Ficha nº6

 

Velocidade das reações químicas

Fatores que influenciam a velocidade das reações químicas

1. A tabela seguinte apresenta os tempos necessários à conclusão da reação entre X (aq) e Y (aq) em diferentes condições (X e Y não representam símbolos químicos).

Observa a tabela e completa os espaços a), b), c) e d) com as expressões: > T1, < T1, sim ou não.

2. Refere o fator que permite interpretar cada uma das seguintes situações.

A. Os iogurtes estragam-se rapidamente se estiverem fora do frigorífico.

B. Uma maçã cortada em pequenos pedaços escurece muito rapidamente.

C. Em certos países quentes, utiliza-se indevidamente peróxido de hidrogénio como conservante do leite.

D. A cozedura dos alimentos é mais rápida se estes estiverem cortados em pequenos pedaços.

3. Seleciona a opção que completa corretamente a seguinte frase.

"O uso de embalagens escuras ou opacas no acondicionamento de certos medicamentos, alimentos e reagentes químicos tem a ver com ...

(A) ... a sua degradação rápida por ação de enzimas.”

(B) ... a sua preservação por ação de conservantes.”

(C) ... a sua fácil alteração por ação da luz.”

(D) ... a sua fácil alteração por ação de catalisadores.”

4. Completa corretamente as frases A e B escrevendo nos espaços as designações corretas.

A - A velocidade das reações químicas associa-se à rapidez do _____ de um reagente ou da ______ de um produto da reação.

B - A velocidade de uma reação é tanto _____ quanto maior for a massa de um _____ que se forma no mesmo intervalo de tempo, ou quanto ______ for o intervalo de ______ necessário para obter a mesma ______ do produto da reação.

5. Completa os espaços nas frases seguintes com as palavras do quadro.

(A) A ____ das reações ____ pode ser variada através da alteração de diversos fatores.

(B) O aumento da temperatura é um fator que provoca geralmente o _____ da velocidade das reações _____.

(C) Quanto mais finamente ______ se encontra um determinado reagente, maior a ______ com que reage.

(D) Os _____ e os _____ são substâncias que não se consomem nas reações químicas. Enquanto os primeiros provocam um aumento da sua velocidade, os segundos diminuem-na.

6. Realizaram-se duas experiências de combustão de sódio. A tabela seguinte indica o estado de divisão do reagente sódio usado nas experiências A e B. Compara as velocidades da reação nas duas situações.

Indica que outras condições podem explicar este resultado.

7. O amoníaco, NH3, é produzido industrialmente por reação entre o azoto, N2, e o hidrogénio, H2.

Sabendo que a reação é mais rápida na presença de ferro finamente dividido, responde às questões.

7.1 Traduz esta reação por uma equação química.

7.2 Refere qual é o papel do ferro nesta reação.

7.3 Consumir-se-á o ferro nesta reação? Justifica a tua resposta .

7.4 Entre as temperaturas apresentadas a seguir, seleciona aquela que permite que a reação ocorra com maior velocidade.

A. 0 ºC

B. 100 ºC

C. 300 ºC

8. Classifica de verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações.

(A) Uma reação química pode ser catalisada por diferentes substâncias.

(B) Os catalisadores são reagentes que fazem com que a velocidade das reações químicas aumente.

(C) Os antioxidantes são inibidores pois retardam certas reações químicas que ocorrem por exposição ao oxigénio e à luz solar.

(D) Um catalisador, embora não seja um reagente numa reação química, pode perder a sua atividade.

(E) Os catalisadores só são utilizados nas reações químicas que ocorrem a nível industrial.

9. Para a situação ilustrada em cada figura, escreve o fator que alterou a velocidade da reação e que alteração ocorreu.

10. Estabelece a correspondência entre as descrições das reações, na coluna I, e o efeito evidenciado, na coluna II.

11. Colocando um pouco de solução aquosa de peróxido de hidrogénio (água oxigenada) num copo, verifica-se que as bolhas gasosas (oxigénio) se libertam muito lentamente.

No entanto, se lhe adicionarmos uma rodela de batata haverá libertação rápida de oxigénio. Porquê?

12. Considera duas fogueiras, feitas lado a lado, com o mesmo tipo e quantidade de lenha, do modo como se ilustra nas figuras.

12.1 Qual é o tipo de reação que ocorre numa fogueira?

12.2 Seleciona a opção que completa corretamente a frase:

A velocidade com que a lenha sofrerá reação será ...

A . ... maior na fogueira A, pois a superfície de contacto com o ar é menor.

B . ... maior na fogueira B, pois a superfície de contacto com o ar é maior.

C . ... igual nas duas fogueiras, pois a quantidade de lenha é a mesma e estão as duas no mesmo local.

D . ... maior na fogueira A, pois a lenha está mais compactada.

12.3 Refere por que motivo se avivam as fogueiras usando, por exemplo, abanadores de palha.

13. O clorato de potássio, KClO3, é uma substância sólida que, quando aquecida, decompõe-se em cloreto de potássio, KCl, e oxigénio, O2.

A equação que traduz a reação química é a seguinte:

Podemos aumentar a velocidade desta reação química, adicionando ao sistema reacional um pouco de dióxido de manganês, MnO2. No final do processo, todo o dióxido de manganês pode ser recuperado.

13.1. Qual é a função do dióxido de manganês nesta reação? Justifica.

13.2. Indica a opção que completa corretamente a seguinte frase.

“Os catalisadores são substâncias que aumentam a velocidade das reações químicas; logo ...

(A) ... podem ser considerados reagentes nos sistemas reacionais em que intervêm.”

(B) ... a sua concentração varia no decurso da reação química.”

(C) ... não são consumidos no decorrer das reações químicas, embora possam perder a sua atividade.”

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