Ficha nº7

 

Considera a reaç.ão quimica de corrosão do ferro quando exposto ao ar.
1.1 Explica por que razão se trata de uma reaçao qulmica.
1.2 Indica os reagentes e os produtos desta reação.
1.3 Porque é que a corrosão do ferro é mais acentuada em zonas costeiras?
f.l O pH dos solos deve ser controlado, pois os valores ótimos de pH variam com o tipo de
planta que se pretende plantar.
2.1 E.xphca como podemos fazer para medir o pH de uma amostra de solo.
2 .2 Como poderemos proceder se for preciso corrigir o pH do solo:
- de modo a aumentá-lo - ______________ _
- de modo a diminuí-lo-_______________ _
E Classifica as seguintes afirmações em verdadeiras ou falsas, corrigindo as falsas.
A. Todos os ácidos são corrosivos e devemos evitar qualquer contacto
destes com a pele.
B. As bases são inofensivas, não sendo necessário ter cuidados espec1a1s
quando as manuseamos.
C. As pastilhas digestivas são antiácidas. ou seJa, são básicas ou alcalinas.
D. O suco gástrico confere propnedades antiácidas ao meio estomacal.
E. A água destilada não é âcída nem básica: é neutra.

li Deve conhecer se o pH ex.ato da água de um aqutuio para aJustar o seu valor âs cond1
ções idea,s para os peixes.
4 .1 Porque é que o pH da água do aquàno vana os seus valores?
4.2 Como se pode medir o pH da água do aquário'
4.3 A água dos mares tropicais, à temperatura de 28 'C, tem um pH de 8,3. Esta água
é ácida ou básica?
4.4 Como é que poderemos modificar o pH da água do aquário sem pôr em risco a vida
dos peixes?
D A ãor provocada pela picaâa de vespa pode ser aliviada se colocam1os vinagre sobre a
zona danda. Pelo contrário, se for uma picada de abelha, deve usar.se uma solução
alcalina para aliviar a dor.
Com base nesta informação âiz, Justif icando, se as picadas da vespa e âa abelha têm
o mesmo caráter qulm1co.
D Considera as equações químicas que se seguem.
A. HCf (aq) 1 KOH (aq) ~ H,0 (1) 1 ___ _
B. HNO, (aq) + ____ ~ KNO, (aq) + ___ _
e. HI (aq) + NaOH (aq) -) ----+ ----
6.1 Completa as equações de modo a constituírem reações ácido-base.
6 .2 Faz a leitura da equação 8 depois de a completares.
6.3 Escreve os nomes dos sais obtídos nas equações acima descntas.

D Classifica as afirmações que se seguem em verdadeiras ou falsas.
A. Uma solução cu10 pH é 4 é menos ácida do que uma solução de pH ogual a 5. D
8. Quanto mais bas1ca é uma solução mais elevado é, acima de 7. o seu pH.
C. Quanto mais acida é uma solução mais elevado é, abaixo de 7, o seu pH.
O. Uma solução de pH igual a 1 O é menos básica do que uma solução cujo pH
é 12.
D
D
D
fJ Prepararam·se 200 cm' de uma solução aquosa de cloreto de cobre (11), usando 10 g
deste sal.
2.1 Escreve a fórmula qulmica do cloreto de cobre. ___________ _
2.2 Identifica o soluto e o solvente na referida solução.
2 .3 calcula a concentração mássica da solução, expressa em g/dm'.
2.4 Explica como poderias determinar a solubilidade do cloreto de cobre (li) em água.
li As reações de precipitação ocorrem a partir de dois sais solúveis com formação de um
sal insolúvel.
3.1 Completa as seguintes reações de precipitação.
3. 1.1 AgNO, (aq) + _____ > AgCl (s) + NaNO, (aq)
3.1.2 KI (aq) + AgNO, (aq) _,, ___ (_) + ___ (_)
3.2 Para cada uma das reações anteriores, escreve o nome:
3.2.1 das substãnc,as que precipitaram.
3.2.2 das substancias que permanecem. após a reação química, em solução aquosa.

li Um grupo de alunos preparou 200 ml de uma solução aquosa de sulfato de cobre, a
partír do soluto sólido, com uma concentração mássica de 15,0 g/dm'.
4 .1 Que massa de sulfato de cobre é que utilizaram?
4 .2 Na fig 1, apresentam,se fotografias relativas às etapas A, 8, C e D do procedimento
seguido pelos alunos na preparaçM da solução.
~ A
F"111. 1
Os alunos começaram por pesar o sulfato de cobre (etapa A), dissolvendo-o a seguir
em água destilada (etapa 8).
4.2. l Como é que se designa o matenal de vidro utll1zado pelos alunos na etapa A?
4.2.2 Descreve o procedimento seguido pelos alunos nas etapas C e D até terem preparado
a solução aquosa de sulfato de cobre, refe rindo o material ut1hzado.
4 .2.3 Considera que os alunos preparavam outra solução aquosa de sulfato de
cobfe utilizando o dobro da massa de soluto sólido para o dobro do volume
de solução. Como poderiam concluir que a concentração mâss1ca dessa
solução era igual à da primeira solução preparada?
4 .2.4 Se os alunos pretendessem calcular a densidade {ou massa vol1Jm1ca) de
uma das soluções aquosas de sulfato de cobre, que grandezas deveriam
conhecer?
D A solubilidade do cloreto de alumlnio é 30 g/dm3•
5.1 O que é que significa esta afirmação?
5.2 Como é que procederias para tornar uma solução de cloreto de alumínio saturada?

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