Ficha nº1

Evolução histórica da Tabela Periódica

1. A lei que afirma que "as propriedades dos elementos são funções periódicas dos números atómicos" é devida a:

(A) Heisenberg

(B) Mendeleev

(C) Linus Pauling

(D) Moseley

 

2. Os dados experimentais obtidos ao longo dos anos levaram os químicos de há dois séculos a pensar que as propriedades apresentadas pelos diversos elementos conhecidos permitiriam constituir uma base para a sua classificação.

Assim, a cada um dos cientistas indicados na Coluna I faça corresponder uma das tentativas de classificação indicadas na Coluna II.

 

3. A invenção da Tabela Periódica foi uma ideia genial, cujo objetivo principal foi tentar reunir, no menor espaço possível, o crescente conjunto de informações sobre os elementos conhecidos, cujo número estava constantemente a aumentar. Tudo começou com a tentativa de organização dos elementos em grupos, com base na semelhança das suas propriedades.

Selecione a opção que indica a sequência cronológica do contributo dos vários cientistas até ao estabelecimento da Tabela Periódica atual.

(A) Lavoisier; Dobereiner; Chancourtois; Newlands; Mendeleev; Moseley e Seaborg.

(B) Lavoisier; Chancourtois; Dobereiner; Mendeleev; Newlands; Moseley e Seaborg.

(C) Chancourtois; Lavoisier; Dobereiner; Mendeleev; Moseley; Seaborg e Newlands.

(D) Chancourtois; Dobereiner; Lavoisier; Newlands; Mendeleev; Moseley e Seaborg.

 

4. Qual é o nome da personagem histórica que se associa à criação da Tabela Periódica?

(A) Newton.

(B) Mendeleev.

(C) Dalton.

(D) Lavoisier.

  

 

5. Durante o início do século XIX, os avanços na química tornaram possível isolar os elementos dos seus compostos e, como resultado, o número de elementos conhecidos mais do que duplicou: de 31 em 1800, passou para 63 em 1865.

À medida que o número de elementos aumentava, os cientistas começaram a classificá-los. Em 1869, Dmitri Mendeleev na Rússia e Lothar Meyer na Alemanha publicaram idênticos esquemas de classificação. Ambos os cientistas notaram que propriedades físicas e químicas semelhantes ocorrem periodicamente quando os elementos estão ordenados pela ordem crescente da massa atómica.

Em 1913, o físico inglês Henry Moseley desenvolveu o conceito de número atómico (Z) e clarificou alguns problemas apresentados na TP, que advinham do facto de ela estar ordenada pela ordem crescente das massas atómicas. Por exemplo, o árgon (Z = 18) tem massa atómica superior ao potássio (Z = 19), mas as suas propriedades são muito mais parecidas com as do néon e do crípton do que com as do sódio ou rubídio ...

Antes, Chancourtois, Dobereiner e Newlands haviam dado outros contributos que foram preciosos para o trabalho dos que se lhes seguiram ....

5.1. A lei das tríades, o parafuso telúrico e a lei das oitavas são atribuídas a cientistas citados no texto. Associe o seu nome a cada Um destes contributos.

5.2. A quem se deve a ordenação da Tabela Periódica pelo número atómico crescente?

5.3. Dois cientistas notaram a periodicidade de propriedades físicas e químicas pela ordenação dos elementos segundo a massa atómica crescente. Indique os seus nomes, destacando aquele que maior importância teve para a constituição da Tabela Periódica atual.

 

6. Tendo em conta os diversos marcos históricos relevantes no estabelecimento da Tabela Periódica, complete cada uma das afirmações seguintes de forma que fiquem cientificamente corretas.

(A) A Lei das Tríades foi estabelecida por ___(1)___ e organizava os elementos por ordem crescente de ___(2)____ .

(B) Outra proposta da organização dos elementos constitiu na ___(3)____ que foi apresentada por ___(4)___ que criou uma tabela formada por linhas de sete elementos, distribuídos por ordem crescente de massa atómica, verificando-se que os elementos que se encontravam na mesma coluna vertical tinham propriedades semelhantes.

(C) Mais tarde ___(5)____ enunciou a lei  periódica que refere que as propriedades variam periodicamente à medida que aumenta a massa atómica.

(D) Moseley descobriu que o que caracteriza um elemento químico é, o ___(6)___ não a massa atómica, passando a Tabela periódica a ser organizada por ordem ___ (7) ___ de números atómicos.

 

7. A descoberta individual dos elementos químicos foi o primeiro passo para a construção da Tabela Periódica.

Estabeleça a correta correspondência entre as colunas I e II de modo a obter associações verdadeiras.

 

8. Classifique as afirmações que se seguem como verdadeiras (V) ou falsas (F).

A. A lei das oitavas tem este nome por analogia com as notas musicais, que também se repetem de oitava em oitava.

B. O químico Lothar Meyer e Dimitri Mendeleev trabalharam em conjunto na ordenação periódica dos elementos químicos.

C. Mendeleev elaborou uma tabela para evidenciar a variação periódica das propriedades dos elementos químicos, dispondo-os em colunas, por ordem decrescente da massa atómica.

D. Na tabela elaborada por Mendeleev, os elementos com propriedades semelhantes encontravam-se, tal como na Tabela Periódica atual, na mesma linha horizontal.

E. Mendeleev inverteu algumas massas atómicas, tendo-se confirmado mais tarde que alguns dos dados de que dispunha estavam incorretos, e que os valores corretos colocavam os elementos na ordem por ele estabelecida.

 

9. Em meados do séc. XIX, vários cientistas propuseram a organização dos elementos químicos com base em critérios de periodicidade, mas foi a Tabela Periódica proposta por Mendeleev que teve melhor aceitação por parte da comunidade científica.

Qual foi o fator que mais contribuiu para a aceitação da Tabela Periódica de Mendeleev?

(A) O reconhecimento da periodicidade nas propriedades de elementos químicos.

(B) A organização dos elementos químicos em grupos e períodos.

(C) A capacidade de prever a existência de novos elementos químicos.

(D) A ordenação dos elementos químicos por número atómico crescente.

Contactos

© Triplex