Ficha nº4

 

Reações de oxidação-redução

1. Indica quais das seguintes reações químicas são reações de combustão.

(A) C6H12O6 (s) +  6 O2 (g) 6 CO2 (g) + 6 H2O (g)

(B) C3H8 (g) + 5 O2 (g)   3 CO2 (g) + 4 H2O (g)

(C) N2 (g) + 3 H2 (g) → 2 NH3 (g)

(D) 2 H2O2 (aq)  → 2 H2O (l) +  O2 (g)

2. Ao cozinhar num fogão a gás natural estamos a utilizar energia proveniente da reação química entre o metano (principal constituinte do gás natural) e o dioxigénio do ar, que origina díóxido de carbono e água no estado gasoso.

2.1 Justifica a seguinte afirmação verdadeira. A reação referida é uma combustão viva.

2.2 Que designação se atribui ao dioxigénio do ar que participa numa reação química deste tipo?

2.3 Que designação se atribui ao dióxido de carbono e ao vapor de água formados nesta reação?

2.4 Escreve a fórmula química de cada um dos reagentes e dos produtos desta reação química.

2.5 Escreve e acerta a equação química que representa esta reação química.

3. Considera as seguintes reações de oxidação-redução.

6.1. Acerta as equações químicas, caso seja necessário.

6.2. Identifica os óxidos formados.

4. A família do Filipe preparava-se para mais um dia. Foi quando a mãe percebeu que o gás da botija estava a acabar. No fogão, o leite não aquecia. Na pressa de aquecer o leite, o pai do Filipe colocou um pouco de álcool etílico numa lata de alumínio e ateou fogo com um fósforo. Em seguida, colocou o fervedor sobre a chama, tapando toda abertura da lata.

Passado algum tempo, nem sinal do leite aquecer! Como já era hora de levar o Filipe à escola, contentaram-se com um iogurte e saíram para mais um dia de trabalho.

4.1. Qual o combustível utilizado pelo fogão?

4.2. Porque é que o leite, do fervedor que estava no fogão, demorava a aquecer?

4.3. Qual o combustível que o pai do Filipe tentou usar para aquecer o leite?

4.4. Porque é que a tentativa não funcionou?

4.5. O que farias para que a chama do álcool etílico não se apagasse?

5. Considera a combustão do sódio no seio do oxigénio dando origem ao óxido de sódio sólido.

5.1. Completa o esquema seguinte:

Sódio (s) + _______(__)  → óxido de ______ (___)

5.2. Escreve a equação química, devidamente acertada, que traduz a reação que ocorreu.

5.3. Identifica o combustível e o comburente.

6. Observa atentamente e interpreta as duas figuras seguintes.

a. Na experiência da Figura 1, em que caso(s) é que a corrosão é mais lenta? Justifica.

b. Na experiência da Figura 2, por que razão sobe o nível de água no copo?

7. Um objeto de ferro é exposto ao ar húmido durante meses, acabando por enferrujar.

7.1. A que se deve o enferrujamento do ferro?

7 .2. Seleciona a opção que completa corretamente a seguinte frase.

"A ferrugem é ...

(A) ... óxido de ferro (II)."

(B) ... óxido de ferro (II) hidratado."

(C) ... óxido de ferro (III)."

(D) ... óxido de ferro (III) hidratado."

7.3. Completa o seguinte texto.

"A reação química do ferro com o oxigénio, na presença do ___ húmido, ê responsável pela sua ____ , pois o ____ de ferro (III) hidratado é uma ___ sólida que se desfaz facilmente, levando à deterioração progressiva do ____, processo vulgarmente designado por corrosão do _____ . Daí o ferro ter de ser , _____ de forma a ser evitada a sua ____."

7.4. Que processos poderão ser utilizados para proteger o ferro da sua corrosão?

7.5. Como explicas a seguinte afirmação?

"Nem todos os metais sofrem corrosão quando oxidados."

8. A prata exposta ao ar enegrece, pois reage com o dioxigénio transformando-se em óxido de prata.

4 Ag (s) + O2 (g) 2 Ag2O (s)

8.1 Explica porque pode dizer-se que esta reação é uma combustão lenta.

8.2 Explica porque se pode dizer que se trata de uma reação de oxidação-redução.

8.3 Indica:

8.3.1 qual é o reagente oxidante;

8.3.2 qual é o elemento quimíco que se oxida;

8.3.3 qual é o elemento químico que se reduz.

9. Um grupo de alunos reparou que os pregos, quando ferrugentos, são mais pesados. Acerta a reação química que descreve o processo e explica o facto que os intrigou.

10. O potássio reage no seio do oxigénio originando uma mistura de óxido de potássio e peróxido de potássio, com formação de chama.

10.1. Identifica o combustível e o comburente nesta reação química.

10.2. Escreve a equação química, devidamente acertada, que traduz a reação que ocorreu.

10.3. Classifica a combustão quanto ao seu tipo.

11. Um prego de ferro foi introduzido numa solução de sulfato de cobre, cuja cor é azul. Passado algum tempo, verificou-se que a solução ficou mais clara e que o prego ficou envolvido por uma substância sólida avermelhada.

a. Por que razão a solução ficou mais clara?

b. Esta é uma reação de (seleciona a opção correta):

A. ... ácido-base.

B. ... precipitação.

C. ... oxidação-redução.

D. ... combustão.

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