. Indica o tipo de movimento do carro na travagem.

e. Calcula a distância de segurança e verifica se o carro colidiu com o obstáculo.

 

 

 

 

3. Lê com atenção o texto que se segue:

Face a um obstáculo ou a uma situação imprevista que possa surgir como, por exemplo, uma travagem brusca de um veículo que circula à frente, o condutor deve estar apto a reconhecer prontamente a situação de perigo potencial, analisá-la, tomar uma decisão e atuar corretamente de forma a minimizar os riscos.

3.1. O texto refere-se ao tempo de reação ou ao tempo de travagem?

3.2. Indica os fatores que contribuem para aumentar esse tempo.

3.3. Relaciona esse tempo com a distância de segurança.

 

 

 

 

6. Observa o gráfico, que traduz o movimento de um corpo numa trajetória retilínea.

6.1 Identifica um intervalo de tempo em que:

a) a velocidade e a aceleração têm o mesmo sentido;

b) a velocidade e a aceleração têm sentido oposto;

c) o corpo se desloca com aceleração nula.

6.2 Identifica um intervalo de tempo em que o corpo tenha movimento retilíneo uniformemente acelerado.

6.3 Caracteriza a aceleração média adquirida pelo corpo nos últimos 10 segundos de movimento.

6.4 Determina a distância percorrida pelo corpo, no intervalo de tempo [10; 40] s.

 

 

 

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