Ficha nº5

 

Ondas eletromagnéticos e espetro eletromagnético

1. Considera uma determinada radiação eletromagnética de frequência igual a 1,00 MHz. (Dado: c = 3,00 x 108 m/s)

1.1. Consulta o espetro eletromagnético e identifica a que tipo de radiação corresponde.

1.2. Determina o correspondente comprimento de onda.

1.3. Comenta a veracidade da seguinte afirmação:

"Uma radiação eletromagnética que possua um comprimento de onda superior ao calculado na alínea anterior apresenta maior energia."

2. A cada elemento da coluna I associa um elemento da coluna II e um ou mais elementos da coluna III.

3. Considera que um determinado forno micro-ondas utiliza radiação com o comprimento de onda de 0,010 m.

(Dado: c = 3,00 x 108 m/s)

3.1. Escreve o valor do comprimento de onda em notação científica.

3.2. Determina a frequência associada à radiação utilizada no forno referido.

3.3. Identifica um valor de frequência que represente uma radiação de micro-ondas mais energética do que a utilizada neste forno micro-ondas. (Nota: Deves consultar o espetro eletromagnético para dares uma resposta correta.)

4. Lê atentamente o texto seguinte.

"Portugal participa num projeto europeu para reduzir para metade a exposição à radiação eletromagnética de aparelhos como telemóveis dentro de 10 a 20 anos. Embora não tenha sido estabelecida nenhuma relação entre a exposição à radiação eletromagnética e efeitos na saúde, a questão continua a suscitar debate e a Organização Mundial da Saúde tem recomendações a apontar para valores máximos aceitáveis de exposição a radiações eletromagnéticas. Está neste momento a desenvolver-se um índice para contabilizar de modo contínuo a exposição das pessoas às radiações eletromagnéticas na sua atividade diária, quando estão a utilizar o telemóvel e quando não estão. Os telemóveis atualmente existentes, a Internet sem fios e outros que contribuem para os níveis de radiação são o ponto de partida do trabalho, que decorre até 2015.”

Adaptado de PÚBLICO

4.1. Explica qual o principal objetivo do projeto europeu referido no texto.

4.2. Explica de que forma os cientistas pretendem avaliar a exposição à radiação eletromagnética.

4.3. Indica a gama da radiação eletromagnética em que emitem os telemóveis.

4.4. No texto refere-se que "não foi estabelecida nenhuma relação entre a exposição à radiação eletromagnética e efeitos na saúde''. Comenta esta afirmação.

5. Observa a figura seguinte referente a ondas eletromagnéticas (no eixo horizontal representa-se o tempo).

5.1 Indica a onda:

a. de maior amplitude e maior frequência;

b. de maior amplitude e menor frequência;

c. de menor amplitude e menor frequência;

d. de menor amplitude e maior frequência.

5.2 As ondas A e B representam luz ultravioleta e infravermelha. Associa cada tipo de luz à respetiva representação, justificando.

5.3 Um carro parado tem os faróis ligados e a sua luz propaga-se até ao Pedro e ao Rui, como se mostra na figura abaixo. Os esquemas de ondas A e C representam a luz que chega ao Pedro e ao Rui. Indica a onda, A ou C, que cada um recebe, justificando.

6. Na figura A encontra-se representado um brinquedo, que foi tapado com dois corpos diferentes e cujo resultado se visualiza nas figuras B e C.

6.1. Classifica o brinquedo da figura A tendo em conta a forma como interage com a luz. Justifica a tua resposta.

6.2. Classifica os corpos que foram colocados em frente do brinquedo, nas situações B e C, tendo em conta a imagem do brinquedo que se forma através deles. Justifica a tua resposta.

7. Considera as frequências de radiações eletromagnéticas a seguir apresentadas e responde às questões.

fA = 5,2 x 1010 Hz

fB = 6,2 X 1014 Hz

fC = 2,2 X 1016 Hz

fD = 8,8 X 1020 Hz

7.1 Indica, justificando, qual das radiações tem maior período.

7.2 Calcula o período para a radiação que tem maior período.

7.3 Refere o intervalo de tempo necessário para se completar uma vibração da radiação A.

7.4 Sabendo que a radiação B é visível, indica qual das radiações poderá ser micro-ondas. Justifica a tua resposta .

7.5 Qual das radiações poderá ser radiação gama?

7.6 Relaciona a velocidade de propagação destas radiações no vácuo.

7.7 Calcula o comprimento de onda da radiação B no ar.

8. O Sol é a estrela mais próxima da Terra. No entanto, a luz que ela emite não nos chega instantaneamente.

8.1. Determina o intervalo de tempo que um feixe de raios proveniente do Sol demora a chegar à Terra, sabendo que a distância entre o Sol e a Terra é de 150 milhões de quilómetros.

8.2. Este feixe de raios demorará mais ou menos tempo a chegar a Marte? Justifica a resposta.

9. O conjunto de todas as ondas eletromagnéticas chama-se espetro eletromagnético.

9.1 Seleciona a única afirmação incorreta.

A - Só uma fração muito pequena do conjunto de todas as ondas que constituem o espetro eletromagnético é detetada pelo ser humano.

B - A frequência das ondas que constituem a luz visível pode variar entre 4 x 1014 Hz e 8 x1014 Hz.

C - As ondas eletromagnéticas com maior frequência do espetro constituem os raios Ɣ.

D - As ondas eletromagnéticas com menor frequência do espetro constituem a luz infravermelha.

9.2 Efetua a associação correta entre cada tipo de radiação eletromagnética na coluna I e uma das suas aplicações na coluna II.

10. Na figura representa-se um jogador de futebol, que é iluminado por dois holofotes. Evidenciam-se também duas zonas, designadas por A e B.

10.1. Indica o nome das zonas com menor intensidade de luz incidente, designadas por A e B.

10.2. Explica por que motivo se formam as regiões A e B e que diferenças existem entre elas.

10.3. De entre as seguintes afirmações, seleciona a única verdadeira.

(A) O corpo do jogador de futebol é translúcido, por isso provoca a formação de sombras.

(B) As zonas mais claras e mais escuras que se formam por detrás do jogador resultam do facto de a luz não viajar em linha reta.

(C) O corpo opaco do jogador de futebol provoca a formação de zonas escuras por detrás de si.

(D) O corpo do jogador reflete toda a luz que sobre ele incide.

(E) O corpo do jogador transmite toda a radiação que sobre ele incide.

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