Ficha nº14

 

Reações de precipitação

1. Para minimizar os efeitos das águas duras, a nível doméstico, usam-se aditivos como anticalcário para proteção das máquinas de lavar e amaciadores para a roupa.

1.1. Com que objetivo se usa anticalcário nas máquinas de lavar?

1.2. Porque é que se usam amaciadores para a roupa?

2. Completo os espaços nos frases seguintes com as palavras do quadro.

(A) As reações entre soluções aquosas de sais ____ podem originar sais pouco solúveis.

(B) Os sais ____ formam precípitados sólidos que se depositam.

(C) As águas ____ têm concentrações elevadas de carbonatos de cálcio e _____.

(D) A dureza da água pode ser reduzida por ____ e tratada com recurso a anticalcários.

(E) A formação de grutas, estalactites e estalagmites ocorre por ação do ácido carbónico sobre solos ____.

3. Considera a seguinte tabela.

Indica em qual das regiões:

a) a água é mais macia

b) a água é mais dura

c) é necessário efetuar tratamento à água para evitar a obstrução dos canos

d) terias mais dificuldade em retirar a espuma do sabonete das mãos

4. O gráfico da figura mostra como varia a solubilidade de um dado sal em água, expressa em gramas de sal por 100 g de água, em função da temperatura.


 

Responde às seguintes questões após análise do gráfico.

4.1. Qual é a massa de sal que se consegue dissolver em 100 g de água, a 70 ºC?

4.2. Qual é a massa de sal que se consegue dissolver em 100 g de água, a 10 ºC?

4.3. Se uma solução aquosa saturada deste sal, em 100 g de água, à temperatura de 70 ºC, for arrefecida para a temperatura de 10 ºC, ocorre precipitação de parte do sal dissolvido. Indica a opção que corresponde, respetivamente, à massa de sal que permanece dissolvida na água e à massa de sal que precipita.

(A) 90g e 20g

(B) 20g e 70g

(C) 20g e 90g

(D) 70g e 20g

5. Numa aula laboratorial, um grupo de alunos misturou solução de cloreto de sódio (NaCl) com solução de nitrato de chumbo (Pb (NO3)2), tendo observado a formação de um sólido amarelado que se depositou.

O grupo concluiu que ocorreu uma reação química na qual se formou um sal pouco solúvel que se depositou.

5.1 Os produtos da reaçao são dois sais com diferentes solubilidades em água.

5.1.1 Escreve o nome dos sais que se formaram.

5.1.2 Indica qual dos dois sais será o sólido que se formou. Justifica.

5.2 Escreve a equação química que representa a reação que ocorreu.

5.3 Na mesma aula, outro grupo de alunos misturou também soluções de cloreto de sódio e de nitrato de chumbo, mas menos concentradas, não tendo observado a formação de qualquer sólido.

Seleciona a opção que completa corretamente a frase seguinte:

Como as soluções que este grupo misturou eram menos concentradas ...

A- ... não ocorreu qualquer reação química.

B- ... ocorreu uma reação química diferente.

C - ... ocorreu a mesma reação química, mas não se conseguiu obter uma solução saturada de doreto de chumbo.

D - ... formou-se um produto de reação mais solúvel na água do que o cloreto de chumbo.

6. Sabendo que o ácido acético, responsável pela acidez e pelo cheiro característicos do vinagre, tem fórmula química CH3COOH, responde às questões.

6.1 De entre os valores de pH seguintes, seleciona um que seja possível para um vinagre.

A. 10

B. 7

C. 14

D. 3

6.2 Refere a cor que os seguintes indicadores apresentam quando colocados num vinagre:

a) fenolftaleína;

b) tintura de tornesol.

6.3 A uma solução aquosa de ácido acético adicionou-se uma solução de hidróxido de potássio, ocorrendo a reação traduzida pela seguinte equação:

CH3COOH (aq) + KOH (aq) → KCH3COO (aq) + H2O (l)

6.3.1 Seleciona a opção que indica o tipo de reação de que se trata.

A. Neutralização.

B. Precipitação.

C. Combustão.

6.3.2 Sabendo que o ião CH3COO- se designa por acetato, indica o nome do sal que se obtém nesta reação.

6.3.3 Refere dois modos diferentes de medir o pH ao longo desta reação.

6.3.4 Seleciona o gráfico que pode traduzir a evolução do pH durante a reação.

6.3.5 Sabendo que 0,60 g de CH3COOH reagem com 0,56 g de KOH, formando-se 0,18 g de água, determina a massa de KCH3COO obtida nesta reação. Apresenta todos os cálculos que efetuares.

7. Considera a seguinte figura, referente ao processo de formação das grutas, das estalagmites e das estalactites.


7.1. Indica a substância responsável pela dissolução do carbonato de cálcio dos solos calcários.

7.2. Explica de modo sucinto como se forma o ácido carbónico.

7.3. Indica os nomes correspondentes às formações A e B e ao sal que precipita, C.

8. Na aula de Físico-Química, os alunos compararam a dureza de amostras de águas da sua região.

A) água de um poço

B) água da rede pública

C) água da fonte

Para tal colocaram, em três tubos de ensaio, volumes iguais das amostras e adicionaram, a cada tubo de ensaio, sabão líquido e agitaram até obterem a mesma altura de espuma.

Na tabela seguinte encontra-se registado o número de gotas de sabão utilizado em cada amostra.

8.1. Qual a água mais dura? Justifica.

8.2. Qual a água que deixaria menor quantidade de um resíduo sólido após a sua vaporização? Justifica.

9. Na tabela seguinte estão indicadas algumas substâncias muito solúveis em água, à temperatura ambiente, e outras muito pouco solúveis.
 

9.1. Completa os esquemas de palavras seguintes com o nome da substância em falta.

(A) Cloreto de sódio + Nitrato de prata ______ + Nitrato de sódio

(B) Iodeto de potássio + Nitrato de chumbo ______ + Nitrato de potássio

(C) Ácido nítrico + Hidróxido de potássio _____ + Água

(D) Acido sulfúrico + Hidróxido de sódio →  _____ + Agua

9.2. Com base na informação da tabela. indica os esquemas de palavras da questão 1. que traduzem reações de precipitação.

9.3. Escreve as equações químicas que traduzem as reações. de precipitação referidas em .2.

9.4. Completa a seguinte frase.

"Uma reação de precipitação é uma _____ em que ocorre a formação de um _____ pouco _____ em água que se designa por _____.

10. As águas dos chuvas sofrem um processo de mineralização quando atravessam os solos. Uma das suas consequências é o aparecimento de águas duras.

10.1. As águas duras caracterizam-se por conterem uma elevada concentração de determinados sais. Indica quais.

10.2. Indica duas razões para que a dureza da água seja controlada.

10.3. Indica dois processos usados no tratamento da dureza da água.

11. Nos veículos automóveis em funcionamento, existem condições para que o nitrogénio e o oxigénio reajam, de acordo com a equação química seguinte:

N2 (g) + O2 (g) → 2 NO (g)

11.1 Seleciona a opção que corresponde ao nome dado ao produto de reação que se obtém nesta reação:

A. Nitrato de oxigénio.

B. Monóxido de nitrogénio.

C. Amoníaco.

D. Nitrito de oxigénio.

11.2 Faz a leitura da equação química.

11.3 Refere outra reação de combustão que ocorre nos veículos automóveis.

11.4 Um dos problemas associados à libertação de NO (g) para a atmosfera é o aparecimento de chuvas ácidas, devido à formação de ácido nítrico, HNO3 (aq), e ácido nitroso, HNO2 (aq).

11.4.1 Refere outro problema ambiental associado à libertação de NO (g) para a atmosfera.

11.4.2 Uma solução aquosa de ácido nítrico pode ser neutralizada por reação com uma solução aquosa de hidróxido de sódio. Completa a equação química que traduz essa reação de neutralização.

_____ + NaOH (aq) → NaNO3 (aq) + _______

12. A utitização de águas duras tem consequências indesejáveis.

12.1 Seleciona a afírmação correta para uma água dura.

A - Forma com o sabão compostos gasosos que se escapam para a atmosfera, diminuindo assim a quantidade de sabão disponível para fazer espuma.

B - Forma com o sabão compostos insolúveis que se depositam, aumentando a quantidade de espuma formada.

C - Quando aquecida, ocorre formação de carbonato de cálcio insolúvel, que se deposita nas canalizações, tornando-as cada vez mais estreitas.

D - Quando aquecida. torna a superfície com que contacta muito escorregadia.

12.2 lndica dois processos que permitem amaciar águas duras sem recorrer a resinas permutadoras de iões.

13. A dureza da água está relacionada com os locais de onde ela provém e por onde passa.

13.1. De acordo com o mapa, classifica a água da tua região relativamente à dureza da água.

13.2. Como se pode reduzir a dureza da água?

14. As reações de precipitação assumem grande importância na Natureza, nomeadamente a nível geológico e biológico. As grutas calcárias são um exemplo de formações onde ocorrem estas reações na Natureza.

14.1. A que se deve a formação de estalactites e de estalagmites nas grutas calcárias?

14.2. Indica qual das seguintes reações químicas ocorre quando se formam as estalactites e as estalagmites.

(A) Ca(HCO3)3 (aq) CaCO3 (s) + CO2 (g) + H2O (l)

(B) CaCO3 (s) + CO2 (g) + H2O (l) Ca(HCO3)2 (aq)

15. Observa atentamente o seguinte rótulo de uma garrafa de água mineral.

15.1. Classifica a água quanto à sua dureza

15.2. Calcula, em mg, a massa de carbonato de cálcio que se encontra em 5 L de água dessa localidade.

16. Completa corretamente as seguintes equações químicas:

a) Na2CO3 (aq) + Ca(NO3)2 (aq) → _________ + 2 ______

b) ________ (aq) + __________ → AgCl (__) + NH4NO3 (__)

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