A.L. 1.1 : Volume e número de moléculas de uma gota de água

 

Quantidade de substância e Número de Avogadro

A massa molar é a massa de 1 mol de determinada entidade química e representa-se pelo símbolo M. Exprime-se usualmente em gramas por mole (g mol−1).

A quantidade de matéria, n, que contém o número de Avogadro de unidades estruturais (átomos, moléculas ou iões) é designada por mole (símbolo mol).

O número de unidades estruturais numa determinada quantidade química é obtido por:

 

Protocolo experimental

 

 

 

Procedimento experimental

 

•Passar a bureta por água.

•Colocar a bureta num suporte; debaixo da bureta pôr um copo de precipitação.

•Com o auxílio de um funil, encher a bureta com água.

•Deixar escoar um pouco de água, garantindo a eliminação de bolhas de ar. A

•Registar a incerteza de leitura inscrita na bureta e a precisão da balança.

• Registar o nível da água, Vi.

 

• Ligar a balança e verificar se está a zero. A

• Desligar a balança e colocar no prato um copo de precipitação, limpo e seco.

• Ligar a balança e registar a respetiva massa, mi.

• Substituir o copo de precipitação inicial que está debaixo da bureta pelo copo cuja massa mediu.

• Deixar cair, gota a gota, água da bureta para o copo, contando exatamente o número de gotas. Registar o número de gotas contadas. B

• Registar o volume final, Vf.

• Medir de novo a massa do copo com as gotas e registar a massa, mf.

• Repetir duas vezes, pelo menos, os procedimento.

 

Pós-laboratorial

1. Classifique como verdadeira ou falsa cada uma das frases seguintes.

(A) Uma boa precisão significa sempre uma boa exatidão.

(B) A sensibilidade de um aparelho está relacionada com o menor valor que o aparelho pode medir.

(C) A precisão de uma medida indica-nos a proximidade da medida em relação ao valor verdadeiro.

(D) Os erros aleatórios, ou acidentais, podem minimizar-se efetuando várias medições.

(E) Medir diretamente uma grandeza é determiná-la através de uma relação matemática com outras grandezas.

(F) Em geral, a incerteza absoluta é desconhecida, embora o seu valor se possa controlar.

(G) A incerteza relativa é a diferença, em valor absoluto, entre o valor aproximado obtido através da medição e o valor verdadeiro dessa medição.

2. Dois alunos mediram a massa de uma amostra de um sal. Os resultados foram:

Aluno A: 2,038 g  Aluno B: 2,031 g

       2,037 g                  2,038 g

                         2,039 g                  2,029 g

    Sabe-se que o valor real da massa da amostra de sal é 2,033 g.

2.1 Qual foi o aluno que obteve o resultado mais preciso? Justifique.

2.2 Qual foi o aluno que obteve o resultado mais exato? Justifique.

 

3. Três alunos leram o volume de um líquido contido numa bureta cuja menor divisão da escala é 0,1 mL.

    Os resultados foram:

Aluno A: 15,00 mL.

Aluno B: 15 mL.

Aluno C: 15,0 mL.

    Qual dos alunos apresentou o resultado corretamente? Justifique.

 

4. Para medir o volume de uma dada quantidade de água, um aluno utilizou uma bureta graduada em mL. A figura ao lado regista o valor desse volume de água.

De entre os resultados de medição seguintes, selecione a opção correta.

(A) (5,60 ± 0,10) mL

(B) (5,60 ± 0,05) mL

(C) (5,70 ± 0,10) mL

(D) (5,70 ± 0,05) mL

 

 

5. Os resultados das leituras de três medições da massa de um dado volume de água, obtidos numa balança digital cuja sensibilidade é 0,001 g, são:

1.º ensaio: 9,999 g.

2.º ensaio: 10,002 g.

3.º ensaio: 10,001 g.

Apresente o valor da massa de água em função do valor mais provável e da incerteza relativa (em percentagem).

 

6. Para determinar o número de moléculas numa gota de água, um aluno mediu a massa de um copo de precipitação vazio e, em seguida, mediu a massa do copo com 100 gotas de água.

A balança digital que usou tinha uma sensibilidade de 0,01 g. Os registos do aluno foram: Copo de precipitação vazio = 25,02 g. Copo de precipitação com as 100 gotas de água = 28,50 g.

Apresentando todas as etapas de resolução, determine:

6.1 a massa de água que o copo contém;

6.2 a incerteza absoluta;

6.3 a incerteza relativa em percentagem;

6.4 o número de moléculas de água em cada gota.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exercícios:

 

 

 

 

 

 

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