Ficha nº10

 

Reações ácido-base

1. Qual dos seguintes compostos em solução pode ser usado para combater a alcalinidade dos solos? Seleciona a opção correta e justifica a tua resposta.

A. Ácido fosfórico (H3PO4).

B. Hidróxido de cálcio [Ca(OH)2].

C. Hidróxido de magnésio [Mg(OH)2].

D. Cloreto de sódio (NaCl).

2. As cores das hortênsias dependem do pH do terreno. Se o terreno for neutro ou alcalino, as flores são brancas ou cor-de-rosa, se o solo for ácido as flores apresentam cor azul.

2.1. Num jardim onde todas as hortênsias apresentavam flores azuis, o jardineiro queria fazer um canteiro de hortênsias cor-de-rosa. Indica o tipo de tratamento químico que deveria fazer ao solo para que as hortênsias apresentassem flores dessa cor.

2.2. Num canteiro com hortênsias brancas, indica, utilizando a tabela, que flores poderiam ser cultivadas.

3. Completa o seguinte texto.
As reações de ácido-base são muitas vezes designadas por reações de ____, pelo facto de as propriedades _____ e básica das soluções se _____, isto é, a solução ácida torna-se _____ ácida e a solução _____ torna-se menos básica. Contudo, a designação ____ não significa que a _____ final seja neutra."

4. Adidonou-se progressivamente uma soluçáo A, de pH = 2, a uma solução B, de pH = 11.

4.1 Indica o caráter quimico, ácido, básico ou neutro, de cada solução.

4.2 Indica como varia o pH da mistura à medida que adicionas solução A à solução B.

4.3 Seleciona a opção que corresponde a um valor possível para o pH da mistura final. Justifica.

 A - pH = 1        B - pH = 2       C - pH = 6     D - pH = 11

4.4 A mistura final pode ser ácida, básica ou neutra. Explica de que depende o caráter químico da mistura final.

4.5 Explica porque se pode representar a variação do pH da mistura durante a adição de um volume grande de solução pelo gráfico.

5. Na tabela seguinte apresentam-se alguns conjuntos de ácidos e hidróxidos que podem sofrer reações ácido-base quando misturados.

Indica, para cada conjunto:

5.1. o sal que originam;

5.2. a equação química acertada que traduz a reação que sofrem.

(A) Ácido clorídrico com hidróxido de sódio.

(B) Acido clorídrico com hidróxido de cálcio.

(C) Acido clorídrico com hidróxido de potássio.

(D) Ácido clorídrico com hidróxido de magnésio.

(E) Ácido nítrico com hidróxido de sódio.

(F) Ácido nítrico com hidróxido de cálcio.

(G) Acido nítrico com hidróxido de potássio.

(H) Acido nítrico com hidróxido de magnésio.

6. um grupo de alunos adicionou umas gotas de solução A a outra solução B sendo uma delas ácida e o outro básica. Durante o processo, o grupo foi registando o pH da solução resultante.
Verificou que o seu valor subiu.
Indica, justificando, se a solução adicionada era ácida ou básica.

7. As águas dos rios são por vezes poluídas com descargas ácidas provenientes da indústria.

Qual das substâncias seguintes poderia ser usada para combater o excesso de acidez dos rios? (Seleciona a opção correta).

A. Cloreto de sódio (NaCl).

B. Ácido sulfúrico (H2SO4).

C. Nitrato de prata (AgNO3).

D. Hidróxido de cálcio (Ca(OH)2).

8. A chuva ácida é formada devido à presença de enxofre nos combustíveis extraídos do petróleo e utilizados, por exemplo, nos automóveis. Durante a combustão nos motores destes veículos, o enxofre reage com oxigénio formando dióxido de enxofre gasoso, que é libertado para a atmosfera (reação I). Este gás reage na atmosfera com oxigénio, formando o trióxido de enxofre (reação II) que, ao entrar em contato com a água da chuva, forma o ácido sulfúrico (reação III).

Esta substância é uma das responsáveis pela chuva ácida.

I) S8 (g) + 8 O2(g) → 8 SO2 (g)

II) 2 SO2 (g) + O2(g) → 2 SO3 (g)

III) SO3 (g) + H2O (l) → H2SO4 (aq)

8.1. Considera a imagem:

Estabelece a relação entre reações I, II e III referidas no enunciado e os locais A, B e C assinalados na figura.

8.2. Indica, justificando, o que acontece ao valor do pH da água do lago quando neste se acumula muita chuva ácida.

8.3. Observa a figura seguinte que ilustra as consequências, para os peixes, da variação do pH da água.

Identifica, justificando, os peixes que possuem maior resistência às variações do pH da água.

9. O conhecimento do pH de um solo é um fator importante para a agricultura. Conforme a espécie que se cultiva, assim se deve manter um determinado valor de pH do solo. 

Por exemplo, um solo numa zona calcária é geralmente alcalino, mas os solos pantanosos, de florestas e de terrenos arenosos são geralmente ácidos, bem como os terrenos ricos em turfa.

Na tabela ao lado podes ver os valores dos pH recomendados (a 25 ºC) para as culturas da batata, do tomate, da alface e da cevada.

9.1. Qual ou quais destas culturas podem ser feitas em terrenos calcários? Justifica.

9.2. Qual ou quais destas culturas podem ser feitas em terrenos arenosos? Justifica.

9.3. Se um solo apresentar um valor de pH muito diferente do recomendado para uma determinada cultura, como pode ser corrigido?

10. Considera as seguintes fórmulas químicas:

I. K2SO4         IV. HNO3

II. HCl            V. Ca(OH)2

III. KOH        VI. NaCl

a. Das fórmulas apresentadas, indica as duas que:

i. representam sais de comportamento básico.

ii. originam soluções aquosas ácidas.

b. Indica o nome da substância I.

c. Escreve a equação que traduz a reação química entre as substâncias II e III.

d. Como se classifica a reação que ocorre entre as duas substâncias?

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