Ficha nº3

 

Atributos do som

1. Relaciona os elementos das três colunas:

2. Um gato consegue detetar sons com frequências que podem variar entre os 30 Hz e os 45 000 Hz.

2.1. Qual destas frequências corresponde a um som agudo?

2.2. Qual destas frequências corresponde a um som grave?

2.3. Calcula os comprimentos de onda extremos, correspondentes a esta gama de frequências, que um gato pode detetar. (vsom no ar = 340 m/s)

2.4. Calcula o valor dos períodos correspondentes à gama de frequências referidas.

3. Um dos atributos do som é a sua altura.

3.1 Explica o que é a altura do som.

3.2 Seleciona a opção correta.

A altura do som depende ...

A - ... da amplitude da onda sonora.

B - ... da frequência da onda sonora.

C - ... de velocidade com que a onda sonora se propaga.

D - ... do meio onde se propaga.

4. Num estúdio de música procedeu-se ao registo da intensidade sonora de três instrumentos musicais com o mesmo conjunto de frequências (gráficos A, B e C, tendo-se também avaliado a quantidade de energia que lhes está associada (gráfico D).

4.1. Refere qual dos gráficos A, B ou C poderá representar um som menos intenso.

4.2. Organiza os sons A, B e C por ordem crescente da amplitude das suas ondas sonoras.

4.3. Associa o registo da intensidade sonora (gráficos A, B e C) à energia que está representada no gráfico D para os instrumentos 1, 2 e 3. Justifica.

4.4. Pretende-se que o trecho musical seja apresentado ao ar livre e que seja audível a uma grande distância. Qual dos três instrumentos, A, B ou C, será mais adequado? Justifica.

5. Dois diapasões, A e B, emitem sons puros de frequências 400 Hz e 800 Hz, respetivamente.

Seleciona a opção correta:

A. O som de A é mais agudo do que o som de B.

B. O som de A é mais baixo do que o som de B.

C. O som de A é mais forte do que o som de B.

D. O som de A é mais alto do que o som de B.

6. Observa a representação do sinal registado por um osciloscópio ligado a um microfone, que captou três sons.

6.1 Refere, justificando, qual das ondas corresponde:

a) ao som mais fraco;

b) ao som mais grave;

c) ao som mais agudo.

7. De entre as palavras a negrito, seleciona a que permite formar frases verdadeiras.

(A) O som escutado/emitido pelas fontes sonoras pode ter uma só frequência (som puro/complexo) ou ser a combinação de várias frequências (som puro/complexo}.

(B) Os sons puros/complexos são uma combinação de sons com uma frequência mais baixa/alta (frequência fundamental) e sons com outras frequências, mais baixas/elevadas (sons harmónicos).

(C) O avanço da tecnologia tem/não tem permitido o desenvolvimento de aparelhos, tais como os microfones, altifalantes e megafones, frequentemente utilizados no quotidiano.

(D) Um microfone transforma um sinal elétrico/sonoro num sinal elétrico/sonoro, enquanto um altifalante transforma um sinal elétrico/ sonoro num sinal elétrico/sonoro.

8. Lê com atenção o seguinte texto.

"Para afinar instrumentos musicais, pode ser utilizado um instrumento metálico em forma de U designado por diapasão que, ao ser percutido com um pequeno martelo, vibra com uma frequência bem definida. É precisamente esta característica que lhe permite ser utilizado na afinação de instrumentos musicais. A vibração de um diapasão dá origem a um som puro ou simples, também designado por som harmónico. Pelo contrário, quando um músico toca, por exemplo, piano, o som produzido por cada corda é o resultado da sobreposição de várias frequências de vibração, dando origem a um som complexo. Se em vez de um piano o músico tocar as mesmas notas, por exemplo, numa guitarra, facilmente distinguimos que o som não é o de um piano. Isto deve-se ao facto de cada instrumento ter o seu timbre próprio, pois o timbre é a qualidade ou atributo do som que permite distinguir dois sons complexos com a mesma altura e intensidade, emitidos por fontes sonoras diferentes."

De acordo com o texto e com os conhecimentos que já adquiriste, responde às seguintes questões.

8.1. Qual é a característica que permite que um diapasão seja utilizado para afinar instrumentos musicais?

8.2. Que tipo de som tem origem na vibração de um diapasão?

8.3. O som produzido por uma das cordas de um piano tem uma frequência bem definida? Justifica.

8.4. Que tipo de som é produzido pela vibração de uma das cordas de um piano?

8.5. O que é o timbre?

9. Observa a banda desenhada e comenta-a sob o ponto de vista científico.

10. Considera as representações temporais de três ondas sonoras que se propagam no ar.

10.1 Seleciona a afirmação correta.

A - As três ondas sonoras têm frequências diferentes.

B - As três ondas sonoras têm amplitudes diferentes.

C - Pode concluir-se que há dois sons com a mesma altura.

D - Pode concluir-se que B representa o som mais fraco.

10.2 Identifica a representação que corresponde ao som mais grave.

10.3 Identifica a representação que corresponde ao som agudo mais fraco.

10.4 Representa na mesma escala o gráfico posição-tempo para um som mais intenso e mais grave do que B.

11. Indica uma forma de aumentar a intensidade de um som.

12. Lê atentamente o texto seguinte.

“A exposição ao ruído de baixa frequência pode conduzir a uma diminuição da produção de saliva, originando o aparecimento de cáries dentárias e infeções na cavidade oral e faringe, refere um estudo a que a Lusa teve hoje acesso. Os ruídos de baixa frequência, abaixo dos 500 hertz, apesar de poderem ser notados pelo ouvido na maioria dos casos, não parecem incomodar, mas geram uma reação do organismo em casos de exposição prolongada. O ruído de baixa frequência, que está presente em diversos ambientes profissionais e residenciais, é energia mecânica que atinge os corpos sob a forma de uma onda de pressão sonora que se propaga pelo ar.”

Adaptado de Lusa

12.1. Explica o assunto a que se refere o texto.

12.2. Descreve como o ruído de baixa frequência afeta o corpo humano.

12.3. Segundo o estudo, qual a gama de valores do período de onda que pode afetar a saúde humana? Justifica apresentando os cálculos.

12.4. Dos gráficos seguintes seleciona aquele que melhor pode representar o ruído a que se refere o texto.

13. A intensidade e a altura são atributos do som, relaciona-os com as propriedades da onda.

14. Na figura podes ver os gráficos pressão-tempo das ondas sonoras produzidas por um diapasão e por uma flauta, quando se toca a mesma nota musical.

Indica qual dos gráficos corresponde ao som produzido pelo diapasão e qual corresponde ao som produzido pela flauta.

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