Ficha nº10

 

Reações químicas e equações químicas

 Lei conservação da massa - Lei de Lavoisier

1. Classifica de verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações.

(A) Quando o papel rasga ou a água ferve ocorrem transformações físicas, pois o papel continua a ser papel e a água continua a ser água.

(B) Quando o iodo sublima, ocorre uma transformação química.

(C) Quando ocorre uma transformação química, nem sempre se formam novas substâncias.

(D) Na Natureza só ocorrem transformações físicas; as transformações químicas dão-se em laboratório.

2. Considera as palavras do quadro seguinte. Utiliza-as para completar as frases de A a E.

(A) Quando um átomo ou um grupo de átomos cedem um ou mais _____, adquirem carga elétrica ____.

(B) Quando um átomo ou um grupo de átomos captam um ou mais _____, adquirem carga elétrica ____.

(C) Um corpúsculo com carga elétrica _____ denomina-se ião positivo ou _____.

(D) Um corpúsculo com carga elétrica _____ denomina-se ião negativo ou _____.

(E) Entre os catiões e os aniões estabelece-se uma força _____ atrativa, que os mantém ligados, permitindo a formação de compostos químicos que se denominam ____.

3. Observa os esquemas.

3.1 Escreve nas esferas que representam os iões os valores das respetivas cargas.

3.2 Completa as legendas utilizando a chave:

4. Lê com atenção o seguinte texto.

"São muitas e diversificadas as transformações que ocorrem no dia a dia à nossa volta. Por exemplo, a respiração dos seres vivos, a formação de grutas calcárias, a erosão das rochas pelo vento, a queima de materiais numa fogueira, a formação do petróleo, a neve que derrete, a digestão dos alimentos, os ramos das árvores que partem, a água dos oceanos que evapora, etc."

De acordo com o texto e com os conhecimentos que já adquiriste, responde às seguintes questões.

4.1. Quais são as transformações físicas referidas no texto? Justifica.

4.2. Quais são as transformações químicas referidas no texto? Justifica.

5. Os iões da rede cristalina da figura são Cl- e Na+.

5.1 Pinta a vermelho os catiões e a verde os aniões da rede cristalina.

5.2 Completa a legenda da figura com as designações corretas.

Legenda:

Rede cristalina do sal ____, de fórmula química _____, formado pelos iões Cl-, de nome _____, Na+, de nome _____.

6. Classifica cada uma das seguintes afirmações em verdadeira (V) ou falsa (F):

A. Numa reação química, as substâncias iniciais são os produtos da reação.

B. Numa reação química nem sempre se formam novas substâncias.

C. A reação entre dois reagentes é, em geral, devida a choques entre os corpúsculos constituintes.

D. As equações químicas são representações simbólicas das reações químicas.

7. Considera a equação química que traduz a reação de síntese do amoníaco:

N2 (g) + 3 H2 (g)  → 2 NH3 (g)

Assinala, para cada caso, a opção correta.

7.1 Na equação química, estão representados:

A. 2 reagentes e 1 produto de reação.

B. 4 reagentes e 2 produtos de reação.

C. 1 produto de reação e 2 reagentes.

D. 2 reagentes e 4 produtos de reação.

7.2 Na equação, estão representadas:

A. 3 substâncias compostas.

B. 3 substâncias elementares.

C. 1 substância elementar e 2 compostas.

D. 2 substâncias elementares e 1 composta.

7.3 Na reação, a proporção das moléculas de nitrogénio e hidrogénio é de:

A. 2:2

B. 2:6

C. 6:2

D. 1:3

7.4 Sabendo que se formam 34 g de amoníaco a partir de 6 g de hidrogénio, determina a massa de nitrogénio que se tem de utilizar, admitindo que os reagentes reagem completamente.

8. Indica se as seguintes afirmações são verdadeiras (V) ou falsas (F).

(A) Um ião positivo tem mais eletrões do que protões.

(B) Um ião negativo tem mais eletrões do que protões.

(C) Os iões são corpúsculos com carga elétrica.

(D) Um catião tem carga elétrica positiva.

(E) Os catiões e os aniões repelem-se devido à sua diferente carga elétrica.

9. Das frases seguintes, indica as verdadeiras (V) e as falsas (F).

(A) Uma reação química implica o rearranjo de átomos.

(B) Quando ocorre uma reação química, há formação de novos átomos.

(C) Numa reação química, o número de átomos dos reagentes é igual ao número de átomos dos produtos da reação.

(D) Os produtos da reação apresentam elementos químicos diferentes dos que existiam nos reagentes.

(E) Os produtos da reação apresentam substâncias químicas diferentes das que existiam nos reagentes.

10. Das seguintes frases, seleciona duas que não constituam evidências macroscópicas da ocorrência de reações químicas.

(A) Desaparecimento de substâncias inicialmente presentes.

(B) Libertação de um gás.

(C) Formação de chama.

(D) Agregação diferente dos átomos das substâncias dos reagentes e produtos da reação.

(E) Formação de iões.

(F) Deteção de um cheiro característico.

(G) Mudança de cor.

11. Se aquecermos uma moeda de cobre (Cu) com um pouco de enxofre em pó (S8), a moeda ficará negra devido à formação de sulfureto de cobre (CuS).

Seleciona a opção que completa corretamente cada uma das frases seguintes:

a. O nome do(s) reagente(s) e do(s) produto(s) da reação é:

A. Reagente: cobre; produtos da reação: enxofre e sulfureto de cobre.

B. Reagente: enxofre; produtos da reação: cobre e sulfureto de cobre.

C. Reagentes: sulfureto de cobre; produtos da reação: cobre e enxofre.

D. Reagentes: cobre e enxofre; produto da reação: sulfureto de cobre.

b. A equação química que traduz esta reação química é:

A. 8 Cu (s) → 8 Cus (s) + S8 (s)

B. 8 Cu (s) + S8 (s) → 8 CuS (s)

C. S8 (s) → 8 CuS (s) + 8 Cu (s)

D. 8 CuS (s) → 8 Cu (s) + S8 (s)

12. Usando as designações carga positiva, carga negativa e eletricamente neutro, completa corretamente a tabela que se segue.

13. Observa atentamente as figuras, que representam a reação entre uma solução aquosa de cloreto de sódio e uma solução aquosa de nitrato de prata, formando-se cloreto de prata (insolúvel em água) e nitrato de sódio (solúvel em água). Responde às questões.

 

13.1 Sabendo que reagiram as quantidades referidas de cada um dos reagentes, indica, tendo em conta a descrição da reação, qual das imagens, B1, B2 ou B3, representa corretamente a quantidade de produtos de reação formados.

13.2 Justifica a resposta da questão anterior.

13.3 Escreve a equação química que traduz a reação.

14. Observa a figura onde podes ver a reação química que ocorre quando se colocam pregos de ferro numa solução aquosa de sulfato de cobre (II). As novas substâncias formadas são sulfato de ferro (II) e cobre.

14.1. Indica o nome dos reagentes.

14.2. Indica o nome dos produtos da reação.

14.3. Escreve o esquema de palavras que traduz esta reação química.

14.4. Indica uma evidência macroscópica da ocorrência da reação.

14.5. Qual foi o fator que levou à ocorrência desta reação?

15. Assinala a opção que completa corretamente a seguinte afirmação:

Uma equação química diz-se acertada quando ...

A. ... o número de átomos de cada elemento é igual nos dois membros.

B. ... o número de átomos de cada elemento nos reagentes é superior ao dos produtos da reação.

C. ... o número de átomos de cada elemento nos produtos da reação é superior ao dos reagentes.

D. .. . o número total de moléculas de reagentes é igual ao número total de moléculas dos produtos.

16. Considero as descrições seguintes, que se relacionam com a formação de iões.

(A) Átomo de flúor (F), que captou um eletrão.

(B) Conjunto de um átomo de azoto (N) e quatro de hidrogénio (H), que cederam um eletrão.

(C) Átomo de enxofre (S), que captou dois eletrões.

(D) Conjunto de um átomo de carbono (C) e três de oxigénio (O), que captaram dois eletrões.

(E) Átomo de cálcio (Ca), que cedeu dois eletrões.

(F) Átomo de lítio (Li), que cedeu um eletrão.

16.1. Indica as descrições que correspondem a:

16.1.1. catiões;

16.1.2. aniões.

16.2. Escreve a fórmula química de cada um dos iões descritos.

16.3. Indica os que são iões monoatómicos.

16.4. Indica os que são iões poliatómicos.

16.5. Indica os iões que são:

16.5.1. mononegativos;

16.5.2. dinegativos;

16.5.3. monopositivos;

16.5.4. dipositivos.

17. Considera as palavras do quadro seguinte. Utiliza-as para completar as frases de A a E, relativas a reações químicas.

(A) No decurso de uma reação ____ conserva-se o número total de ____ do sistema.

(B) A forma como os ____ se combinam nos reagentes é ____ da forma como se combinam nos _____ da reação.

(C) A _____ total dos reagentes que reagem é igual à _____ de produtos da reação que se formam.

(D) As _____ que existem no início de uma reação química são diferentes das _____ que se formam.

(E) Os _____ químicos que compõem os reagentes são os mesmos que compõem os produtos da reação.

18. Considera as seguintes equações químicas:

Conjunto 1:

I. 2 H2 (g) + O2 (g) → 2 H2O (g)

II. Cu (s) + 2 AgNO3 (aq) → Cu(NO3)2 (aq) + 2 Ag (s)

III. Al (s) + HCl (aq) → AlCl3 (aq) + H2 (g)

IV. Fe2O3 (s) + 3 CO (g) → 2 Fe (s) + 3 CO2 (g)

Conjunto 2:

I. F2 (g) + 2 H2 (g) → HF (g)

II. 4 Fe (s) + 3 O2 (g) → 2 Fe2O3 (s)

III. CO + Fe2O3 → Fe + CO2

IV. CaCO3 (s) → CaO (s) + CO2 (g)

Seleciona a opção correta para cada caso.

a. No conjunto 1 estão acertadas as equações:

A. I, II e III.

B. II, III e IV.

C. I, II e IV.

D. I, III e IV

b. No conjunto 2 estão acertadas as equações:

A. I, III e IV.

B. II, III e IV.

C. II e III.

D. II e IV.

19. Seleciona a afirmação correta para um ião poliatómico.

A - Tem carga positiva.

B - Tem carga negativa.

C - Grupo de átomos que tem sempre excesso de eletrões.

D - Grupo de átomos com excesso ou deficiência de eletrões.

20. As reações químicas podem ser representadas através de esquemas de palavras.

Faz a leitura correta dos seguintes esquemas de palavras.

(A) Zinco (s) + Ácido sulfúrico (aq) → Sulfato de zinco (aq) + Hidrogénio (g)

(B) Azoto (g) + Hidrogénio (g) → Amoníaco (g)

(C) óxido de sódio (s) + Água (l) → Hidróxido de sódio (aq)

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