Ficha nº1

 

Produção, propagação e perceção do som

1. A frequência (seleciona a opção correta):

A. ... tem como unidade, no Sistema Internacional, o hertz (Hz).

B. ... tem como unidade, no Sistema Internacional, o segundo (s).

C. ... é o número de vibrações que uma fonte sonora produz num minuto.

D. ... é o número de vibrações que uma fonte sonora produz enquanto emite som.

2. Estabelece a correspondência entre os instrumentos musicais da coluna I e a sua classificação, na coluna II.

3. Lê com atenção o seguinte texto.

"Os instrumentos musicais podem ser classificados de diversas formas como, por exemplo, de acordo com o modo como o som é produzido. Assim, podemos ter instrumentos musicais do tipo cordofones, idiofones, membranofones, aerofones e eletrofones. Em cada um destes instrumentos musicais existe um elemento vibratório a que podemos provocar uma perturbação. Em resposta a essa perturbação, o elemento vibratório do instrumento entra em vibração ou oscilação produzindo som. Caso o elemento vibratório do instrumento não seja perturbado, o mesmo permanece em repouso na posição de equilíbrio, não ocorrendo produção de som."

De acordo com o texto e com os conhecimentos que já adquiriste, responde às seguintes questões.

3.1. O que é necessário provocar no elemento vibratório de um instrumento musical para que este produza som?

3.2. O que ocorre ao elemento vibratório de um instrumento musical quando provocamos uma perturbação?

3.3. O que acontece ao elemento vibratório de um instrumento musical se não provocarmos nenhuma perturbação?

3.4. Indica como é produzido o som nos cordofones.

4. Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F) e corrige as falsas.

(A) A produção de som está associada ao movimento vibratório das fontes sonoras.

(B) No vazio é impossível a produção de som.

(C) A propagação do som está associada ao movimento vibratório dos meios materiais onde as ondas sonoras se propagam.

(D) A velocidade de propagação do som num determinado meio não depende da temperatura a que esse meio se encontra.

5. Estabelece a correspondência entre a coluna I e a coluna II que envolve conceitos relacionados com a produção e propagação do som.

6. Considera a seguinte afirmação: "Os instrumentos de cordas produzem som através da vibração das suas cordas, enquanto os instrumentos de sopro produzem som devido à vibração do próprio corpo. Comenta-a criticamente.

7. A frequência de uma fonte sonora é 200 Hz.

7.1 Escreve o significado deste valor.

7.2 Calcula o intervalo de tempo necessário para a fonte sonora realizar 1000 vibrações.

8. O diapasão é um instrumento utilizado para afinar instrumentos musicais e vozes. Seleciona a opção falsa:

A. O diapasão produz um som com uma frequência bem definida.

B. A frequência do som produzido por um diapasão é igual à frequência de vibração das suas hastes.

C. Todos os instrumentos musicais produzem sons como um diapasão, ou seja, de uma só frequência.

D. O som de um diapasão é um som puro.

9. Associa de forma correta, os instrumentos musicais (coluna I) com a sua classe (coluna II).

10. Identifica a(s) fonte(s) sonora(s) de cada uma das seguintes situações.

Contactos

© Triplex