Ficha nº2

 

Atributos do som

1. A flauta de Pã é um instrumento musical constituído por um conjunto de tubos fechados na extremidade e de diferentes tamanhos, ligados entre si.

Responde às questões.

1.1 Classifica a flauta de Pã quanto à forma como são produzidos os sons.

1.2 Explica por que razão os sons produzidos pelos diferentes tubos são diferentes.

1.3 Refere, justificando, qual dos tubos produz um som mais alto.

2. Como é produzido o som numa flauta? Indica um processo de variar a altura do som produzido.

3. Considera os seguintes sinais elétricos observados num osciloscópio correspondentes a determinados sinais sonoros captados por um microfone.

3.1. Identifica um sinal que possa representar:

a) um som puro;

b) um som complexo;

c) ruído.

3.2. Representa, no respetivo gráfico, um sinal (D) com metade da frequência do sinal C.

3.3. Sabendo que o sinal e tem uma frequência de 1,500 kHz, determina:

a) a frequência do sinal D, em unidades SI;

b) o período do sinal D, em milissegundos (ms).

4. Para um espetáculo musical estão a ser feitos testes a vários candidatos de modo a encontrar aquele que emita sons mais baixos e de maior amplitude.

Observa a representação gráfica da variação da pressão do ar devido à vibração das cordas vocais de dois candidatos, A e B, em função do tempo.

4.1. Indica o período de vibração das cordas vocais de cada um dos candidatos.

4.2. Calcula a frequência de vibração das cordas vocais de cada um dos candidatos. Apresenta os cálculos necessários.

4.3. Qual dos dois candidatos emite um som mais agudo? Justifica.

4.4. Qual dos dois candidatos emite um som mais baixo? Justifica.

4.5. De acordo com os requisitos exigidos no concurso, qual dos candidatos terá sido escolhido?

4.6. Como classificas o som emitido pelo outro candidato?

5. A figura mostra a representação temporal de duas ondas sonoras, A e B, que se propagam no ar.

5.1 Estas representações mostram que as duas ondas sonoras têm ...

A - ... a mesma amplitude e o mesmo período.

B - ... a mesma amplitude e a mesma frequência.

C - ... amplitudes diferentes mas a mesma frequência.

D - ... amplitudes diferentes e frequências diferentes.

5.2 Estas representações permitem concluir que ...

A - ... o som A é mais agudo do que o som B.

B - ... o som A é mais alto do que o som B.

C - ... o som A é mais fraco do que o som B.

D - ... o som A é mais forte do que o som B.

5.3 Indica, justificando, qual das duas representações corresponde ao som mais intenso.

6. Num estúdio procedeu-se ao registo da representação gráfica das ondas sonoras emitidas por diferentes fontes sonoras.

Identifica a que poderá corresponder a um diapasão.

7. Uma colega da Rita disse-lhe: «Rita, não fales tão alto na aula que incomodas os outros.» Na linguagem da acústica, o que deveria ter dito? Porquê?

8. As figuras seguintes representam o registo sonoro da voz de um cantor e de uma cantora.

8.1. Indica, justificando, qual dos registos deverá corresponder ao cantor e à cantora.

8.2. Sabendo que o produtor discográfico prefere que o álbum contemple uma sonoridade mais aguda, na tua opinião qual dos registos preenche melhor este requisito? Justifica.

9. Num osciloscópio visualizaram-se três sinais elétricos, A, B e C, correspondentes a três ondas sonoras (no eixo horizontal representa-se o tempo).

Indica a onda correspondente:

a. ao som de maior frequência;

b. ao som mais grave;

c. ao som mais alto.

10. Considera o sinal elétrico observado num osciloscópio correspondente a um determinado sinal sonoro captado por um microfone.

10.1. Identifica:

a) as grandezas físicas representadas nas escalas horizontal e vertical;

b) os valores das menores divisões das escalas horizontal e vertical do osciloscópio.

10.2. Determina:

a) a amplitude do sinal;

b) o período do sinal;

c) a frequência do sinal.

11. O Pedro estava na sala a ouvi r o seu cantor preferido, utilizando auscultadores. Quando a sua mãe entrou na sala, conseguiu ouvir a música que o Pedro escutava e disse-lhe:

“Pedro, cuidado com os ouvidos! Estás a ouvir a música muito alto!” O Pedro respondeu: "Está bem mãe, eu entendo o que queres dizer, mas, cientificamente, não te expressaste de forma correta.”

Reescreve a frase da mãe do Pedro de modo que fique cientificamente correta.

12. Seleciona a afirmação correta.

A - Quanto maior é a intensidade do som mais energia é transportada pela onda.

B - A intensidade do som aumenta à medida que este se propaga.

C - Um som pouco intenso pode ser ouvido a uma distância grande da fonte sonora.

D - As caixas de ressonância fazem diminuir a intensidade do som.

13. Estabelece a correspondência entre o comprimento da coluna de ar, em A, a classificação do som, em B, e a frequência, em C.

14. Entre as 17 e as 18 horas de um dia da semana foram efetuadas medições do nível sonoro de diferentes atividades que ocorrem em duas ruas, A e B, de uma mesma cidade. Na tabela estão indicados os resultados obtidos.

14.1. De acordo com a tabela, qual é a rua que, pelo conjunto de atividades que lá ocorrem, apresenta globalmente um menor nível de intensidade sonora?

14.2. Quais as atividades que mais contribuíram para a resposta dada na alínea anterior?

14.3. Em qual das ruas os sons são globalmente mais fortes? Justifica.

14.4. Em que unidade foi medido o nível sonoro de cada atividade?

14.5. Que aparelho foi utilizado para efetuar as medições do nível sonoro?

Contactos

© Triplex