Ficha nº3

 

Velocidade das reações químicas

Fatores que influenciam a velocidade das reações químicas

1. A reação entre o carbonato de sódio no estado sólido, Na2CO3 (s), e o ácido clorídrico em solução aquosa, HCl (aq), origina cloreto de sódio em solução aquosa, NaCl (aq), água no estado líquido, H2O (l), e dióxido de carbono no estado gasoso, CO2 (g).

a. Se em 20 segundos se formarem 0,22 g de dióxido de carbono, a produção média de dióxido de carbono por segundo é (seleciona a opção correta):

A. 20,22 g/s.

B. 19,78 g/s.

C. 4,4 g/s.

D. 0,011 g/s.

b. Escreve a equação que traduz a reação química em causa.

2. Considera o gráfico, que representa, a quantidade de hidrogénio formada durante a reação entre 5 g de ferro e uma solução aquosa de ácido sulfúrico (H2SO4) com a concentração mássica de 10 g/dm3, à temperatura de 20 °C.

2.1. Completa as seguintes afirmações de modo a traduzirem proposições verdadeiras.

(A) Entre o primeiro e o terceiro minuto formou-se aproximadamente _____ de hidrogénio.

(B) Entre o terceiro e o sexto minuto formou-se aproximadamente ______ de hidrogénio.

(C) A reação química termina aos _____, tendo-se formado ______ de hidrogénio.

2.2. Como variou a velocidade de formação do hidrogénio ao longo da reação? Justifica.

2.3. Calcula a velocidade média da reação química, durante os primeiros quatro minutos.

2.4. O que aconteceria à velocidade da reação se fosse utilizada uma solução aquosa de ácido sulfúrico de concentração 15 g/dm3? Justifica.

3. Considera a reação traduzida pela seguinte equação química:

Mg (s) + 2 HCl (aq) → MgCl2 (aq) + H2 (g)

Para estudar o efeito da concentração do ácido clorídrico quando este reage com o magnésio, um grupo de alunos utilizou ácido clorídrico com duas concentrações diferentes.

A montagem laboratorial utilizada permitiu-lhes medir, de três em três minutos, o volume de hidrogénio libertado no decurso de cada uma das reações.

Com os dados registados durante as experiências A e B, traçaram o gráfico do volume de hidrogénio libertado em função do tempo, para as duas concentrações de ácido clorídrico utilizado.

3.1. Indica o volume de hidrogénio libertado, em dm3, nas experiências A e B, respetivamente:

3.1.1. ao fim de 9 minutos de reação;

3.1.2. ao fim de 21 minutos de reação.

3.2. Em qual das experiências foi utilizado o ácido clorídrico mais concentrado? Justifica.

4. Estabelece a correspondência entre as transformações indicadas na coluna I e a sua classificação, tendo em conta a rapidez com que ocorrem, na coluna II.

5. Seleciona a opção falsa:

A. As reações entre dois sólidos com baixa densidade são mais Lentas do que as reações entre dois sólidos com elevada densidade.

B. Quanto maior for a concentração dos reagentes maior será a velocidade de uma reação química.

C. A Luz tem influência na velocidade de certas reações químicas.

D. A velocidade de uma reação química está associada à rapidez com que os reagentes são consumidos.

6. A fim de determinar a velocidade da reação entre o magnésio e uma solução aquosa de ácido clorídrico, um aluno efetuou uma experiência que lhe permitiu medir o volume de hidrogénio libertado. Sabendo que foram necessários 15 minutos para se libertarem 75 cm3 de hidrogénio gasoso, a velocidade da reação foi (seleciona a opção correta):

A. 0,2 cm3/min.

B. 5 cm3/ min.

C. 60 cm3/min.

D. 80 cm3/ min.

7. Fez-se reagir ácido nítrico com zinco. Nas duas experiências, a concentração do ácido era a mesma e a massa de zinco também era igual. Ambas as reações foram realizadas à temperatura da sala.

7.1. Indica o fator que foi investigado na experiência.

7.2. Qual das experiências é que prevês que tenha sido mais lenta? Fundamenta a tua resposta.

8. Indica a opção que completa corretamente cada uma das seguintes frases.

8.1. “Em geral, quando a concentração de um dos reagentes que está em solução aumenta ...

(A) ... a velocidade da reação aumenta.”

(B) ... a velocidade da reação diminui.”

(C) ... a velocidade da reação não se altera.”

8.2. “Em geral, quando a temperatura a que decorre a reação química aumenta ...

(A) ... a velocidade da reação diminui.”

(B) ... a velocidade da reação aumenta.”

(C) ... a velocidade da reação não se altera.”

8.3. “Quando a superfície de contacto/estado de divisão do(s) reagente(s) sólido(s) aumenta ...

(A) ... a velocidade da reação não se altera.”

(B) ... a velocidade da reação aumenta.”

(C) ... a velocidade da reação diminui.”

9. Considera as seguintes transformações, que ocorrem a diferentes velocidades.

Organiza-as por ordem crescente de velocidade de ocorrência.

10. Completa cada afirmação (A, B, C e D) com a opção correta correspondente (1, 2 ou 3) na mesma Linha.

11. Considera as afirmações seguintes e classifica-as como verdadeiras (V) ou falsas (F), corrigindo as falsas sem recorrer à forma negativa.

(A) A velocidade de urna reação aumenta, de um modo geral, com a temperatura.

(B) Quanto maior for a concentração dos reagentes menor será a velocidade de uma determinada reação química.

(C) Os conservantes funcionam como catalisadores.

(D) Quando se adiciona sumo de limão à salada de frutas ela conserva-se melhor, porque o limão funciona corno oxidante.

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