Ficha nº6

 

Soluções ácidas, básicas e neutras

1. O sabor azedo de certos frutos, bebidas, vinagre, etc., deve-se aos ácidos que contêm.

Por exemplo, os seguintes ácidos entram na composição de alguns produtos alimentares nossos conhecidos.

• Ácido cítrico     • Acido lático     • Ácido málico

Acido tartárico     • Ácido acético     • Ácido fosfórico

Completa o texto seguinte, colocando o nome do ácido no lugar respetivo.

"No sumo de tomate, das laranjas e dos limões existe _____ ; a mostarda e os pickles contêm _____; o refrigerante de cola contém _____; o sumo de uvas contém ____; o leite contém _____ e no sumo de maçã há _____."

2. As soluções aquosas podem ter caráter químico ácido, basico ou alcalino e neutro.

2.1 Escreve nos espaços as designações que permitem obter uma afirmação verdadeira

A água pura tem caráter ______, quando se lhe adicionam substâncias designadas por _____ torna-se numa solução alcalina e quando se lhe adicionam substâncias designadas por _____ toma-se numa solução ____ .

2.2 Considera a lista de materiais que se segue.

2.2.1 Seleciona as soluções básicas.

2.2.2 Indica os nomes das duas bases mencionadas na lista habitualmente usadas nos laboratórios químicos.

3. De entre as afirmações seguintes, indica as verdadeiros (V) e as falsos (F).

(A) Uma solução básica apresenta pH inferior a 7 (à temperatura de 25 ºC).

(B) Uma solução neutra apresenta pH superior a 7 (à temperatura de 25 ºC).

(C) Uma solução ácida apresenta pH inferior a 7 (à temperatura de 25 ºC).

(D) Uma solução neutra apresenta pH igual a 7 (à temperatura de 25 ºC).

4. Uma solução 1, incolor, continua incolor quando se adiciona a solução alcoólica de fenolftaleína. Quando se adiciona à solução 1 uma solução 2, também incolor, a solução resultante adquire a cor carmim.

De acordo com estas informações, classifica as seguintes afirmações em verdadeiras (V) ou falsas (F), corrigindo as falsas sem recorrer à forma negativa.

(A) A solução 1 apresenta caráter químico alcalino e a solução 2 caráter químico ácido.

(B) À medida que se adiciona a solução 2 a solução resultante vai-se tornando mais ácida.

(C) A solução final apresenta caráter químico básico.

(D) Quando se adiciona a solução 2 à solução 1, ocorre uma reação de ácido-base.

5. Adicionaram-se três gotas de fenolftaleína a uma solução incolor que se encontrava no laboratório.
A cor da solução mudou de incolor para carmim. Que podes concluir sobre o caráter ácido-base da solução? Justifica a tua resposta.

6. Observa a figura seguinte, na qual se apresenta o valor de pH de várias amostras de soluções.

Indica:

a. As amostras ácidas.

b. A amostra mais básica.

c. A amostra neutra.

d. Uma amostra mais ácida do que o vinagre.

e. Uma amostra mais básica do que a lixívia.

f. Ordena as amostras por ordem crescente de acidez.

g. Ordena as amostras por ordem decrescente de alcalinidade.

7. As soluções básicas mais usadas nos laboratórios de Química são as que a seguir se indicam pelo seu nome. Escreve, à frente de cada uma, a fórmula química correspondente.

(A) Solução aquosa de hidróxido de potássio.

(B) Solução aquosa de hidróxido de cátcio.

(C) Solução aquosa de hídrôxido de sódio.

(D) Solução aquosa de hidróxido de magnésio.

8. Fenotftaleína, tornesol e indicador universal sao indicadores cotorimétricos.

8.1 Explica por que se atribui esta designação aos três indicadores.

8.2 Indica qual dos três indicadores é adequado para distinguir soluções com diferentes graus de acidez.

9. Completa os espaços nas frases seguintes com as palavras do quadro.

(A) O carácter químico das soluções aquosas pode ser ____, _____ ou básico.

(B) A escala de pH é uma escala compreendida entre 0 e 14 (à temperatura de 25 ºC) que permite medir a acidez ou basicidade de uma ____.

(C) Para uma temperatura de 25 ºC, uma solução com carácter ___ possui um pH inferior a 7 e uma solução com carácter ____ possui um pH superior a 7. As soluções com carácter ____ possuem um pH igual a 7.

(D) Os indicadores ácido-base permitem conhecer o ____ químico das soluções.

10. O João foi ao médico e queixou-se de indisposições estomacais que ocorriam antes e após as refeições. O médico receitou-lhe um medicamento "antiácido" e aconselhou-o a ter cuidado com o tipo de alimentos e de bebidas que ingeria.

10.1. Identifica o caráter químico dos fluidos existentes no estômago.

10.2. Indica em que gama de pH (a 25 ºC) se poderá encontrar o medicamento receitado.

10.3. Dá exemplos de dois alimentos e de duas bebidas que o médico pode ter aconselhado o João a evitar ingerir.

11. Indica, para cada uma das soluções a seguir apresentadas, as letras C (carmim) ou I (incolor) , consoante a solução tome a cor carmim ou permaneça incolor quando a ela forem adicionadas umas gotas de fenolftaleína.

a. Aspirina (contém ácido acetilsalicílico).

b. Produto para limpar o forno.

c. Água com açúcar.

d. Solução de hidróxido de magnésio.

12. No âmbito de uma atividade experimental, os alunos determinaram o pH de seis soluções, algumas do dia a dia e outras do laboratório. Os valores determinados encontram-se na tabela seguinte:

Seleciona a opção correta em cada caso.

a. Os valores numéricos exatos de pH foram determinados usando:

A. ... medidor de pH.

B. ... indicador universal.

C. ... fenolftaleína.

D. ... tintura azul de tornesol.

b. A solução B é:

A. .. . mais ácida do que a solução F.

B. ... mais ácida do que a solução C.

C. ... mais básica do que a solução A.

D. ... mais básica do que a solução D.

c. A solução mais ácida e a solução mais básica são respetivamente:

A. F e A.

B. Ae F.

C. Ae C.

D. Ce F.

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