Ficha nº2

 

Velocidade das reações químicas

Fatores que influenciam a velocidade das reações químicas

1. Em pirotecnia (fogo de artifício) a maioria das reações químicas são (seleciona a opção correta):

A. muito rápidas.

B. rápidas.

C. Lentas.

D. muito lentas.

2. Na síntese industrial do amoníaco, utiliza-se ferro como catalisador da reação.

a. Qual é a função do ferro nesta reação?

b. No final da reação, a massa de ferro presente será igual à inicial? Justifica.

3. Considera a seguinte representação de uma reação química:

2 X + 3 Y → 2 Z + W

3.1. Tendo em conta que as letras não representam símbolos químicos, classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F), corrigindo as falsas sem recorrer à forma negativa.

(A) Os reagentes são consumidos com a mesma velocidade.

(B) A velocidade de consumo de X é igual à velocidade de formação de Z.

(C) A velocidade de formação de W é três vezes maior do que a velocidade de consumo de V.

(D) Os produtos são formados com a mesma velocidade.

(E) A velocidade de consumo de X é a metade da velocidade de formação de W.

(F) A velocidade de consumo de V é 3/2 da velocidade de formação de Z.

3.2. O que acontecerá à velocidade da reação se se adicionar um catalisador? Justifica.

4. Indica a opção que completa corretamente a seguinte frase.

“A velocidade de uma reação química é tanto maior quanto maior for ...

(A) ... o número de átomos envolvidos na reação.”

(B) ... o número de substâncias envolvidas na reação.”

(C) ... o número de choques eficazes entre as partículas.”

(D) ... o número de choques eficazes entre as partículas, num dado intervalo de tempo:·

(E) ... o número de choques entre as partículas, no decurso da reação.”

5. Considera as palavras do quadro. Utiliza-os para completar as frases de A a D, de forma a obteres afirmações cientificamente corretas.

(A) Quanto maior a _____ de uma reação química, mais rapidamente se formam os _____e se consomem os ______.

(B) Numa reação química muito _____, como, por exemplo, a de formação do _____, os produtos levam milhares de anos a formar-se.

(C) Quanto mais ______ se forma um determinado produto, maior a ______ de uma reação química.

(D) Quanto maior o intervalo de tempo que levam a formar-se os ______, menor a ______ da reação química em questão.

6. Ordena as seguintes transformações por velocidade crescente:

A. Digestão dos alimentos.

B. Degradação de monumentos.

C. Turvação da água de cal quando se borbulha ar expirado.

D. Explosão de uma bomba.

7. Considera a seguinte equação química:

2 Al (s) + 6 HCl (aq) → 2 AlCl3 (aq) + 3 H2 (g)

a. Quando se faz variar um dos fatores que influencia a velocidade da reação, aumentando-a (seleciona a opção correta):

A. ... forma-se a mesma quantidade de hidrogénio no mesmo intervalo de tempo.

B. ... forma-se maior quantidade de hidrogénio no mesmo intervalo de tempo.

C. ... forma-se menor quantidade de hidrogénio num maior intervalo de tempo.

D. ... forma-se menor quantidade de hidrogénio num menor intervalo de tempo.

b. Usando as palavras «aumenta» e «diminui», indica como variará a velocidade desta reação se:

I. diminuirmos a temperatura dos reagentes

II. usarmos alumínio em pó

III. usarmos ácido clorídrico concentrado

IV. adicionarmos um inibidor

8. O dióxido de enxofre é usado como aditivo alimentar, tendo efeito antioxidante, entre outros.

Seleciona a opção que permite completar corretamente a afirmação:

Nesta situação, o dióxido de enxofre funciona como ...

A . ... inibidor.

B . ... catalisador.

C . ... reagente.

D . ... produto de reação.

9. Quando a palha-d'aço é colocada à chama de uma lamparina, a velocidade da reação de oxidação é tão grande que esta se incendeia. O mesmo não ocorre quando uma lâmina de aço é levada à chama.

Nessas experiências, o fator que determina a diferença de velocidade de reação é ...

(A) a pressão.

(B) o catalisador.

(C) a concentração.

(D) a superfície de contacto.

(E) a temperatura.

(F) o inibidor.

(Assinala a opção correta.)

10. Completa cada uma das seguintes frases.

(A) Quanto maior for o número de choques ______ entre as partículas, num dado intervalo de _____, ______ é a quantidade de reagentes que se transforma em _____ da reação nesse intervalo de _____, isto é, _____ é a _____ velocidade da reação.

(B) A velocidade de uma reação química está associada à rapidez com que um ______ consumido ou um produto é ______.

11. Um técnico de um laboratório químico realizou um procedimento que envolvia a medição da mossa de cloreto de prata sólido produzido numa reação.

A equação química que traduz o processo é a seguinte:

AgNO3 (aq) + NaCl (aq) → NaNO3 (aq) + AgCl (s)

Na tabela acima representa-se o registo da massa de cloreto de prata produzido.

11.1. Verifica se a equação química que traduz o processo se encontra acertada e acerta-a, caso não esteja. Explica o teu raciocínio.

11.2. Indica os nomes das substâncias compostas (reagentes e produtos) envolvidas na reação.

11.3. Determina a velocidade de formação de cloreto de prata, em g/min.

12. Alguma das ações seguintes pode aumentar a velocidade de uma reação química?

A. Diminuir a concentração dos reagentes.

B. Diminuir a temperatura.

C. Aumentar o tamanho do copo onde se dá a reação.

D. Usar pedaços maiores de reagente sólido.

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