Ficha nº3

 

Teoria corpuscular da matéria

1. Estabelece a associação entre a coluna I, onde se representam os estados fisicos sólido, liquido e gasoso, e a coluna II, que descreve as respetivas características.

2. Quando se comprime o ar que se encontra dentro de uma seringa, este passa a ocupar um volume menor.

Indica a opção que completa corretamente a seguinte frase.

“Este facto explica-se admitindo que as substâncias que entram na composição do ar são constituídas por corpúsculos ...

(A) ... de azoto, oxigénio e dióxido de carbono.”

(B) ... que diminuem de tamanho quando são comprimidos.”

(C) ... em movimento.”

(D) ... em movimento e entre os quais há espaços vazios.”

3. Observa as figuras, nas quais estão representados modelos referentes aos três estados físicos da matéria.

3.1. Identifica cada um dos estados físicos representados.

3.2. Indica, na tabela seguinte, o(s) estado(s) físico(s) correspondente(s) a cada propriedade.

3.3. Refere quais são as propriedades que caracterizam o diagrama A tendo por base as forças de ligação entre os corpúsculos e os movimentos corpusculares.

3.4. Se os corpúsculos correspondentes ao diagrama B estivessem contidos num recipiente fechado e sofressem uma diminuição de temperatura, que efeitos se poderiam observar?

4. Realizou-se uma experiência com um balão de borracha contendo algum ar no seu interior. Primeiro, o balão foi colocado em água quente (1); depois, foi colocado em água à temperatura ambiente (2); finalmente, foi colocado em gelo (3), tal como mostra a figura.

 

Seleciona a opção correta para cada caso.

a. Estas observações permitem-nos concluir que:

A. Quando a temperatura diminui, o volume de um gás (a pressão constante) diminui.

B. Quando a temperatura diminui, o volume de um gás (a pressão constante) aumenta.

C. Quando a temperatura aumenta, o volume de um gás (a pressão constante) diminui.

D. Quando a temperatura aumenta, a pressão de um gás (a volume constante) diminui.

b. A ordem crescente da agitação dos corpúsculos no interior do balão é:

A. 1, 2 e 3.

B. 2, 1 e 3.

C. 3, 2 e 1.

D. 3, 1 e 2.

5. Um grupo de alunos mediu os v ores da pressão de um gás que ocupava um volume constante, em função da pressão temperatura, e esboçou o gráfico.

5.1. Indica a relação entre os valores da pressão e da temperatura do gás estudado.

5.2. Explica, tendo em conta os corpúsculos constituintes da matéria, por que motivo a pressão e a temperatura de um gás se relacionam da forma evidenciada no gráfico.

6. A figura mostra o que se observou em dois gobelés, A e B, um com água fria e o outro com água quente, após se adicionar igual porção de sulfato de cobre (II) sólido.

Completa os espaços da frase que se segue de modo a corresponder à explicação do que se observou.

O sólido azul espalha-se mais facilmente no gobelé _____, que contém água ______, porque a ______ dos corpúsculos é maior quando a ______ é mais elevada.

7. Explica por que motivo o cobre se encontra no estado sólido a 25 ºC e o oxigénio, a 0 ºC, está no estado gasoso, apesar de os corpúsculos do cobre terem movimentos mais restritos.

8. Considero as palavras do quadro seguinte. Utiliza-as para completar as frases de A a D.

(A) De acordo com a teoria corpuscular, toda a _____ é constituída por _____ de reduzidas dimensões que se encontram em incessante _____.

(B) Entre os _____ constituintes da matéria existe espaço _____ , qualquer que seja o seu estado _____.

(C) Ao reduzir a _____ de um corpo, diminui a rapidez com que os seus _____ se movimentam.

(D) A _____ de um gás resulta dos choques que ocorrem entre os _____ que o constituem e as paredes do recipiente que o contém.

9. Uma amostra de gás foi aquecida num recipiente indeformável. Para essa amostra de gás, podemos dizer que (seleciona a opção correta):

A. A temperatura aumenta e a pressão diminui.

B. A temperatura aumenta e o volume aumenta.

C. O volume diminui e a pressão diminui.

D. O volume mantém-se constante e a temperatura aumenta.

10. Lê atentamente o texto seguinte.

“A pressão atmosférica relaciona-se com a força que o ar exerce e que resulta dos choques dos seus corpúsculos com os objetos. Ao nível médio das águas do mar, a pressão atmosférica é de cerca de 100 000 Pa. No entanto, esta pressão diminui com a altitude, assim como a quantidade de ar disponível. Por que motivo não somos então esmagados pela pressão atmosférica ao nível do mar? Isso tem a ver com o facto de também nós termos ar no nosso interior (pulmões), à mesma pressão do ar atmosférico, e que resulta num equilíbrio de forças.”

10.1. Explica por que motivo os alpinistas encontram crescentes dificuldades em respirar quando sobem a grandes altitudes.

10.2. Determina o valor da força que a atmosfera exerce sobre um corpo com uma superfície de 1 m2 que se encontre ao nível do mar.

10.3. Explica por que motivo, de acordo com o texto, os seres vivos não são esmagados pela pressão atmosférica.

10.4. De entre os gráficos seguintes, seleciona aquele que, de acordo com o texto, permite relacionar a pressão atmosférica com a altitude.

11. Classifica as afirmações seguintes em verdadeiras (V) ou falsas (F), corrigindo as falsas sem recorrer à forma negativa.

(A) Toda a matéria é constituída por partículas, extremamente grandes, designadas por corpúsculos.

(B) Os corpúsculos que constituem a matéria encontram-se estáticos.

(C) Podem-se observar os corpúsculos constituintes da matéria utilizando um microscópio ótico.

(D) A teoria corpuscular da matéria foi enunciada, pela primeira vez, por Dalton.

(E) Existem espaços vazios entre os corpúsculos constituintes da matéria.

(F) Os corpúsculos do oxigénio movem-se mais rapidamente a - 180 ºC do que a - 175 ºC.

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